O branding digital está diretamente ligado ao posicionamento da sua marca na internet. Todos os dias pessoas entram em contato com ela por meio de canais digitais. Elas podem encontrar a sua marca em pesquisas no Google ou mesmo em mídias sociais.

O branding digital está diretamente ligado ao  posicionamento da sua marca na internet. Todos os dias pessoas entram em contato com ela por meio de canais digitais. Elas podem encontrar a sua marca em pesquisas no Google ou mesmo em mídias sociais. Isso é bastante comum hoje em dia.

Porém, se a sua marca adota posturas diferentes ao se comunicar nos meios digitais e nos meios tradicionais, fique atento. Afinal, a comunicação com os seus consumidores deve ser a mesma nesses diversos canais. Ou seja, ela precisa estar alinhada.

É aqui que entra o branding, fundamental para manter claro o posicionamento de mercado.  Com a maioria das pessoas conectada, o branding evoluiu para branding digital, a fim de criar interações com o público onde quer que ele esteja.

Neste artigo vamos mostrar como fazer Branding Digital. Acompanhe.

O que é branding digital?

BrandingA princípio, o branding no cenário digital é a aplicação dos conceitos de branding às mídias digitais. E seu objetivo é projetar e gerenciar a imagem da marca no ambiente online, utilizando os melhores recursos da tecnologia para conectá-lo ao seu público. Entretanto, o seu conceito envolve fatores relacionados à percepção de valor da marca como: identidade visual, conteúdo, audiência e autoridade.

Mas, para que não haja confusão sobre o conceito, vamos diferenciá-lo de branding e de marketing digital. Vamos lá.

Branding

Inicialmente, o branding surgiu como uma ferramenta de gestão de marca para torná-la mais conhecida e desejada pelos consumidores.

Toda e qualquer ação de uma determinada marca define o posicionamento dela. Assim, gera impressões, percepções e reações que formam a sua reputação. Por fim, é o branding que promove o posicionamento e também o relacionamento com o público. Esses são os fatores que irão definir a reputação frente ao mercado.

Branding Digital e Marketing Digital

O branding aplicado ao ambiente digital é baseado em tecnologias e plataformas, transformando-se em branding digital. Ele leva em conta a identidade online das marcas para pensar os relacionamentos digitais.

Como vivemos conectados, o branding passou a ser muito importante, já que se trata daquilo que fica na mente do consumidor. Isso inclui desde as primeiras interações até o momento em que ele se torna cliente.

Já o Marketing Digital está ligado aos esforços comerciais da marca, que, associados ao branding online, ajuda a atrair os consumidores certos.

Resumidamente, o Marketing Digital são as suas ações online. Já o branding digital mostra quem a sua marca é por meio da personalidade, valores e posicionamento.

Soluções em marketing digital

Por que se preocupar com branding digital

A internet permite que o consumidor tenha acesso a qualquer informação sobre um produto ou serviço com apenas um clique. Além disso, agora ele também tem voz ativa, podendo se tornar um influenciador ao emitir a sua opinião online.

Por conta disso, há menos controle sobre o que se fala das marcas.  E é muito importante não só para criar relacionamentos com os clientes, mas também para transformá-los em fãs da marca, evangelizadores da sua empresa, produto ou serviço.

Como esses clientes estão mais exigentes e ajudam a construir a reputação de uma determinada marca, todo cuidado é pouco. Afinal de contas, como o poder das redes sociais, qualquer falha pode significar uma grande crise de marca.

Entende agora, por que você deve se preocupar com branding digital?

É que os meios digitais aumentam a visibilidade das marcas, mas ao mesmo tempo, as deixam vulneráveis. Portanto, é fundamental trabalhar a manutenção da reputação, credibilidade e autoridade para gerar uma imagem positiva na mente do consumidor.

Branding para as mídias digitais

Estamos na era da experiência. Logo, não se esqueça de valorizar a experimentação do consumidor, pois ele não compra apenas o seu produto. Ele compra as ideias e os valores que a sua marca vende.

Como fazer branding digital

Conforme explicamos, o branding digital tem a finalidade de criar e manter uma boa imagem da marca no cenário digital. Agora, vejamos como isso é possível, a partir dos princípios do branding tradicional.

Brand Persona e Buyer Persona

Antes de tudo, tenha clareza sobre quem é a sua marca e quem é o seu cliente. Portanto, crie uma brand persona. Mas, ela deve levar em conta a missão, visão e valores da marca e ainda representar uma pessoa que passe tudo isso. Desse modo, você conseguirá alinhar todos os objetivos da marca, expressando-os com coerência.

Por outro lado, a buyer persona, estabelece quem é o seu cliente ideal. Essa definição engloba o que ela faz, suas dores e objetivos.

Tom de voz da marca

Logo depois de estipular as personas, já é possível identificar a personalidade da marca e com quem conversar. Então, é hora de escolher qual será o tom de voz da marca. Essa escolha indicará como a marca irá se expressar de acordo com cada situação.

Portanto, é essencial que ele continue alinhado e consistente no site, nos perfis das redes sociais, e-mails, descrições de produtos e em todos os lugares que utiliza para interagir com seus clientes.

Leia para saber como o branding nas redes sociais pode ajudar a alavancar suas vendas

Identidade visual

A identidade visual é um recurso do branding tradicional. Porém, sua aplicação no branding digital é uma estratégia crucial. Você precisa se diferenciar dos seus concorrentes e atrair mais consumidores. Essa é a finalidade da identidade visual. Dessa maneira, as cores e a tipografia, por exemplo, são elementos do design que devem ser utilizados em todos os canais.

Não se esqueça de que a identidade visual, bem como o tom de comunicação da sua marca devem considerar primeiramente as personas.

Canais certos

Antes de elaborar seu planejamento de branding digital, pense no público e descubra onde ele está. Logo, escolha os canais certos, caso contrário, não terá tanta visibilidade.

Todavia, não adianta estar presente em todos os canais, se o seu público não está em todos eles. Se você faz isso, tome cuidado. Pode estar desperdiçando tempo e esforço

Conteúdo

Após definir os canais, pense na produção de conteúdo. No branding digital, o conteúdo também precisa estar alinhado à comunicação com a brand e com buyer persona. Direcione o seu conteúdo conforme o funil de vendas e ajude a solucionar a dor destas personas.

Você pode ainda aproveitar o Inbound Marketing para promover a presença online e visibilidade com conteúdos relevantes e que atraem naturalmente o seu público.

Pronto! Agora você está pronto para aplicar o branding digital em sua empresa e ter sucesso com a sua marca.

Vale apenas lembrar que ele dinâmico e requer monitoramento frequente.

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