Antes de mais nada, queremos saber: as técnicas de SEO são um desafio na otimização dos seus textos?

Você tem dificuldade para produzir conteúdo que atende aos requisitos de ranqueamento dos buscadores?

Então, chegou ao lugar certo!

Isso porque nós preparamos este conteúdo com algumas das principais técnicas de SEO para você melhorar a sua copy e os seus resultados orgânicos.

Assim, é possível aumentar as suas chances de ocupar as primeiras páginas dos buscadores.

Resumindo, neste artigo você vai:

  • Entender a importância de construir bons textos para um site ou blog;
  • Ver o que você deve levar em conta na hora de estruturar um artigo;
  • Conhecer os critérios considerados pelos buscadores;
  • Saber quais otimizações devem ser pensadas durante a construção da copy.

Por que é importante otimizar o texto com técnicas de SEO?

A princípio, estar presente no ambiente digital é essencial.

Porém, ter destaque em meio a tanta informação e conteúdo disponível, não é nada fácil.

Por isso, as técnicas de SEO são indispensáveis em um texto para blog, por exemplo.

Afinal, elas servem para dar mais visibilidade ao seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Nesse aspecto, o  SEO ou Search Engine Optimization consiste na aplicação de técnicas para otimizar páginas na internet.

O objetivo dessa otimização é deixar os conteúdos com um bom posicionamento nas páginas de busca, como o Google.

Além disso, um texto otimizado para SEO também aumenta o tráfego orgânico para o seu site ou blog, fazendo com que a sua marca ganhe autoridade no ambiente digital.

Logo, é uma estratégia indispensável para quem quer ver o seu negócio crescer.


Quais os benefícios das otimizações de SEO para os seus resultados orgânicos?

A princípio, aplicar as técnicas de SEO no seu texto melhora os resultados da sua estratégia orgânica (que não é paga), gerando mais lucratividade para a sua empresa.

Afinal, quando os potenciais clientes conseguem chegar de forma fácil até o seu conteúdo na internet, certamente as chances de conversão são mais altas.

Agora veja outros benefícios secundários do uso de técnicas de SEO para textos em sua estratégia de Marketing Digital:

  • Proporciona taxas de aquisição mais altas;
  • Gera tráfego qualificado para o site;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Aumenta a credibilidade para a marca;
  • Destaca a sua marca dos concorrentes;
  • Ajuda o lead a evoluir no funil de compras.

O que levar em conta na hora de estruturar um artigo para blog?

Em primeiro lugar, um artigo para blog precisa ser bem pensado e isso exige planejamento.

Nesse sentido, as técnicas de SEO podem te ajudar a cumprir um requisito básico do Marketing de Conteúdo, que é oferecer um conteúdo relevante e que agregue valor.

E para isso, também é importante organizar esse conteúdo, além de desenvolver ideias de maneira clara.

Portanto, para facilitar esse processo, você pode definir uma estrutura e se basear nela sempre que for escrever um blog post.

A seguir, confira os itens que devem fazem parte da estrutura do artigo:

  1. Título incrível+ Resumo
  2. Introdução
  3. Desenvolvimento em tópicos
  4. Conclusão
  5. Call-to-Action (chamada para ação)


Técnicas de SEO: critérios considerados pelos buscadores

Durante uma otimização para motores de busca, é preciso considerar, acima de tudo,  as melhores práticas de SEO,  se você deseja ter um bom ranqueamento.

Hoje, existem diversas técnicas de SEO, que envolvem desde a escolha das palavras da sua página até a criação de sites amigáveis.

Porém, aqui vamos falar sobre os fatores relacionados à produção do conteúdo e às técnicas de SEO on Page.

Ou seja, sobre as melhores práticas para otimizar os elementos de uma página, além do seu texto para que ele seja encontrado pelos leitores.

Conheça a seguir quais são aos critérios que o Google leva em conta ao posicionar o seu artigo para blog nas pesquisas:

  • Uso da palavra-chave
  • Tamanho do conteúdo
  • links internos e externos
  • Otimização da estrutura textual

Bem, agora que você já sabe quais são os principais fatores de ranqueamento, vejamos com mais detalhes sobre as técnicas de SEO que você deve colocar em prática, sobretudo ao construir a sua copy.

Confira!


Técnicas de SEO que devem ser usadas durante a construção da copy

Considerando os critérios que acabamos de listar, conheça as principais estratégias de SEO para otimizar o texto do seu blog.

Dentre as técnicas de SEO mais conhecidas, estão a pesquisa por palavra-chave. Esse é um passo essencial, pois, revela o que o seu público está buscando.

Portanto, antes de começar o seu texto pesquise esses termos.  Você pode fazer isso usando o Google Trends, o  SEMrush, o Youtube, ou até mesmo as redes sociais, por meio das hashtags.

Logo depois de definir a palavra-chave, lembre-se de usá-la no título e ao longo do texto. Mas não exagere!

Há quem diga que o conteúdo deva ter o tamanho que o assunto merece. No entanto, não é bem assim.

O mais importante é oferecer uma experiência agradável e positiva ao usuário. Lembra?

Portanto, é necessário construir um texto completo e com informações relevantes para o leitor.  E é pouco provável que você consiga isso com um texto muito curto.

Então, o ideal para o Google são textos de no mínimo 800 palavras.

Desde já esta é uma prática de SEO muito importante.

Afinal, usar links internos ajuda a gerar um caminho entre as páginas do seu site, para os robôs do Google e também transferindo autoridade entre elas.

Enquanto isso, os links externos, isto é, aqueles que apontam para outros blogs e sites relevantes, mostram que o site faz parte da comunidade online e incentiva link building de qualidade.

Mas, só use links externos pertinentes para o seu conteúdo. Além do mais, evite usá-los no início do texto.

Desse modo, é possível aumentar a permanência do leitor na página.

Assista a seguir, ao vídeo do canal da Hotmart para descobrir 5 maneiras de ficar na primeira página do Google.

Otimize a estrutura textual com técnicas de SEO

Por acaso, você se lembra daquela estrutura pré-definida,  que recomendamos que você usasse para escrever o seu artigo?

Bem, você também deve otimizá-la tanto para quem está lendo, quanto para os motores de busca.

Então, a seguir, estão algumas otimizações recomendadas:

  • Faça uma introdução que prenda a atenção do leitor;
  • Use intertítulos para tornar o texto escaneável e facilitar a leitura;
  • Destaque algumas palavras e frases em negrito ou itálico para melhorar a legibilidade.
  • Escreva parágrafos curtos, com no máximo 4 sentenças.
  • Escreva na voz ativa para persuadir o usuário. Evite a voz passiva, pois, ela deixa a leitura prolixa e menos agradável.
  • Escreva como se estivesse conversando. Assim, os leitores ficarão mais engajados com o seu conteúdo.
  • Use calls to actions na copy e direcione o público a uma ação, como comentar o seu artigo ou compartilhá-lo nas redes sociais, por exemplo.

Agora, que você já sabe mais sobre SEO para conteúdo, Você também pode entender um pouco mais sobre a estratégia de gestão de facebook ads em nosso artigo.

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