Desde já, o que podemos lhe contar é que as ferramentas de SEO são indispensáveis para uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida. Afinal, elas ajudam o seu negócio a ocupar as primeiras posições dos mecanismos de busca. Assim, ajudam a tornar a sua marca mais conhecida . 

Além disso, elas te dão capacidade de acompanhar o amadurecimento do trabalho e, desta forma, prever ações de ajustes e otimizações.

Nesse sentido, fazer SEO é importante devido ao ranqueamento do seu site, pois, ele também é responsável por gerar os melhores resultados de tráfego orgânico, por meio da produção de conteúdo.

Então, para te ajudar a alcançar esses objetivos, listamos 10 recursos gratuitos do SEMrush para uma boa otimização de SEO.

Confira a seguir, o que mais abordaremos no decorrer deste artigo:

  • O que são as ferramentas de SEO?
  • Como as ferramentas de SEO gratuitas podem te ajudar?
  • Quais recursos gratuitos do SEMrush, devo utilizar para minha estratégia de SEO?
imagem ilustrativa representando busca digital com a lupa no computador

O que são as ferramentas de SEO?

A princípio, o SEO envolve uma série de técnicas que posicionam uma página nos primeiros resultados das pesquisas, conforme já adiantamos.

Quando falamos em SEO, você logo pensa em palavras-chave?

Embora esse seja um ponto primordial, há vários outros fatores para considerar. Afinal, a otimização deve estar presente em todos os elementos do site. Por exemplo, nas palavras, na navegação, no design e até mesmo nas imagens. Enfim, em todas elas precisam de ações que ajudem na melhoria de SEO.

Assim, dentre as principais táticas, podemos citar a criação de conteúdo, SEO On Page, construção de autoridade e experiência do usuário.

Todavia, essas técnicas não são tão simples. Mas, existem ferramentas de SEO que facilitam a missão de otimizar o seu site. E muitas delas não têm custo algum.

Em outras palavras, as ferramentas de SEO são recursos que analisam o seu site. Após uma análise completa, a ferramenta é capaz de dizer quais alterações você deve fazer para respeitar os critérios de posicionamento dos motores de busca.

Como as ferramentas de SEO gratuitas podem te ajudar?

Sem dúvida, as ferramentas de SEO gratuitas te ajudam muito. Ainda mais se você não tem tanta habilidade, tempo ou orçamento para fazer otimizações. Dessa maneira, você pode aproveitá-las para promover seus conteúdos e ofertas nos buscadores.

Além disso, as ferramentas melhoram a visibilidade do seu site e ainda geram mais leads. E de novo: sem gastar um centavo sequer.

Além do mais, com esses recursos, você é capaz de potencializar ainda mais os seus resultados. Até mesmo porque fazer SEO facilita a identificação dos problemas do site. E assim,  permite  que você possa ajustar a sua rota.

Porém, para que isso de fato ocorra, tenha em mente que os seus objetivos e métricas precisam estar claros.

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Quais recursos gratuitos do SEMrush, devo utilizar para minha estratégia de SEO?

A princípio, o SEMrush é uma das melhores ferramentas de SEO. Ela fornece vários dados importantes como análise de palavras-chave, domínio e concorrentes.

Conheça a seguir, 10 funcionalidades gratuitas do SEMrush que te ajudarão a aumentar seu tráfego, trazendo resultados positivos.

Primeiramente, este recurso apresenta informações relativas a um domínio específico. Portanto, acessá-las, basta digitar o domínio que pretende pesquisar na barra de buscas do SEMrush.

Desse modo, você pode usar essa função para analisar tanto o seu quanto os sites de concorrentes. Logo, ela te dará ainda informações sobre pesquisa orgânica e paga, backlinks, principais palavras-chave e concorrentes.

Gera alguns dados orgânicos referentes ao domínio: principais palavras-chave orgânicas, distribuição por posição orgânica, principais concorrentes orgânicos e mapa de posicionamento competitivo.

Nessa opção das ferramentas de SEO do SEMrush você terá acesso às mesmas informações citadas anteriormente, mas dessa vez para mídia paga.

