Quando falamos em comportamento do consumidor na era digital, estamos falando das pessoas que fazem pesquisas na internet nos diversos canais digitais para obter todas as informações sobre um produto/serviço antes de adquiri-lo, estes novos consumidores são muito mais bem informados e exigentes.

É justamente essa forma de agir que forma o consumidor digital.

Ao longo dos últimos anos, o mundo sofreu inúmeras transformações, o que acabou influenciando no estilo de vida, comportamentos, hábitos e necessidades das pessoas.

Além disso, a globalização, a concorrência, a evolução das tecnologias, a digitalização dos processos e outros fatores, se refletiram no comportamento do consumidor, que não é mais o mesmo.

Isso mostra a importância das estratégias digitais voltadas a como os potenciais clientes pesquisam, descobrem e compram seus produtos/serviços.

Para entender melhor o comportamento digital, vamos mostrar suas principais características e o que as empresas precisam fazer para alcançá-lo.

Qual o comportamento do consumidor na era digital?

Uma característica do comportamento do consumidor na era digital é que se trata de um consumidor informado e que compara diferentes opções antes de realizar uma compra.

Também tem acesso muito mais rápido a qualquer informação. Basta alguns cliques para encontrar o que procura.

Hoje, o consumidor tem a possibilidade de interagir com a empresa. A comunicação se tornou bilateral e interativa. Não se baseia mais na empresa em busca do cliente, mas o contrário.

Outra característica do comportamento do consumidor na era digital é que ele pode responder, reagir, exprimir sua opinião, mesmo que seja de insatisfação.

Portanto, consciente de seu poder de decisão enquanto consumidor, ele sabe que pode deixar comentários positivos ou negativos, e assim, influenciar a decisão de compra de outros internautas.

Ele também gosta de um serviço e uma experiência personalizada.

Vale lembrar também que, nos últimos anos, o comportamento de consumo está ligado as conexões por meio de dispositivos móveis, que cresceram muito e ficaram maiores que as conexões por computadores.

Isso significa que o consumidor digital utiliza mais seus smartphones e tablets para efetuar uma compra.

Agora que você entendeu qual comportamento do consumidor na era digital, vamos tentar aprofundar mais para entendê-lo melhor.

Pessoa com acesso as informações

Como compreender o comportamento do consumidor?

É essencial conhecer as necessidades do consumidor para definir uma oferta que responda às suas expectativas.

Além disso, é também muito importante compreender os fatores que determinam suas escolhas.

Conhecer bem a personalidade dos clientes e o contexto no qual estão inseridos permite influenciar mais facilmente o comportamento do consumidor na era digital e acompanhá-lo até o ato da compra.

O que leva um cliente para um produto ou serviço antes de outro? Responder a essa pergunta nem sempre é muito claro.

O comportamento do consumidor, em muitos casos, não se baseia apenas no racional, se resume também no melhor custo benefício.

No entanto, existem outros fatores que são levados em conta, especialmente as suas emoções.

Quando você aprende a considerar todas essas variáveis, se aproximando do seu cliente, com certeza terá melhores resultados.

Por que é importante entender o comportamento do consumidor?

Simplesmente porque mostra a maneira como a pessoa age em um determinado ambiente.

Ao estudar os processos de escolha, compra, uso ou abandono de um produto ou serviço pelo consumidor, podemos antecipar suas necessidades, compreender seus desejos e responder a isso de maneira mais assertiva.

Quando você analisa o comportamento do consumidor na era digital se refere a tentar entender as reações de um cliente já existente ou não, diante de um conjunto de estímulos.

Dessa forma, ao compreender o que ativa esse comportamento, analisando suas atitudes, é possível ter uma ideia mais clara de como melhorar a sua experiência, estimular uma venda ou mesmo fortalecer o relacionamento.

Portanto, o estudo do comportamento do consumidor é bem amplo. Ele se fundamenta nas necessidades primárias de cada um, além de todas as emoções envolvidas.

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Como chamar a atenção do consumidor digital?

