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Rich media. Você sabe o que é isso?

Para começar, podemos adiantar que é uma boa estratégia para gerar engajamento e divulgar a sua marca.

A princípio, quando você ouve falar em engajamento, você logo pensa em redes sociais?

Pode ser que sim!

Mas, você sabia que dá para engajar o público também nos anúncios publicitários?

Isso é possível graças ao rich media, um formato de anúncio totalmente interativo.

Quer saber mais a respeito?

Nos próximos parágrafos, falaremos sobre o assunto. Não deixe de acompanhar e boa leitura!

Antes de tudo, neste post você vai:

  • Descobrir a importância do rich media para a estratégia de marketing;
  • Saber por que investir nesse tipo de anúncio;
  • Ver os melhores formatos e onde investir para a criação deste tipo de conteúdo;
  • Aprender 3 melhores práticas para usar o rich media.

O que é rich media?

O rich media é um formato de anúncio que conta com diversas mídias interativas, como por exemplo, vídeos, áudios, imagens, quiz e jogos.

Desse modo, os anúncios rich media possuem o objetivo de incentivar o usuário para que ele interaja e se envolva com o conteúdo.

Nesse sentido, o usuário pode interagir não só por cliques e visualizações, mas também por meio de outras ações que são, sobretudo, mensuráveis.

Assim, fica mais fácil entender o perfil e o comportamento do público, aumentando as chances de conversão.

Um bom exemplo de rich media, é o lançamento da série Narcos. A fim de estimular o engajamento, a Netflix foi super criativa: cada toque que o espectardor dava na tela, exibia uma animação, na qual um trailer era veiculado.

Mas não pense que a animação era sempre a mesma. Para despertar o interesse do público, a campanha teve mais de 100 variações.

Para criar uma campanha rich media, primeiro você deve fazer o cadastro no Google AdWords e em seguida, escolher a Rede de Display. Depois é só aguardar, pois, o conteúdo receberá uma revisão até ser aprovado e veiculado.

imagem de dados formando a palavra rich media

A importância do rich media para a estratégia de marketing

Desde já, o rich media ads é um recurso muito importante para sua estratégia de marketing digital.

Afinal, ele é pensado, considerando, acima de tudo, a experiência do usuário. Ou seja, é uma ferramenta que está ligada diretamente à satisfação do cliente.

Por exemplo, nos anúncios de carregamento discreto, a imagem só aparece depois que todo o conteúdo é recebido pelo dispositivo.

Na maioria deles, a imagem só aparece se o usuário optar por vê-la.

Portanto, o anúncio rich media é fundamental porque além de gerar oportunidades de negócio, ele também tem o poder de ajudar sua marca a atingir o encantamento do cliente.

Por que investir em anúncios rich media?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o rich media, conheça as razões pelas quais você deveria investir nele:

  • Mais interatividade;
  • Alto poder de segmentação e melhor retorno sobre investimento;
  • Possui mais visibilidade;
  • Monitoramento preciso;
  • Espaço maior;
  • CTA atrativo;
  • Fortalece a consciência de marca.

Onde investir para a criação deste tipo de conteúdo?

Agora, se você está se perguntando sobre onde fazer rich media, saiba que você pode investir nas principais plataformas de anúncios digitais. Vejamos algumas delas.

Google Ads rich media

Em primeiro lugar, pra ter bons resultados, você precisa investir na maior plataforma de anúncios do mundo.

Segundo o site Statista, a plataforma do Google registrou uma alta de 8,1% de 2019 para 2020.

LinkedIn Ads: o que é?

O Linkedin também é uma plataforma promissora quando o assunto é anúncio interativo.  Afinal, ela está em constante crescimento.

Então, o seu público provavelmente está no LinkedIn.

Facebook Ads

Apesar dos números impressionantes do LinkedIn, a rede social mais popular ainda é o Facebook.

Dito isso, fica claro que, ao investir em mídias pagas, você não deveria ignorar essas plataformas. Até porque, se você fizer isso, perderá boas oportunidades de aumentar as suas taxas de conversão.

Quais são os melhores formatos para criar conteúdos rich media?

Os anúncios interativos podem combinar diferentes recursos em um mesmo conteúdo. Então, a melhor opção é conhecer suas possibilidades. Em seguida listamos alguns para você explorar:

Os rich media banners podem ter tamanho e posição fixos na página, bem como vídeos e o chamado download polido. Essa tecnologia permite que o material só carregue após o carregamento total da página visitada.

Inicialmente, esse é um material que pode ser alterado de maneira rápida e eficaz, com um perfil de gestão vinculado a ele.

O anúncio expansível, vai além do tamanho inicial, aparecendo na parte de cima de páginas ou aplicativos.

Nesse formato, o criativo pode flutuar ou aparecer em tela cheia, a partir de pontos naturais de transição em smartphones e tablets, por exemplo, em meio ao lançamento ou carregamento do anúncio.

O lightbox faz parte da Rede de Display do Google. Essa é uma funcionalidade expansível conforme a passagem do mouse ou do toque no dispositivo mobile.

Nesse modelo de anúncio, o conteúdo se expande em qualquer direção. Assim, ele ocupa grande parte da tela ainda disponível. Desse modo, o material da marca aparece em jogos, vídeos, mapas, etc.

Esse já é um criativo que se expande ao mesmo tempo em  que empurra o material do site para baixo.

Por fim, esse é um conteúdo que tem exibição em players in-stream do editor e inclui materiais em vídeo. Nesse contexto, podemos citar como exemplo, o  player do YouTube , um vídeo que muda de tamanho segundo as ações do espectador.

3 práticas infalíveis de rich media

Antes de tudo, a primeira boa prática de rich media é: ofereça uma experiência agradável ao usuário.

Contudo, ainda há outras 3 dicas valiosas. Confira!

       1. Invista em vídeos, acima de tudo

A maioria dos anúncios rich media são baseados em vídeos. O interessante é que eles permitem um ajuste mais preciso nas campanhas. Afinal, possuem métricas mais avançadas, como por exemplo, tempo médio de visualização.

       2. Pense em interatividade e também em diversão

Além de atrair e converter, os conteúdos interativos devem entreter e envolver. Logo, pensem em formas criativas de conseguir isso.

       3. Seja inovador, porém, não seja invasivo

E por último, porém não menos importante, lembre-se da experiência do usuário. Ela precisa ser agradável e positiva. Então, ao criar uma campanha de rich media, respeite a liberdade desse usuário e deixe que ele decida se quer ou não visualizar o seu anúncio.

E então, o que achou deste artigo?

Queremos saber: você já usa conteúdos interativos em rich media na sua estratégia de marketing?

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