Os Stories definitivamente transformaram o nosso jeito de usar o Instagram, tornando-o algo maior do que só uma rede social para compartilhamento de fotos.  Assim, esse é, hoje, um dos melhores recursos que você pode utilizar para construir a presença digital da sua empresa. 

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Isso porque essa funcionalidade vem ganhando cada vez mais espaço por ter um alto poder de interatividade e engajamento.

Portanto, se você deseja saber como usar as funções do Instagram Stories, para potencializar os seus resultados de Marketing Digital, este conteúdo é para você.

Mídias Sociais – saiba mais

Neste artigo vamos aprender:

  • O que é Instagram Stories?
  • Por que o recurso Stories é o mais forte para trabalhar a presença online da sua marca?
  • Como fazer Stories de sucesso e engajar seu público?

O que é o Stories?

O Stories do Instagram, antes de tudo, é uma funcionalidade que permite postar textos, imagens e vídeos de até 15 segundos que ficam visíveis por 24h.

Inspirado no aplicativo Snapchat,  foi lançado no Instagram em 2016 e logo depois chegou ao Facebook e ao WhastsApp. Seu foco é oferecer aos usuários uma experiência mais próxima, bem como transmitir mensagens curtas e instantâneas.

Enfim, o Stories é sem dúvida, uma estratégia capaz de envolver e atrair a atenção das pessoas. Contudo, você sabe dizer por que ela também se tornou fundamental para qualquer negócio que esteja na internet? É disso que vamos falar no tópico seguinte.

Por que o recurso Stories é o mais forte para trabalhar a presença online da sua marca?

De antemão, ter presença digital é essencial para as empresas atualmente. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e às redes sociais. Nesse sentido, se o seu negócio não está na internet, é como se ele nem existisse.

E por falar em redes sociais, cerca de 400 milhões de usuários estão no Stories diariamente. E de acordo com o próprio Instagram, 80% das contas seguem perfis comerciais.

Já deu pra ter uma ideia da importância desse recurso?  Entretanto, não é só isso.

O Stories é considerado uma boa estratégia para as marcas, porque além de interativo, possui um formato, que permite um rápido consumo de conteúdo. E além de aumentar o engajamento, esses fatores contam muito para a experiência em dispositivos móveis.

Do mesmo modo, o que é compartilhado no Stories ainda passa mais verdade, o que gera mais identificação entre uma empresa e seus seguidores. Isso é bastante comum em publicações, que mostram os bastidores de um determinado negócio, por exemplo. 

Querendo ou não, essa é uma ótima maneira de se fazer presente no ambiente online, além de produzir conteúdo útil sobre o seu produto ou serviço. Sem falar na confiança da marca que, certamente aumentará tendo em vista essa relação de proximidade.

Agora que você já sabe do potencial e da força do Stories, veja a seguir por que você não pode deixar de utilizá-lo em suas estratégias digitais.

Por que devo utilizar o Stories na divulgação do meu negócio?

Resumidamente, listamos alguns bons motivos para você adotar o Stories:

  • Facilita o acesso do público ao seu conteúdo, já que ele estará disponível no topo do feed;
  • Possibilita saber a quantidade de interações, como visitas ao perfil, visualizações, respostas e compartilhamentos. A vantagem é que, com essas informações é possível entender qual tipo de conteúdo oferece mais engajamento;
  •  Permite criar conteúdos diversificados, interessantes e mais dinâmicos;
  • Entrega o seu conteúdo para 100% da audiência, pois, não sofre influência dos algoritmos da rede social.

 Se você chegou até aqui, provavelmente já se convenceu de que o Stories pode sim te ajudar a construir a presença digital da sua empresa. Porém, deve estar pensando em como fazer isso engajando os seguidores.

Como fazer Stories de sucesso e engajar seu público?

Conheça bem sua audiência

Bem, em primeiro lugar, é fundamental conhecer o seu público. Definir a persona é o primeiro passo para fazer Stories de sucesso.  E o bom é que a própria ferramenta pode ajudar com isso. Você pode usar a caixa de perguntas para coletar informações sobre a audiência.

Faça lives

Os vídeos ao vivo estão super em alta e funcionam muito bem para mostrar a rotina dos bastidores da empresa.  Conforme já falamos, esse tipo de post aproxima a sua marca dos seguidores, lembra?

Portanto, aproveite as lives para produzir um conteúdo de qualidade, sem edições. Assim, você terá mais originalidade, uma característica muito valorizada nas mídias sociais.

Aposte em employer branding

O employer branding é uma abordagem que visa a construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. É algo mais elaborado, que envolve os setores de marketing e de RH. No entanto, vale a pena explorar o Stories para mostrar como é a cultura organizacional e a convivência entre os colaboradores.  Quem não quer ver pessoas trabalhando felizes e motivadas?

Logo, essa é uma técnica que pode mudar a forma como o público vê sua marca.

Utilize enquetes

Essa é uma função muito útil para a sua estratégia. Com ela é possível ouvir os seus seguidores, além de saber a opinião deles acerca de determinado assunto. Você pode, por exemplo, fazer enquetes pedindo que eles escolham o próximo post do blog ou até mesmo para saber qual produto eles preferem. 

Responda todas as suas menções

Essa é uma dica simples, mas que faz toda a diferença para o seu engajamento. Isso porque o algoritmo do Instagram prioriza os Stories de contas com as quais o usuário mais interage. Desse modo, é fundamental responder às menções da sua marca, para aparecer ainda mais para os seguidores dela.

Crie um cronograma de publicações

O Stories possui diversas funções que você pode usar a favor da sua empresa. Entretanto, fazer postagens sem organização, de nada adianta. É importante planejar os temas e também os horários dessas publicações. Crie um cronograma de posts, considerando o perfil da sua persona. Você pode utilizar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, como a mLabs, por exemplo, para agendar seus posts e responder mensagens. Assim você poupa tempo e esforço.

E aí, gostou desse post? 

 

Agora que você já sabe como o Stories pode ser um aliado da sua marca na internet, é só aproveitar todos os recursos que ele oferece e ver os resultados chegarem.  


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