Qual é a quantidade de leads ideal para sua empresa bater a meta de vendas?

Será que quanto mais leads você gerar, mais vendas você vai fazer?

Bem, o os resultados de uma prospecção não dependem apenas dos números, mas também da qualidade dos contatos captados.

Ou seja, é claro que ter muitos leads aumenta as chances de você vender mais, mas só isso não é suficiente.

Afinal, ter uma base com contatos comerciais pouco ou nada qualificados obriga a empresa a investir mais tempo e recursos para deixar o prospect pronto para fechar o negócio.

No entanto, existem estratégias que você utilizar para obter leads qualificados e melhorar os resultados de vendas.

Ficou curioso e quer saber mais?

Acompanhe!

Entenda a jornada do lead no funil de vendas

Mais adiante vamos te mostrar como você pode aumentar a quantidade dos leads de qualidade.

Mas antes, veja como funciona a evolução do potencial cliente no funil de vendas.

A princípio, o funil de vendas é um modelo usado para representar as etapas pelas quais o lead passa, desde o primeiro contato com a empresa até efetuar a compra.

De maneira simplificada, à medida que os consumidores passam pelo funil, a quantidade de leads vai diminuindo – assim como em um funil de verdade.

Ou seja, a cada etapa, apenas uma parte se aproxima, de fato, da compra.

qualidade-dos-leads

Mais adiante vamos te mostrar como você pode aumentar a quantidade dos leads de qualidade.

Mas antes, veja como funciona a evolução do potencial cliente no funil de vendas.

A princípio, o funil de vendas é um modelo usado para representar as etapas pelas quais o lead passa, desde o primeiro contato com a empresa até efetuar a compra.

De maneira simplificada, à medida que os consumidores passam pelo funil, a quantidade de leads vai diminuindo – assim como em um funil de verdade.

Ou seja, a cada etapa, apenas uma parte se aproxima, de fato, da compra.

Para o marketing, a “boca” é chamada de topo do funil e representa todas as pessoas que entraram em contato com a marca, como por exemplo, as pessoas que visitaram o seu site.

Elas provavelmente chegaram à sua página graças a alguma estratégia de atração.

Mas entre essas pessoas, é preciso filtrar aquelas que realmente têm interesse na solução que sua empresa oferece.

Como fazer isso?

Para isso, é necessário criar uma tática de geração de leads e, assim, captar o contato das pessoas em troca de algo que tenha valor para elas.

Nesse sentido, a pessoa que fez o cadastro e deixou seus dados, certamente tem um interesse maior e já é considerado um lead.

É a partir desse momento que sua empresa deve começar a nutrição de leads, isto é, criar uma aproximação com o potencial cliente e enviar conteúdos que os ajudem a tirar suas dúvidas.

É quando o time de marketing aborda os leads para estreitar o relacionamento com eles e ganhar sua confiança.

Mas quais desses leads já estão prontos para receber o contato da equipe de vendas?

Quantidade de leads qualificados X leads não-qualificados

Agora é hora de fazer a qualificação de leads e passar para o time de vendas aqueles que estão mais maduros e próximos da compra. 

Para isso, as equipes de marketing e vendas analisam as interações do lead com a empresa.

O marketing avalia as páginas visitadas pelo lead, materiais ricos baixados, e-mails abertos e Lead Scoring para definir se ele está qualificado para marketing (MQL) e se já pode ser mandado para a equipe de vendas.

Logo após receber o lead, o time de vendas avalia suas informações para definir se o cliente tem fit com o produto/serviço.

Se aceito (SAL), a equipe de vendas vai considerar o lead uma oportunidade, que será abordada de maneira efetiva.

Ou seja, com um lead qualificado para vendas (SQL), o objetivo da equipe é fechar negócio.

Portanto, é importante que a empresa atraia leads que tenham mais facilidade de avançar pelo funil de vendas, sem muitas objeções.

Veja a seguir, como conseguir isso.

Como aumentar a quantidade de leads qualificados

Agora que você já entende a importância de gerar leads qualificados para ter melhores oportunidades de negócio, veja três estratégias para fazer isso:

1.Produza conteúdos técnicos para aumentar a quantidade de leads qualificados

Tendo contato direto com conhecimento técnico e prático sobre a solução que sua empresa oferece, há mais chances de atrair um lead qualificado, que perceba valor no produto ou no serviço.

2. Utilize palavras-chave de cauda longa

Ao produzir conteúdo ou criar campanhas de anúncio nos mecanismos de busca, use as long-tail keywords.

Como são termos mais específicos, eles indicam uma intenção de busca mais direcionada.

Desse modo, há mais chances do público se interessar em um conteúdo específico sobre o que eles estão pesquisando.

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3. Segmentação de campanhas e redes sociais

Você também pode aumentar a quantidade de leads criando um relacionamento com os potenciais clientes nas redes sociais.

Uma boa maneira de fazer isso é criando campanhas de tráfego para blog posts de conteúdos relevantes para fomentar discussões em torno do seu produto ou serviço.

Conforme você viu neste artigo, gerar contatos comerciais qualificados é muito mais vantajoso do que trazer uma grande quantidade de leads com pouco potencial de compra ou sem nenhum fit.

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Neste caso, podemos afirmar com certeza que ter qualidade é melhor que ter quantidade.

 Contudo, não podemos negar que o cenário ideal para que sua empresa possa se desenvolver com rapidez é ter uma grande quantidade de leads de alta qualidade.

Como está a geração de leads em sua empresa?

Você tem muitos contatos comerciais, mas poucos convertem em clientes?

Então, você precisa rever suas estratégias – uma boa agência de marketing digital pode te ajudar com isso.

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