O SEMrush ainda traz um relatório de backlinks que informa quantos e quais domínios estão apontando para o seu site.

Já nessa parte, é possível analisar dois ou até mais domínios lado a lado, comparando domínios conforme palavras-chave.

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2. Análise de palavras-chave

Já essa é uma função que permite analisar uma palavra-chave e avaliar sua dificuldade, custo em Ads, dificuldade de ranqueamento, etc.

Pesquisa orgânica e Pesquisa paga

Do mesmo modo, a pesquisa orgânica apresenta de forma resumida o volume de busca e número de resultados para a palavra-chave (pesquisa orgânica) e CPC e concorrência (pesquisa paga).

Correspondência de frase

Este recurso aponta palavras-chave relacionadas àquela que você pesquisa, trazendo assim variações dela. 

Desse modo, os resultados estão relacionados sobretudo, ao que os usuários mais clicam ao procurar a palavra escolhida por você no buscador.

Palavras-chave relacionadas

Este recurso está relacionado às variações do que o usuário digita para encontrar os resultados da palavra-chave que está buscando.

Ou seja, cada pessoa pode digitar palavras-chave diferentes para encontrar um mesmo resultado, e o SEMrush exibe esses termos.

Resultados da pesquisa-orgânica

A princípio, é uma funcionalidade que mostra os resultados da pesquisa orgânica para a palavra-chave que você está procurando.

Keyword Magic Tool

A Keyword Magic Tool fornece variações de uma palavra-chave. Assim, permite que você escolha um termo com base no volume de busca, percentual de dificuldade e densidade competitiva.

3. Projetos

A partir da configuração do seu site como um projeto do SEMrush, você vai ter acesso às seguintes funções:

Site Audit

Exibe dados sobre a saúde do seu site através de uma nota. Para isso, ele busca e identifica erros diversos relacionados ao SEO do seu site, como por exemplos, links indesejados e páginas quebradas.

Recurso que possibilita comparar o seu domínio e de seus competidores baseados nos resultados da SERP.

Desse modo, a comparação é baseada, sobretudo na variedade de palavras-chave e no rankeamento para essas palavras.

Dentre as ferramentas de SEO do SEMrush, essa é a que reúne dados relevantes vindos do Search Console e do Analytics em um só painel, facilitando a análise.

4. SEO Content Template

É uma função que permite que você crie conteúdo otimizado para SEO a partir das palavras-chave que você deseja. Este recurso oferece um template baseado nos melhores resultados do Google.

5. Social Media Tool

O Social Media Tool compara suas redes sociais com a de seus concorrentes.

Dessa forma, você pode entender o que está funcionando na sua estratégia de redes sociais. Também é possível saber o que deve ser melhorado e quais tendências seguir em relação ao mercado.

imagem ilustrativa de 4 telas representando gráficos e pesquisas

6. Lead Generation Tool

Esse é um widget que estimula seus visitantes a fornecerem alguns dados. Assim, ele pode ser bem útil para auxiliar na conversão, através da obtenção de dados dos leads.

7. Meus relatórios

Emite relatórios com dados diversos do SEMrush em relação à um determinado domínio de forma sintetizada em um PDF.

8. Topics Research

Essa função, por sua vez, ajuda nas buscas. Ela sugere conteúdos e melhorias baseados em um termo e local.

9. Site Audite

O Site Audite verifica a qualidade de sites profissionais com base em pontos tecnológicos.

10. Textos de anúncios

Por último, as ferramentas de SEO do SEMrush também apresentam recursos úteis para quem investe em recursos do Google Ads. Afinal, os textos de anúncios mostram aqueles com maior engajamento no seu conteúdo, gerando insights valiosos.

Para mais dicas de otimização utilizando ferramentas de SEO, assista ao vídeo da SEMrush:

Por fim, como você deve ter notado, o SEMrush possui uma infinidade de ferramentas de SEO para turbinar sua estratégia e colocar o seu site no topo das buscas. Então, quer mais uma dica? Use e abuse delas.

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