A princípio, a gestão de marketing é essencial em um mercado tão competitivo, em que as empresas precisam reunir esforços para conquistar melhores resultados, mesmo com um orçamento apertado.

Nesse sentido, fazer a gestão do marketing da sua empresa envolve um conjunto de ações coordenadas.  Mas, você sabe como funciona na prática?

Bem, já adiantamos que não basta apenas divulgar o seu produto no Facebook ou no Instagram. É muito mais complexo.

De qualquer forma, se você não tem muita certeza de como fazer a gestão de marketing do seu negócio, não se preocupe. Afinal, nós mostraremos neste artigo. Acompanhe!

O que vamos abordar neste artigo:

  • O que é gestão de marketing?
  • Entenda o que a gestão de marketing faz?
  • Qual a importância do marketing para uma organização?
  • Como fazer a gestão de marketing digital?

O que é gestão de marketing

Em suma, a gestão de marketing é um processo responsável por criar e controlar o plano de marketing de uma empresa, do planejamento à execução. Desse modo, envolve várias etapas como diagnóstico, análise de viabilidade, tomada de decisão, estruturação e acompanhamento.

gestão de marketing

Assim, esse processo também está presente na rotina das empresas de outros segmentos. Porém, sua aplicação no marketing possui atividades mais abrangentes como, por exemplo, pesquisa de mercado, design de produtos, estratégias de distribuição e diversas outras.

Enfim, são muitas estratégias. Portanto, é necessário que o profissional encarregado da gestão e marketing as organize e execute conforme os objetivos da empresa.

Entenda o que a gestão de marketing faz 

Como sabemos, nem toda empresa conta com um departamento ou equipe de marketing, sobretudo as menores. No entanto, é importante que o dono do negócio dê atenção para o marketing e tenha em mente que um profissional da área tem mais conhecimento sobre o mercado e logo, sobre as ações mais assertivas. marketing gestão

Além disso, ele tem experiência com marketing e gestão de pessoas, uma habilidade fundamental caso ele tenha uma equipe para administrar.

Conheça agora algumas das tarefas que fazem parte da gestão de marketing:

  • Análise de mercado;
  • Segmentação e escolha de mercados-alvo;
  • Definição de metas e objetivos;
  • gerenciamento do orçamento de marketing;
  • negociação com fornecedores;
  • alinhamento de toda a equipe envolvida;
  • criação de processos de gestão;
  • desenvolvimento de campanhas;
  • acompanhamento de projetos;
  • monitoramento do desempenho das campanhas.

Conforme você deve ter notado que o foco principal do trabalho de um gestor de marketing é no gerenciamento das atividades, bem como na otimização dos resultados. 

Qual a importância do marketing para uma organização?

Agora você já sabe para quê serve a gestão de marketing. Veja a seguir porque ela é importante para o seu negócio. Em primeiro lugar, uma boa gestão de marketing ajuda não só a definir, mas a atrair e fidelizar o público certo para o seu negócio. Definitivamente, isso é sinônimo de mais clientes e também de mais lucratividade.

Além do mais, o marketing também permite conhecer o seu nicho de mercado, identificando as ameaças, oportunidades e tendências. Afinal, para manter-se à frente da concorrência é preciso conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Além disso, outra vantagem da gestão de marketing é a possibilidade de definir os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo e utilizar as métricas certas para analisar os resultados. Desse modo, você pode planejar a expansão do seu negócio com mais clareza.

A gestão estratégica de marketing também oferece relatórios personalizados que facilitam a análise dos resultados de cada ação.


Como fazer gestão de marketing digital    

A gestão do marketing digital é ou pelo menos deveria ser umas das maiores prioridades das organizações. Isso porque, em um cenário de transformação digital, só se tornarão competitivas aquelas que dominarem o marketing digital. Então, a seguir listamos 7 etapas da gestão de marketing digital para você colocar em prática.

1. Estabeleça objetivos eficazes na sua gestão de marketing

À primeira vista, é preciso definir metas claras e que se baseiem em métricas. Portanto, para uma gestão eficiente, escolha apenas objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis e relevantes.

Vamos te dar um exemplo de meta clara e eficaz para que você entenda melhor:

Objetivo: aumentar as visitas ao site em 85% num prazo de 6 meses.

2. Identifique o público com o qual deseja se conectar

Logo depois de definir as metas que pretende alcançar, é hora de identificar o público-alvo com o qual sua empresa deseja fazer negócios.
Nesta etapa entra a criação das buyer personas. Elas são importantes porque com elas você passa a conhecer e entender o perfil de cada pessoa que faz parte do seu público..

Nesse sentido, colha os dados pessoais e profissionais, metas e desafios, medos, valores e potenciais objeções. São estes dados que ajudarão a formatar a base de sua campanha, se comunicando da forma certa com a pessoa certa. Confira algumas dessas informações:

  • Os hábitos de informação vão direcionar o investimento em anúncios nos canais digitais;
  • As dores vão definir o tipo de argumento a ser usado nos conteúdos;
  • Informações sobre cargo e função dentro do processo de decisão ajudarão a otimizar o tempo de sua equipe de vendas. 


3.  Crie e otimize seus ativos digitais

Você sabe quais são os seus ativos digitais? Eles te ajudam a compor a sua presença digital e podem ter varias aplicações. Por exemplo, podem ser landing pages, canais de redes sociais, blog, entre outros.

Nesse caso, a landing page,  é um dos ativos mais utilizados na gestão de marketing. A propósito ela fornece dados e informações úteis sobre seus leads potenciais. Isto é,  dados valiosos para a sua equipe de vendas, pois, ajudam a fechar negócios e gerar receita para sua empresa.

Enfim, de toda maneira, seja qual for o formato, lembre-se de oferecer um conteúdo que seja pertinente e customizado.

4. Trabalhe para ter mais visibilidade

A fim de conquistar mais visibilidade para seus esforços em marketing, invista em  técnicas comprovadas, como:

  • marketing de conteúdo
  • mídia social
  • SEO
  • publicidade em canais digitais

Desse modo, você conseguirá gerar mais tráfego para seu site, além de seguidores para suas redes sociais, garantindo que suas soluções sejam conhecidas por seus leads.

Saiba como aumentar a sua presença digital

5. Transforme o tráfego em leads

Do mesmo modo, para ter leads, ofereça sempre conteúdo de qualidade.

Para isso, produza materiais ricos como webinars, artigos no blog, tudo que mostre que sua empresa está disposta a ajudá-los. E que também tem a solução certa, para eles.
Não se esqueça de fazer testes A / B para determinar quais formatos de conteúdo tem mais aceitação junto ao público.

6. Alimente os leads

Agora é o momento de conduzir os seus leads através de sua jornada de compras.
Logo, invista em e-mails marketing relevantes, com call to actions claros e personalizados. Essa é uma estratégia que não pode faltar na sua gestão de marketing digital.

7. Transforme os leads em clientes

Pronto! Agora é só garantir que os seus leads comprem a sua solução e não a da concorrência.
Portanto, é nesta fase que sua equipe de vendas deve trabalhar e fazer tudo o que puder para fechar negócio, consolidando o sucesso da gestão de marketing digital.

Neste artigo, você viu a importância da gestão de marketing para o seu negócio. Agora veja como vender mais pela internet.


PARCEIROS DIGITAL

ORÇAMENTO