As métricas Facebook Ads são tantas, que fica até difícil escolher quais mensurar. E esse pode ser um grande problema. Isso porque, embora o Facebook seja uma mídia eficiente para núncios, é fundamental que você acompanhe os kpi’s certos ao medir os resultados. Só assim, você será capaz de ajustar a rota, caso necessário.
Entretanto, vale lembrar que elas são reponsáveis por apontar a melhor estratégia de campanha, para que seja feito um trabalho deMarketing Digital estratégico e de performance.
Então, se você está perdido, sem saber quais métricas Facebook Ads deve monitorar, está no lugar certo. Acompanhe!
Por que é importante
acompanhar as métricas no Facebook Ads?
A princípio, seguir as métricas Facebook Ads é essencial para entender como o seu público está se relacionando com a sua marca. Além disso, esse monitoramento permite saber ainda como sua campanha está performando.
Munido dessas e de outras informações, você tem mais facilidade para planejar e colocar em prática a sua estratégia. Assim, você certamente irá atrair mais leads e aumentar as chances de fechar novos negócios do Facebook Ads.
De forma resumida, quando uma agência de mídias pagas ou um gestor de trafego realiza uma campanha, é preciso acompanhar os indicadores da plataforma de anúncios do Facebook Ads. Este acompanhamento é importante por que:
Facilitam o entendimento sobre o comportamento dos clientes e dos leads;
Ajudam a definir o que funciona e o que não funciona;
Ou seja, analisar a frequência é ideal para quem faz campanhas de remarketing ou trabalha com públicos muito segmentados, já que ela permite saber o número de vezes que o usuário viu o seu anúncio num dado período.
Ao monitorar a frequência, você evita um erro que gera um negativo para a sua marca: mostrar o mesmo anúncio várias vezes para a mesma pessoa. Sem falar que isso irrita o usuário.
Então, se ele demonstrou estar interessado em seu anúncio, ele não precisava vê-lo mais 15 vezes.
Até mesmo porque se isso acontecer, o índice de relevância do seu anúncio será prejudicado.
Relevância do anúncio
Bem, como acabamos de falar, a relevância do seu anúncio pode cair se você aborrecer o usuário, mostrando a ele o mesmo anúncio diversas vezes.
Acontece que essa métrica Facebook Ads mede a qualidade do anúncio. Funciona assim: quanto mais relevante, melhor ele será.
O grau de relevância é medido com uma nota de 1 a 10, de acordo com os feedbacks positivos e negativos enviados pelos usuários.
Quanto aos feedbacks, eles se referem às ações que você espera que as pessoas executem no anúncio. Isso vai depender do objetivo da campanha.
Como exemplos de feedbacks positivos temos as instalações de aplicativo, instalações de vídeo, dentre outras.
Por outro lado, um feedback negativo é quando alguém reporta ao Facebook, clicando em “não quero ver isso” dentro do seu anúncio.
Conversões personalizadas
As conversões personalizadas são uma métrica Facebook Ads que você pode usar para definir um objetivo para suas campanhas.
Suponha que você esteja trabalhando com conversões de leads e que seu site tenha um formulário para os usuários preencherem. Assim que eles realizarem essa ação e caírem na página de “obrigado”, você vai contar essa conversão.
Vale lembrar que você ainda pode selecionar outros objetivos, conforme o seu modelo de negócio. Mas, tente escolher objetivos maiores e mais relevantes do que o número de curtidas e de seguidores.
Custo por resultado (CPR)
Esta é umas das métricas Facebook Ads mais importantes. Afinal, ela te mostra quanto você está pagando por cada conversão.
Ou seja, o CPR permite saber quanto cada resultado está custando. No caso, o resultado é aquilo que você definiu. Pode ser cliques, visualizações de página, curtidas, conversões personalizadas e muitas outras.
Aproveitamos para trazer algumas dicas de alguns erros que devem ser evitados no Facebook Ads. Confira neste vídeo da Mirago.
Custo por Clique (CPC)
Já o custo por clique (CPC) define o valor a ser pago para cada clique no seu anúncio.
Para calcular o CPC, basta usar a seguinte fórmula:
CPC = Custo total/ Número de cliques
Assim, o custo por clique indica o custo por cada clique que um usuário faz em seus anúncios.
Taxa de Cliques (CTR)
O CPC, assim como o CTR, é uma métrica Facebook Ads que serve para indicar a atratividade das suas campanhas.
Na prática, o CTR indica o percentual de pessoas que clicaram em seu site após verem o seu anúncio.
Dessa forma, se você quer saber o quanto os seus anúncios estão sendo eficazes, não pode ignorar a taxa de cliques.
Se você perceber que o CPC está alto, é bom checar o CTR.
Por outro lado, um CTR baixo, indica que o criativo do seu anúncio não é atraente para o seu público-alvo.
ROAS (Retorno do investimento em publicidade)
Por fim, esta métrica Facebooks Ads é essencial para suas próximas campanhas de ads.
O ROAS revela quanto você ganha como retorno para planejar sua próxima estratégia de anúncios.
Nesse caso, se você configurou um pixel de conversão do Facebook, poderá ver de forma mais clara o seu retorno de investimento nos gastos da sua campanha.
Como definir as métricas mais relevantes?
De antemão, o primeiro passo para definir os kpi’s e as métricas Facebook Ads mais importantes é identificar quais são os seus objetivos. E para isso, você precisa traçar uma estratégia que leve em conta as necessidades do seu negócio.
De toda forma, como há uma infinidade de métricas Facebook Ads, dê mais importância primeiramente para as conversões. Mas, não se esqueça de acompanhar as demais que listamos aqui e talvez, até outras que não constam nesta lista, mas que talvez possam fazer sentido para você.
O mais importante é você mensurar constantemente os seus resultados com o Facebook Ads para assim, melhorar o desempenho das suas campanhas.
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