Nesse contexto onde o consumidor tem acesso a uma diversidade de possibilidades, chamar sua atenção e lhe mostrar o que ele busca no momento certo é fundamental.

Para isso, é necessário focar nos fatores que influenciam seu comportamento:

  • Necessidades
  • Motivação
  • Personalidade
  • Crenças e percepção
  • Atitudes
  • Contexto familiar, social, cultural e econômico

Nós podemos reunir esses fatores em duas categorias: fatores internos e externos.

Os fatores internos são aqueles relacionados ao processo de decisão de cada um, que seriam: necessidades, motivação, personalidade e percepção.

Por outro lado, os fatores externos que podem influenciar o comportamento do consumidor na era digital são os elementos do ambiente que podem ter uma influência nas suas escolhas.

Na verdade, os fatores internos e externos andam lado a lado, e compreender como esses fatores interagem ao nível de cada grupo de pessoas ou de cada personalidade permite adaptar as suas estratégias de marketing a esse novo consumidor.

infográfico fatores internos e externos

Como é seu cliente na era digital?

Antes de mais nada, o digital impactou diretamente a relação entre clientes e empresas, especialmente pelo uso de smartphones, redes sociais e pesquisas na internet.

As marcas devem estar mais próximas de seus clientes, oferecendo uma experiência mais fluida, e claro, se adaptando à transformação digital.

Além de entender o comportamento do consumidor na era digital, é fundamental desenvolver uma estratégia eficaz, a fim de atender às necessidades desse novo consumidor.

Para isso, as empresas devem se adaptar a esse novo perfil de consumo, que talvez seja o grande desafio da era digital.

Hoje em dia, não basta apenas marcar presença na internet e oferecer um bom produto, é necessário criar engajamento com a marca.

E como fazer isso?

Pessoa escolhendo produtos pela internet

Os consumidores querem respostas rápidas, e se a sua empresa demorar muito para responder, até mesmo por dias, provavelmente seu cliente vai buscar um concorrente.

Independentemente do canal utilizado, seja o site ou as redes sociais, essa agilidade no atendimento vai fazer toda a diferença.

Já está mais do que provado que quanto maior o engajamento do cliente com uma marca, melhor será o relacionamento e mais forte a confiança.

A ideia aqui é trazer o consumidor para perto de você, criando um espaço para deixar um comentário, uma opinião ou até uma sugestão de melhoria.

O comportamento do consumidor na era digital também leva em conta as marcas que se mostram preocupadas com a preservação do planeta.

Logo, empresas que mostram seu comprometimento e apresentam uma proposta inovadora e sustentável, têm grandes chances de alcançar um público bem maior.

 

Com base no estudo do comportamento do seu cliente, tente criar a melhor experiência possível.

Isso vai fazer com que ele volte e até indique a sua empresa para outras pessoas.

É essencial facilitar a navegação e o acesso aos conteúdos.

Para isso, é necessário conhecer bem o comportamento do consumidor na era digital, suas intenções, seus objetivos, de forma a lhe oferecer uma experiência positiva.

Hoje em dia, o consumidor pesquisa em diversos canais antes de tomar a decisão de compra.

Ele acessa o site da empresa, as redes sociais, e-mails…Logo, a sua empresa deve oferecer aos clientes os mais variados canais e que são adaptados à diferentes dispositivos.

Ao realizar qualquer pesquisa, o consumidor digital faz isso principalmente por meio de smartphone ou tablet.

Por isso, a sua empresa deve montar estratégias que se adaptem aos dispositivos móveis.

Conclusão

Ficou claro que a experiência digital se tornou uma peça chave na relação entre empresa e cliente: o processo de compra, a satisfação e a fidelização.

Com base em tudo o que você viu sobre o comportamento do consumidor na era digital, se a sua empresa ainda não se adaptou a esse novo perfil de cliente, o momento é agora!

Aproveite também e leia nossos artigos do blog, o último conteúdo publicado foi sobre: Diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display, ele vai te ajudar nas estratégias de marketing digital da sua empresa.

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