Você sabe o que é branding digital? Como você sabe, branding é um conjunto de características, que formam a identidade de uma determinada marca. 

Portanto, desde a escolha dos elementos e cores do logotipo, a linguagem utilizada até o tipo de método, por exemplo, constituem um branding. Qualquer coisa, que faça o público sentir sobre sua marca.

O branding digital é a aplicação desse conceito na Internet. Nesse caso, todos os elementos, que abrange devem ser incluídos no cenário online. 

Nos dias de hoje, com a retenção do consumidor e mudanças industriais e de varejo, o branding é essencial para aumentar as conversões. Se você ainda não sabe como aplicar o branding digital para aprimorar o desempenho de seu negócio, iremos te ajudar com o conteúdo a seguir.

Veja também: Como fazer inbound marketing para captar leads e aumentar sua base de clientes.

Branding digital: o que é?

Essa forma de gestão da marca é o resultado da combinação dos esforços do branding tradicional com o Marketing Digital. Portanto, estamos falando em trabalhar na consolidação de uma marca totalmente focada e adaptada ao ambiente online.

Como a Internet e os dispositivos móveis, a criação e distribuição de conteúdo de marca se torna mais fácil. Por exemplo, redes sociais como Instagram e Facebook incentivam parcerias, publicidade e veiculação de todo tipo de conteúdo empresarial em suas plataformas.

o-que-e-branding

As práticas do branding digital ou e-branding desempenham um papel nesse sentido. Eles usam plataformas digitais para promover seus produtos e soluções, se conectar com os clientes e, em simultâneo, mostrar suas origens. 

  • Qual é o propósito da sua empresa?
  • Como sua cultura se comunica com os consumidores?
  • Que identidade ela quer mostrar para todo o mercado?

O branding digital deve responder a essas perguntas e provavelmente é uma das principais soluções criativas, que sua empresa precisa. 

Por meio de conteúdos, eventos e ações com o público, essa gestão de marca utilizará todas as plataformas possíveis para se estabelecer digitalmente e conquistar o público.

Branding digital: qual é a sua importância?

Não é segredo, que a Internet abriu possibilidades infinitas para os consumidores. Não apenas a concorrência aumentou, os clientes também se tornaram influenciadores – a difamação e as recomendações tornaram-se mais valiosas.

Além disso, os compradores agora não precisam entrar em contato com você para entender o que você oferece; com um único clique, eles verão o que você oferece e saberão o que precisam. Em outras palavras, as imagens que você passa são mais relevantes!

Portanto, o investimento em branding digital e em agências especializadas neste serviço, tornou-se tão importante. Com ele, você ganha uma vantagem competitiva, pois os compradores podem saber o que você oferece e o que esperam de você – claro, também é mais atraente.

Branding digital: como aplicar?

O primeiro passo em qualquer estratégia de branding bem projetada é entender a marca em profundidade. Para isso, é importante considerar os quatro vetores, que o autor Wally Olins sugeriu:

local de vendas;

A forma como se comportar em qualquer tipo de interação;

Como você diz às pessoas o que você faz;

O que é vendido.

A estratégia de branding terá o início de sua construção a partir disso. É necessário ter um bom conhecimento do conteúdo a ser veiculado, principalmente para quem. 

Uma boa maneira de pensar sobre isso é criar a brand persona e sua buyer persona. Em outras palavras, basicamente responde às seguintes questões: “Se minha marca fosse uma pessoa, como seria?” e “Como seria meu consumidor ideal?”.

A partir daí, você dá-lhes características reais: nome, idade, o que gostam, o que não gostam, onde moram, o que consomem, etc. Isso facilita imaginar como definir as características de sua marca. A partir daí, já é possível considerar os elementos identitários, que afetarão o público. Comece com a visão, liste cores, tipografia e símbolos, que correspondem a imagem da sua marca. 

Checklist-branding

Uma vez selecionada, siga esta identidade de forma unificada e coerente!

Por outro lado, para definir a linguagem de sua marca, considere as palavras, expressões e estilos de fala, que descrevem bem o papel de sua marca e, em simultâneo, seu papel de comprador é consistente com o seu. 

Aplique isso nas suas postagens, respostas de clientes, descrições de produtos, etc. Existe um posicionamento claro da marca. Essa é a forma de atrair consumidores com base em suas prioridades. Posso querer ser a referência por oferecer serviços mais baratos, ser a mais luxuosa e anacrônica. Isso está intrinsecamente relacionado à sua identidade.

Tom

Agora, é preciso considerar uma das partes essenciais, que amarra todo o conteúdo construído até agora: o tom da empresa. Esta é basicamente a personalidade da sua marca: seu propósito, seu valor. 

Existe no reconhecimento visual, posicionamento e linguagem, e é o pilar básico do reconhecimento coerente. É a forma como a empresa interage com o público, que tipo de conteúdo cria e que tipo de imagem transmite. Pode ser amigável, jovem, informativo e técnico; muitas possibilidades!

tom-de-voz-da-marca

Outra ferramenta interessante para fortalecer a imagem da marca é a confecção de mapas de empatia. Permite “entrar” na mente de consumidores ideais, entender seus desejos e fornecer bens, produtos e serviços de maneira que eles se identifiquem.

Melhore os editoriais de conteúdo, que sua marca produzirá e, o mais importante: conte sempre histórias boas. Essa tecnologia, chamada Storytelling, permite que as informações sejam transmitidas aos consumidores de uma forma atraente e compassiva.

Quando as emoções são evocadas, os consumidores participam de sua marca, portanto, se identificam mais com ela. Também pegamos emprestada uma técnica de marketing para pensar nossa estratégia de marca digital: a análise SWOT (FOFA) aplicada à comunicação.

Agora é a hora de melhorar os pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças, que as marcas enfrentam para entender o que é diferenciação, quais são os pontos fracos e onde ela pode chegar nas conversas com os consumidores. Esta é uma boa forma de saber se tudo foi bem aplicado até agora.

ORÇAMENTO