Grandes empresas normalmente buscam soluções para seu marketing de forma integrada, o que significa que elas precisam de uma estratégia para atingir seus objetivos de negócios.
Mas, nesse contexto, o marketing digital é essencial para empresas que buscam crescer? Sim! É um caminho que toda empresa que deseja continuar viva precisa trilhar. E é por isso que, ao criar um plano de marketing digital para grandes empresas, o trabalho deve ser realizado por alguém que consiga ter uma visão estratégica do mercado a ponto de ações, que possibilitarão o alcance do objetivo em foco.
Como começar um plano de marketing digital
Para desenvolver um plano de marketing digital eficiente, é necessário entender as metas da empresa, os objetivos dos clientes e os pontos fortes e fracos da concorrência. Além disso, é importante conhecer os canais de comunicação mais eficazes para atingir os consumidores em potencial.
Sendo assim, já deu para entender que a estratégia de marketing digital deve ser customizada para atender as necessidades de uma empresa. Por isso, é importante trabalhar, sendo construído com foco total nas dores a serem solucionadas dentro do projeto.
Check list do plano de marketing digital
Ao desenvolver um plano de marketing digital, o especialista deve considerar os seguintes pontos:
Objetivos da empresa;
Segmentação de mercado;
Posicionamento da empresa;
Estratégias de comunicação;
Canais de distribuição;
Testes e avaliação.
Suponhamos que o objetivo do plano de marketing digital é impulsionar as vendas da empresa através da internet. Para isso, é necessário identificar os canais de comunicação mais eficazes e desenvolver estratégias de marketing que atraiam os consumidores em potencial.
Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação voltadas para a internet e seus vários meios de distribuição (sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, vídeos etc). Ou seja, é todo o planejamento, execução e avaliação de ações de marketing que utilizam a internet como ferramenta. Mas quem vai definir qual ferramenta é melhor para seu projeto é você.
Exemplos de alguns canais de comunicação que podem ser utilizados no plano de marketing digital são:
Sites;
Redes sociais;
E-mail marketing;
Publicidade online;
Busca orgânica;
Links patrocinados;
Mobile marketing.
Mas atenção, não é apenas sair colocando a marca da empresa e conteúdo em tudo que é canal de comunicação. O especialista deve prever no plano os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores e desenvolver estratégias de marketing que atraiam a atenção do público-alvo por meio desses canais.
Algumas estratégias de marketing que podem ser utilizadas são:
A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing eficiente que pode ser utilizada para atrair os consumidores em potencial. A empresa deve produzir conteúdo original e interessante para os seus clientes.
O conteúdo deve ser relevante e de qualidade para que os consumidores se interessem pelo site da empresa. Além disso, a empresa deve publicar conteúdo nas redes sociais para atrair a atenção do público.
Mídias Pagas
Os já as mídias pagas são uma estratégia de marketing que pode ser utilizada para gerar tráfego para o site da empresa. A empresa deve patrocinar os links dos seus produtos e serviços por meio de plataformas como Google, Facebook, instagram, linkedin, dentre outros.
O Google Ads, por exemplo, é uma ferramenta de publicidade do Google que permite anunciar os produtos e serviços das empresas nos resultados de busca do Google. Dessa forma, as empresas podem receber tráfego qualificado para seus sites a um custo reduzido.
Busca orgânica, ou estratégia de SEO
A busca orgânica é uma estratégia de marketing que pode ser utilizada para melhorar o posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca. A empresa deve utilizar as palavras-chave corretas para ranquear o site nos mecanismos de busca.
Defina Metas, analise os dados!
Além de definir ferramentas, custos, e ações para fazer o marketing digital da sua empresa acontecer, você precisa definir metas de desempenho, métricas para analisar o desempenho dessas metas.
Para que o marketing digital seja eficiente, é importante que sejam definidas metas e métricas para que se possa avaliar os resultados alcançados. Dessa forma, é possível identificar quais estratégias funcionam e quais devem ser modificadas ou descartadas.
Como definir métricas de análise do marketing digital estratégico?
Uma das principais metas do marketing digital estratégico é aumentar o número de clientes da empresa. Para isso, é importante conhecer o público-alvo da empresa e elaborar estratégias de marketing que atraiam esse público.
E qual métrica pode avaliar se esta meta está sendo alcançada?
Volume de leads x volume de vendas
Taxa de fechamento por período
Esses são dois exemplos de métricas de análise para entender a meta de crescimento do volume de cliente dentro de uma empresa, por meio das ações de marketing. Claro que existem outras, que serão previstas em seu plano de marketing digital, de forma que acompanhe sempre o objetivo principal dele.
As metas que envolvem faturamento são importantes?
Mais uma vez, vai depender sempre do objetivo de marketing traçado no projeto, no caso hipotético nosso, cujo objetivo é gerar vendas, sim, esta meta é importante.
As metas comerciais são importantes para o plano de marketing digital?
Sim, e uma métrica importante para o setor comercial é o número de leads gerados pelo marketing digital. Esses leads são pessoas que se interessaram pelos produtos ou serviços da empresa e se cadastraram em seu banco de dados para receber mais informações.
É importante monitorar também o tempo que os clientes permanecem na página da empresa na internet. Essa métrica permite analisar se as estratégias de marketing estão funcionando e se os clientes estão interessados nos produtos oferecidos pela empresa.
Nestes contextos o importante é saber que ao definir metas e métricas para o marketing digital estratégico, a empresa pode avaliar os resultados alcançados e tomar as medidas necessárias para melhorar o desempenho do marketing digital e já corrigir o que for preciso, para ter melhores resultados no plano de marketing do período seguinte.