Gestão de marketing
digital de sucesso

Hoje, resolvemos falar sobre a gestão de um dos setores que mais cresce na atualidade: o marketing digital.

Gerir uma área em constante movimento é, definitivamente, desafiador e trabalhoso. Um gerente de marketing digital precisa sempre manter sua equipe e parceiros atualizados.

Mas como conseguir gerir a alta demanda das tarefas e se atualizar com relação as tendências do marketing?

Acompanhe que vamos compartilhar com você nossa experiência de mais de 10 anos acompanhado os passos da gestão de marketing digital e suas tendências.

Aqui estão algumas dicas para gerir uma equipe de marketing digital e se manter atualizado:

Sumário

1-Defina objetivos claros e mensuráveis para a equipe

Olha, se tem uma coisa mais difícil de que gerir e se manter atualizado é gerir uma equipe sem sincronia. Muitos gerentes de marketing pecam ao deixarem seu time solto, na tentativa de economizar o tempo de reunião estratégica, para operacionalizar alguma coisa.

Pense que, se você conseguir manter uma rotina em que traça claramente os objetivos com seu time e os acompanha no alcance das metas, será mais produtivo para você de que ficar executando por si mesmo.

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2-Delegar é importante

Aloque tarefas específicas para cada membro da equipe e garanta que todos entendam suas responsabilidades.

Se você quer ter uma equipe que trabalha com você e a favor dos objetivos de marketing na empresa, vai precisar se organizar e aprender a delegar. 

Não tem gerente de marketing no mundo que consiga lidar com uma equipe dispersa e um volume alto de trabalho sem adoecer.

 Na Gestão de marketing digital é preciso ter organização e para te ajudar nesta parte, leia o item 3.

Gestão de marketing digital

3- Use a tecnologia a seu favor

Utilize ferramentas de gerenciamento de projetos e análise de dados para acompanhar o progresso da equipe.

Existem muitas ferramentas para você conseguir gerir as tarefas da sua equipe de maneira organizada:

Estes são só alguns dos recursos que você pode usar. Existem ferramentas para auxílio de controle de tarefas e gestão de projetos que vão do básico ao avançado.

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4- Estar antenado pode ser um diferencial

Mantenha-se atualizado sobre as tendências do marketing digital por meio de leitura regular de blogs e livros, participação em fóruns, eventos de marketing e treinamento contínuo.

Existem muitos canais que já são vistos como excelentes formas para acompanhar a movimentações do mercado digital.

Uma outra maneira é participando de comunidades e grupos, os discursões macros sempre estarão presentes neles.

Não tente fazer tudo 

Mas é possível você se atualizar em tudo que é assunto do marketing digital o tempo todo? Não! Se você focar apenas no estudos, quem fará a Gestão de marketing digital?Até neste ponto você precisa usar sua equipe de marketing

Coloque cada área dentro do seu setor para se manter o mais atualizada possível. 

Delegue e uma força com sua equipe para ter um setor estratégico e voltado para performance. E você vai se preocupar com a assuntos ligados à gestão e ao mercado.

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4- Acompanhe os resultados

Quer uma boa Gestão de marketing digital? Então fique de olho nos resultados

Isso significa que você saberá exatamente o objetivo a ser alcançado e já terá traçado as metas de alcance, bem como as métricas de análise.

Batendo na mesma “tecla”, “se não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Então por mais trabalhoso que seja, sugerimos que crie os KPIs de todas as áreas da sua equipe. Cada um conforme seu objetivo de crescimento. Deixe claro para todos quais os resultados que você como líder de marketing digital quer atingir.

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6- Obtenha ajuda

Trabalhe em parceria com outros departamentos e fornecedores para garantir a integração eficaz das estratégias de marketing.

Muitos gestores de marketing digital não têm uma equipe robusta, mas têm a capacidade de contratar fornecedores para executar algumas tarefas. Caso seja possível contratar ajuda, mantenha essa força executora atualizada com relação as estratégicas em execução.

Acompanhe também os resultados de forma analítica e participativa. 

Um fornecedor não deve ter total controle do trabalho. O gestor de marketing precisa acompanhar os passos e garantir que a estratégia está sendo cumprida.  

7- Autonomia para equipe

Dê autonomia e espaço para a equipe explorar novas ideias e tendências

Claro que com tudo muito bem projetado e organizado, um gestor de marketing digital precisa entender que a experimentação faz parte do seu dia a dia e precisa acontecer. 

Sendo assim, acompanhe sua equipe em aplicação de inovações e tendências, acompanhe o mercado e esteja sempre disposto a amadurecer ainda mais o seu setor.

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7- Trabalhe relacionamento

Incentive a colaboração e a troca de conhecimentos dentro da equipe

Ainda que seu setor tenha a separação de responsabilidades dentro da equipe, ainda é importante que exista uma sinergia ente todos. Desta forma, é importante que, minimamente, cada um tenha conhecimento do processo do outro, para entender volume de demanda, complexidade e, com isso, facilitar a relação interpessoal e andamento das tarefas.

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7- Feedback no marketing

Ofereça feedbacks construtivos e oportunidades de crescimento profissional para motivar e reter talentos na equipe.

O feedback é importante para que o colaborador entenda quais passos está dando. 

Como pessoas, precisamos desse retorno com relação ao que estamos entregando para não desanimarmos no meio do caminho. 

Então uma coisa que a gestão de marketing digital não pode deixar de ter é esse feedback.

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Não subestime o simples

Todas as dicas que incluímos aqui parecem simples e são, mas com a correria do dia a dia, muitos gestores deixam a gestão de marketing digital nas mãos de parceiros ou sendo feita com pouca estratégia. Isso impacta diretamente na performance e em como os diretores enxergam seu trabalho. Então seja um líder estratégico, visionário e inteligente ao gerir um setor.

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