Primeiramente, você sabe o que é Clubhouse? Já ouviu falar dessa novidade que explodiu agora no início de fevereiro?
A princípio, ela é uma rede social baseada em áudio, mas, ao longo deste artigo você vai descobrir que ela vai muito além disso. E se você achava que a comunicação por áudio estava condenada ao fracasso, ultrapassada, saiba que ela vem se reinventando cada vez mais. Com a evolução da web rádio, por exemplo, passando pelo podcast e pesquisa por voz, chegamos às salas de áudio temáticas.
Mas, o que é o Clubhouse? Como o aplicativo funciona? Para que serve? Por que está fazendo tanto sucesso no momento? É o que vamos esclarecer aqui.
Acompanhe e fique por dentro.
O que você vai descobrir durante a leitura?
O que é o Clubhouse e como surgiu?
Como funciona esta mídia social?
Como fazer parte do Clubhouse?
Porque participar do Clubhouse?
Que tipo de conteúdo você vai encontrar?
Clubhouse como ferramenta de marketing
Quais os diferenciais desta plataforma?
Como será o futuro do aplicativo?
O que é o Clubhouse e como surgiu?
O Clubhouse é um aplicativo de salas de áudio ao vivo. O aplicativo foi criado em abril de 2020, nos Estados Unidos. No entanto, foi somente agora, em fevereiro de 2021 que ele passou a chamar mais atenção dos usuários.
A mídia social já caiu no gosto de celebridades como Oprah Winfrey, Drake, Boninho e passou a fazer ainda mais sucesso com a participação do bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX.
Nesse sentido, a participação do homem mais rico do mundo na nova rede social, contribuiu para promover o aplicativo como um ambiente de discussões profissionais de viés tecnológico e empresarial. Além disso, tornou atrativa a possibilidade de fazer contato diretamente com pessoas relevantes do meio.
Como funciona esta mídia social?
No aplicativo Clubhouse, as pessoas podem entrar em salas de conversa para fazerem troca de áudio ao vivo. Desse modo, podemos dizer que funciona como um app de podcasts ou de conferências ao vivo e com pessoas do mundo todo.
O aplicativo permite criar salas de bate-papo e nomeá-las de acordo com o tema do assunto. Assim, há três tipos de sala que você pode criar:
Pública — aceita qualquer membro do aplicativo;
Social — é mais restrita e aceita apenas pessoas seguidas pelo criador da sala;
Privada — o criador consegue controlar quem entra ou sai.
Qualquer usuário da plataforma pode criar uma sala de áudio. O criador da sala torna-se o moderador, podendo convidar outras pessoas para participar. O moderador ainda pode designar outros usuários como moderadores ou speakers. Apenas os speakers podem falar na sala.
Além disso, não existe chat público nas salas. Quem não é nem moderador nem speaker, entra como ouvinte.
Há também os clubs, que são conjuntos de salas. Também é possível agendar o horário para que as salas comecem a funcionar. Dessa maneira, as pessoas conseguem se programar para participar quando estiverem livres.
No aplicativo não há nenhuma interação por mensagens de texto, imagens ou vídeos. Ou seja, só é possível enviar áudio. Portanto, não há dúvidas de que a tendência é a tecnologia de voz. Afinal, logo depois da popularidade dos dispositivos e das buscas comandadas por voz, chegou a hora de uma mídia social exclusiva para esse formato de comunicação.
E a propósito, exclusividade é uma das principais características do Clubhouse. A seguir você vai entender o porquê.
Como fazer parte do Clubhouse?
Atualmente, o Clubhouse conta com um grupo de usuários selecionados. Ou seja, nem todo mundo consegue baixar e utilizar o aplicativo. Isso porque, em primeiro lugar, ele só está disponível para aparelhos da Apple, pois, só funciona no sistema iOS.
Em segundo lugar, só é possível entrar no app se for convidado por outra pessoa que já é membro da rede social. Cada novo usuário recebe apenas dois convites. Logo, a participação no Clubhouse é bastante restrita.
