Hoje, a criação de sites profissionais é um requisito básico para qualquer negócio.

Isso porque o site não é só uma apresentação visual da sua empresa, mas um canal eficiente para gerar vendas.

Nesse sentido, se você não tem um web site, você ficará de fora dos resultados de uma pesquisa no Google e estará perdendo clientes.

Contudo, não basta ter um site com alta taxa de rejeição.

Acompanhe este artigo e veja como um site de alto desempenho é capaz de reter tráfego e aumentar a conversão.

Por que você deve investir em sites profissionais

A princípio, para ter presença digital, sua empresa precisa de um site institucional.

Afinal, ele carrega as informações mais relevantes do negócio, além de promover produtos e serviços.

Em outras palavras, na era da conectividade, um site profissional é essencial para qualquer modelo de negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Hoje, o consumidor faz tudo online e o site institucional garante que ele encontre sua empresa na internet.

No entanto, para atrair o usuário e mantê-lo navegando em sua página por mais tempo, você precisa da criação de sites profissionais, com recursos que aumentam as chances de conversão.

Como criar páginas de alta conversão

imagem de um funil e um gráfico crescendo para representar o texto sobre sites profissionais

Antes de tudo, a criação de websites deve se pautar em práticas que facilitem a conversão.

Na prática, os sites profissionais devem ser construídos com foco em oferecer a melhor experiência ao usuário.

Em outras palavras, isso significa, sobretudo, que eles devem ser fáceis de usar.

Afinal, a usabilidade é um dos segredos das páginas de alta conversão.

Ou seja, o desenvolvimento de websites deve considerar todos os dispositivos, isto é, criar um site que seja responsivo.

Além disso, também é fundamental entender a jornada de compra para entregar o melhor conteúdo ao usuário, assim como em um blog.

O conteúdo dos sites profissionais também deve ser objetivo e fluido para que você conduza o visitante.

Então, podemos dizer que o conteúdo de um site segue os mesmo parâmetros da criação de landing page, porém com o desafio de organizar uma quantidade maior de informações.

E a propósito, para conquistar o usuário, essas informações devem estar acessíveis em poucos cliques.

Até mesmo porque ninguém espera chegar a um site e ter que procurar a informação da qual precisa, não é verdade?

Por fim, seu site pode ser um dos seus melhores vendedores. Sabia disso?

Mas, para isso, ele ainda precisa conter outros recursos característicos dos sites profissionais.

Confira no próximo tópico.

Como reter o tráfego no meu site

De antemão, o tempo médio de permanência por um usuário em um site é de 40 segundos.

Logo, um dos principais desafios do desenvolvimento de sites profissionais é reter os visitantes por mais tempo na página.

O problema é que essa métrica está relacionada à relevância de um site.

Ou seja, se um usuário acessa um site e o abandona poucos segundos depois, os buscadores entendem que essa página não é relevante para ele.

Nesse caso, não adianta traçar uma boa estratégia de gestão de tráfego orgânico e pago e não trabalhar a retenção.

Embora a usabilidade, como vimos, seja um dos elementos determinantes para ter um site de alto desempenho e reter visitantes, não o único.

Confira agora outros recursos de comunicação que também ajudam a estender o tempo de permanência do usuário e melhorar o desempenho de suas páginas

Adote princípios de Design UX

O Design UX ou User Experience Design tem o objetivo de proporcionar ao usuário a melhor experiência para que ele volte a navegar pelo site de sua empresa outras vezes.

O Design UX inclui fatores como: menu de navegação, layout, identidade visual, conteúdos e até mesmo os sentimentos do visitante.

imagem de um celular mostrando 3 telas representando o texto de sites profissionais

Use chamadas para ação (CTA) em seus sites profissionais

Quando falamos em conversão, os botões de conversão não podem ficar de fora. Eles são essenciais em sua página, pois, levam o visitante a querer conhecer o que vem após o clique no CTA.

Logo, para reduzir a taxa de rejeição do seu site, esses botões devem ser atrativos, específicos e urgentes.

Aposte em recursos interativos como chat online

Outro meio de reter tráfego é com o uso de chat online e botões de WhastApp.

Afinal, esses são recursos de contato que motivam a interação.

Seja através de uma pergunta pela janela do chat que aparece na tela ou de uma mensagem automática que é exibida quando o usuário está prestes a deixar a página.

Sites profissionais com gatilhos mentais convertem mais

Além das táticas que já mencionamos, há outra que funciona muito bem na retenção de tráfego em um site.

Estamos falando dos gatilhos mentais, que são estímulos recebidos pelo cérebro, capazes de direcionar nossa tomada de decisão.

Por isso, essa é uma ferramenta valiosa para a conversão de vendas e também deve fazer parte do desenvolvimento de websites.

Para você ter uma ideia, existem muitos gatilhos mentais que podem ser aplicados em sua estratégia para reter visitantes. Podemos citar escassez, urgência, exclusividade, autoridade, prova social e outros.

Quer um exemplo de como o gatilho mental funciona no site?

Então, vamos usar como exemplo o gatilho da prova social.

Você já viu sites com depoimentos de clientes relatando a experiência que tiveram com a empresa ou com as soluções que ela oferece?

Bem, essa é uma forma de mostrar que a empresa é de confiança e que seus produtos e serviços já foram validados por outros clientes.

Resumindo, é uma boa estratégia para aumentar a conversão, já que estudos comprovam que os consumidores tomam decisões de compra conforme influência de outras pessoas.

Aplique técnicas de CRO

O CRO refere-se a técnicas para melhorar o desempenho do site e aumentar a conversão.

O objetivo é fazer com que as pessoas realizem alguma ação, como preencher um formulário no site.

Desse modo, a estratégia de CRO também deve pensar na experiência do usuário, considerando desde um ajuste no texto, de um botão, até o layout da página.

Além disso, há outros aspectos que podem ser otimizados:

  • arquitetura da página;
  • velocidade de carregamento;
  • call to action;
  • conteúdo;
  • cores;
  • fontes;
  • tipo de informação;
  • fluxo de páginas;
  • formulários;
  • títulos;
  • URL;

E então, você achou difícil ter um site profissional de alto desempenho?

Realmente, são muitos os pontos de atenção.

Mas, com o trabalho de uma agência digital especializada, você pode sim ter um site focado em conversão.

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