As vendas pela internet são hoje, a aposta de muitos empreendedores.  E também, não é para menos. Afinal, esse é um negócio que cresce cada vez mais. É o que diz a última edição do relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen. De acordo com ele, as vendas no ambiente online cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, em comparação ao ano passado.

Porém, para ter êxito neste setor, é preciso ficar de olho na concorrência, além de traçar boas estratégias.

Portanto, vamos falar neste artigo sobre tudo o que você precisa saber e fazer para aumentar as suas vendas na internet. Acompanhe até o final.

Como alavancar as vendas pela internet

  1. Ofereça uma experiência Omnichannel;
  2. Não ignore o poder dos dispositivos móveis;
  3. Tome cuidado com o abandono de carrinho;
  4. Aproveite as vantagens das mídias sociais;
  5. Invista em um sistema de gestão de alta performance.

Agora vejamos com mais detalhes, cada um desses pontos:

1. Ofereça uma experiência Omnichannel

Para atingir todos os públicos e fazer mais vendas pela internet, é importante criar uma experiência Omnichannel. Ou seja, concentrar os seus esforços em diferentes canais.

Utilize site, redes sociais, e-mail, telefone, apps para celular. Enfim, tudo o que puder para facilitar a experiência de compra do consumidor.  Afinal de contas, antes de tomar uma decisão de compra, eles passam por diversos desses canais. Não só antes, mas depois de realizar a compra também.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja física e virtual de calçados. Você vendeu um par de tênis pela internet, mas o comprador decidiu trocá-lo na sua loja física. Afinal, ele já precisava ir ao shopping onde a loja está localizada.

Percebe a importância de oferecer possibilidades a esse consumidor?

Ter opções torna a experiência dele com a sua marca ainda mais completa.

Tempo de atendimento x conversão

Contudo, quando você se dispõe a ser Omnichannel, precisa estar atento à qualidade e também ao tempo do atendimento.

Além de prestar um bom atendimento em todos os canais, você deve fazer isso em tempo hábil. Assim, terá mais chances de aumentar a taxa de conversão.

Afinal, ninguém quer esperar para ter uma resposta no chat online ou mesmo por e-mail. Logo, se você não esclarecer a dúvida do potencial cliente ou demorar muito para fazer isso, ele buscará outra empresa.

E se você quer ter sucesso com as vendas pela internet, precisa se sair melhor do que seus concorrentes.

2. Não ignore o poder dos dispositivos móveis

Para alavancar as vendas pela internet, considere a popularidade dos dispositivos móveis em sua estratégia. Ainda mais quando a proximidade do brasileiro com esses aparelhos vão além das redes sociais.

É fato que os consumidores estão amadurecendo a relação de confiança com as operações pelo celular. Sem falar na praticidade que ele oferece. Dessa maneira, o público está cada vez mais propenso a fazer compras na internet.

 

3. Como atrair público para o seu site?

E se a sua empresa deseja embarcar nesta tendência, precisa investir para garantir uma experiência simples e segura. Portanto, adapte o seu ambiente digital às telas dos dispositivos móveis. Em outras palavras, torne o seu site responsivo. Assim, o seu público tende a navegar por ele por mais tempo.

Como você já deve ter notado, a concorrência no meio digital é muito grande. Isso significa que não basta vender os melhores produtos. Você precisa acertar na divulgação para que o seu público te encontre.

A princípio, um site atrativo e fácil de navegar já facilita a procura do usuário, evitando o abandono de carrinho. No entanto, há algumas ações infalíveis que você deve adotar a fim de atrair o público para o seu site ou loja online. Confira:

  • Enviar e-mail marketing;
  • Trabalhar a otimização de SEO;
  • Estar presente nas mídias sociais;
  • Criar ofertas exclusivas para os principais clientes;
  • Oferecer cupons de desconto.

3. Tome cuidado com o abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um pesadelo para quem trabalha com vendas pela internet. Isso porque além de dinheiro, foi gasto tempo para que o lead chegasse ao fim da jornada de compra.

De qualquer forma, vale a pena planejar ações para reverter os carrinhos abandonados.  Portanto, é importante monitorar e revisar o funil de vendas para qualificar leads e logo depois conseguir convertê-los em clientes.

Mas, antes de trabalhar esses carrinhos que foram abandonados, tente entender quais motivos causaram essa desistência.  Para isso, utilize o Google Analytics. A ferramenta rastreia todas as ações tomadas pelos visitantes do seu site. Logo, ela permite saber quais foram os produtos que eles visualizaram, bem como os carrinhos abandonados. O Google Analytics vai te dar um panorama do comportamento desse consumidor, ajudando a ajustar as suas estratégias.

Conforme explicamos, as mídias sociais são uma ótima maneira de levar tráfego para o seu site. Por causa disso, você deve aproveitá-las para aumentar as vendas pela internet. Elas podem te ajudar a ter mais proximidade com o público, prospectar e ainda gerar leads.

Além do mais, as mídias sociais também podem ser utilizadas para a criação de ações segmentadas de marketing. O Facebook, por exemplo, é uma rede com alto poder de segmentação e possibilita um grande alcance, com pouco investimento.

As mídias sociais também podem ser usadas em sua estratégia de marketing de conteúdo ou ainda para fortalecer o relacionamento com o público.

Enfim, são infinitas as possibilidades.

5. Invista em um sistema de gestão de alta performance

Para lucrar mais com as vendas pela internet é fundamental ter um sistema de gestão eficiente. Além disso, é necessário usá-lo estrategicamente para ter resultados.

Para começar, precisamos dizer que o relacionamento é um importante diferencial competitivo para o seu negócio. Entretanto, é impossível nutri-lo sem um bom CRM ou software de gestão, Essa é uma das estratégias mais usadas pelos gestores e equipes de vendas de sucesso.

CRM na Venda

O CRM é um instrumento importante, pois automatiza as ações que você deve tomar no relacionamento com o público. Mas ele proporciona mais que isso. Você deve usá-lo como uma fonte de dados, que guiará o seu planejamento. Desse modo, ele acaba auxiliando na criação de metas e na mensuração de resultados. Se você ainda não possui um CRM, saiba que pode levar mais tempo para melhorar suas vendas pela internet.

Para dar o primeiro passo nesse processo, você pode clicar aqui conhecer o RD Station CRM.  Ele vai organizar a rotina comercial da sua equipe.

Por fim, um sistema de gestão de alta performance também diz respeito ao potencial da sua equipe. Ela é responsável por parte do seu sucesso e tende a prosperar quando vende valor, ao invés de preço.

Então, procure avaliar seu produto e encontrar diferenciais competitivos. Volte o seu olhar para o cliente. Tente entender suas dores e suas motivações ao efetuar uma compra.

Assim, não tem erro. Você certamente vai alavancar suas vendas pela internet!


PARCEIROS DIGITAL

ORÇAMENTO