Desde já, saber fazer SEO para e-commerce é fundamental se você quer atrair um público qualificado sem gastar um centavo. Você sabia que isso é possível?

Segundo o e-commerce Brasil, só o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas mensais. Impressionante, não é verdade?

Entretanto, à medida que as operações de e-commerce no Brasil crescem, a concorrência fica ainda mais acirrada. Desse modo, apenas terão destaque as empresas que fazem o melhor uso das estratégias de atração e vendas.

Mas, não precisa se preocupar, pois, vamos te ajudar nessa jornada. Continue a leitura e descubra como fazer SEO para os seus produtos. Além disso, separamos algumas dicas de otimização de SEO para e-commerce. Veja logo a seguir.

Desde já, saber fazer SEO para e-commerce é fundamental se você quer atrair um público qualificado sem gastar um centavo. Você sabia que isso é possível?

Segundo o e-commerce Brasil, só o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas mensais. Impressionante, não é verdade.

Entretanto, à medida que as operações de e-commerce no Brasil crescem, a concorrência fica ainda mais acirrada. Desse modo, apenas terão destaque as empresas que fazem o melhor uso das estratégias de atração e vendas.

Mas, não precisa se preocupar, pois, vamos te ajudar nessa jornada. Continue a leitura e descubra como fazer SEO para os seus produtos. Além disso, separamos algumas dicas de otimização de SEO para e-commerce. Veja logo a seguir.

O que é SEO?

Um dos maiores objetivos dos gestores de e-commerce é ter a sua página entre as primeiras posições do Google em uma busca orgânica.

Logo, é para isso que serve o SEO para e-commerce.

 O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que conduzem o usuário à melhor experiência no ambiente digital.

Por que o SEO para e-commerce é importante?

Agora que você já sabe o que é SEO, saiba que SEO para e-commerce é uma das táticas mais importantes para melhorar vendas online.

Assim, com a otimização de SEO, a sua loja virtual tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google. Em outras palavras, você terá mais oportunidades de negócios. Afinal, a maioria das pessoas usa o Google para fazer pesquisas, focando apenas nos resultados da primeira página.

Em síntese, o SEO para e-commerce é importante porque com ele você poderá:

  • Conquistar a confiança do usuário, por solucionar um problema dele;
  • Atrair tráfego orgânico, sem investir nada em mídia;
  • Atrair tráfego qualificado; o que significa ter pessoas realmente interessadas em seu conteúdo;
  • Ganhar autoridade no mercado e destaque em meio à concorrência.

Como fazer SEO para e-commerce: técnicas de otimização

  • Palavras-chave

Inicialmente, a otimização de SEO para e-commerce deve começar pela escolha das palavras-chave corretas. Isso porque elas responsáveis por fazer com que o usuário te encontre no Google. Logo, faça a pesquisa de palavras-chave considerando o funil de vendas.

Logo depois de escolher a palavra apropriada, é possível gerar milhares de visitas ao seu site de forma orgânica. Entretanto, o usuário deverá encontrar o que busca. Caso contrário, seu site poderá sofrer punição.

IMPORTANTE: Seu site deve atrair tráfego em todas as etapas da jornada de compra. Portanto, utilize palavras Head Tail e Long Tail.

As palavras tipo Head Tail são indicadas para o consumidor que ainda está em início de pesquisa. Por outro lado, as  Long Tail são ideais para aquele que já está mais decidido.

  • Títulos das páginas

Agora que você já sabe quais palavras-chave usar, basta colocá-las nas suas páginas para melhorar o SEO para e-commerce. Mas fique atento, pois o Google precisa entender o assunto principal.

Portanto, o título (tag

SEO para e-commerce: dicas avançadas

Depois de conhecer as estratégias mais básicas de SEO, confira algumas ações avançadas que vão te ajudar a converter mais.


Páginas completas

Saiba que existem diversos formatos de conteúdos. A dica é aproveitá-los para manter o usuário na sua página por mais tempo. Alguns exemplos desses recursos são descrições, imagens, detalhes técnicos, sugestões de uso, guias de compra, demonstrações, vídeos, avaliações, comparativos, perguntas e respostas, dentre outros.


Arquitetura do site

A arquitetura do site diz respeito à organização dele. Ele deve oferecer uma navegação rápida e intuitiva ao usuário. Portanto, planeje as categorias e subcategorias de forma que haja um caminho lógico para chegar a todas as páginas do site.

E então, gostou do artigo?

Precisamos dizer que essas dicas de SEO para e-commerce traz técnicas de um processo que deve ser contínuo. Ou seja, você precisa estar sempre atento às estratégias e ao seu posicionamento para vender mais na internet.  Isso porque o mercado está em constante transformação. Sempre há novas tendências e novas práticas de otimização. Mas, o mais importante é o foco em melhorar a experiência do usuário na sua página. Faça isso e mais consumidores comprarão de você. 


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