Essa exclusividade também pode ter sido um dos fatores responsáveis pelo boom da mídia social. Afinal de contas, a escassez é um gatilho mental que gera curiosidade e atrai o público, que faz questão de fazer parte para saber o que se passa na plataforma.
Ainda há outra opção para ingressar na plataforma: comprando um convite em um marketplace como o eBay. O preço varia em torno de R$ 279,00.
Embora o Clubhouse ainda não esteja disponível para Android, os desenvolvedores do app já informaram sobre uma possível versão para o sistema operacional em breve.
Porque participar do Clubhouse?
Essa é uma mídia social que promove interações semelhantes a uma roda de conversa em um bar. É muito dinâmica e multitemática. Portanto, há salas para todos os interesses. Confira os assuntos que você vai encontrar no Clubhouse.
Que tipo de conteúdo você vai encontrar?
Conforme mencionamos anteriormente, qualquer um pode criar salas e clubs dentro do Clubhouse. Então, os temas que os usuários abordam são os mais variados. Contudo, hoje há quatro áreas que formam os pilares da plataforma. Veja quais são elas:
Conhecimento
Esse é o objetivo principalmente de quem acessa o app como ouvinte. É possível adquirir conhecimento e se aprofundar sobre temas que estão sendo abordados. Resumindo, é uma maneira de se capacitar.
Entretenimento
Algumas salas são dedicadas a entreter o usuário. É o caso das salas de música, filmes, reality shows.
Networking
Qualquer usuário pode pedir para entrar em uma sala e essa é uma ótima oportunidade para expandir a rede de contatos. Afinal, é possível interagir com pessoas que você nunca imaginou que pudesse falar.
Negócios
Essa é uma temática que gira em torno do universo business. O foco é expor seus conhecimentos e se conectar às pessoas que querem fazer negócios com você e sua empresa. Para se ter uma ideia do que estamos falando, atualmente existem salas de pitch criadas por startups que precisam de investimento.
Clubhouse como ferramenta de marketing
O app de áudio também é visto como uma oportunidade de fazer marketing, já que está aproveitando uma demanda de consumo de conteúdo que ainda não tinha oferta suficiente na rotina dos usuários.
Desse modo, há muitas aplicações possíveis para a plataforma enquanto estratégia de marketing. Dentre elas, está a possibilidade de prestar um serviço ou mesmo oferecer um atendimento em que o consumidor possa expor uma dúvida em tempo real. Ao mesmo tempo, as salas são uma oportunidade para as marcas se relacionarem com os seus clientes de forma mais próxima, promovendo conversas que vão além do negócio.
Enfim, muitas podem ser as oportunidades de negócio na rede. Por isso, é bom ficar de olho nela para usá-la a seu favor futuramente.
Quais os diferenciais desta plataforma?
Cada rede social tem a sua particularidade. E com o Clubhouse não é diferente. A mídia social é a plataforma perfeita para gerar networking e diferentemente das outras redes sociais populares hoje, o aplicativo oferece uma interação mais autêntica e menos pautada na vaidade. Ou seja, não tem fotos perfeitas, likes, filtros, etc. É somente a voz e o conteúdo que ela emite. Assim, o foco principal é no conteúdo e na experiência que o usuário tem.
Outro diferencial do Clubhouse é que ele funciona em segundo plano, sem criar dependência de tela.
Como será o futuro do aplicativo?
Talvez ainda seja cedo para dizer como será o futuro do Clubhouse. Entretanto, há alguns desafios pela frente.
Começando pela disputa da audiência. Com tantas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Tik Tok, entre outros, a concorrência pela atenção do usuário é acirrada. Também há incertezas relacionadas ao aumento de usuários na rede e ao controle do conteúdo produzido, já que nada fica gravado. Bem, fato é que um canal exclusivo para voz faz muito sentido, considerando o cenário digital brasileiro do momento. Afinal de contas, o áudio digital está em constante crescimento desde o ano passado.
E você, já faz parte do Clubhouse? O que achou da rede social? Conta aqui nos comentários.
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