O definição do público-alvo é uma variante fundamental em uma estratégia de Google Ads 

Afirmamos isso porque fazer a segmentação por público alvo no Ads pode melhorar e muito o desempenho da sua campanha.  

Assim, você pode, por exemplo, segmentar grupos de anúncios por público-alvo. Com isso é possível atingir pessoas a partir dos hábitos e interesses dela. Ou ainda com base no que elas procuram e como interagem com a sua marca. 

Neste artigo, vamos abordar a segmentação de anúncio por público alvo no Google Ads. Portanto, acompanhe até o final e saiba como configurar suas campanhas para ter um bom resultado.  

Neste artigo você vai ver: 

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Como segmentar no Google Ads?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o AdWords é a plataforma de publicidade do Google. 

Com um alto poder de segmentação, apresenta várias formas diferentes de configurar um anúncio ou link patrocinado, além da otimização por público alvo. 

Desse modo, o objetivo dessa configuração é exibir sua empresa às pessoas certas. Ou seja, seus possíveis compradores. E de preferência, nas primeiras posições das páginas de busca. 

Logo, utilizar o Ads em sua estratégia de marketing digital é vantajoso, pois, garante um rápido retorno sobre o investimento. 

Para entender as formas de encontrar seu público alvo dentro do Google Ads, confira este vídeo do Adriano Gianini, especialista em Marketing Digital.


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Como potencializar os times de marketing e comercial


Quais os principais tipos de segmentação por público alvo?

Criar uma campanha de anúncios no Google Ads pode parecer simples. No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso entender como funciona a segmentação dentro da ferramenta. Veja em seguida, duas formas de segmentar seu anúncio. 

  1. Segmentação por público alvo – define as pessoas que verão seus anúncios 
  2.  Segmentação contextual  – define onde seus anúncios serão exibidos 

Além dessas duas formas, há ainda a segmentação demográfica, que ajuda a adquirir um alcance amplo, caso seja necessário. 

Segmentação demográfica

Veja algumas opções de segmentação demográfica: 

Sexo: “Feminino”, “Masculino” e “Desconhecido”. 

Idade: de “18 a 24 anos” a “65 anos ou mais” ou “Desconhecido”. 

Status dos pais: “Pai”, “Não é pai” ou “Desconhecido”. 

Renda familiar: de “Top 10%” da população com maior renda a “Menor 50%” ou “Desconhecido”. 

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Segmentação por público alvo

A seguir, confira algumas configurações que permitem alcançar um público específico: 

Público alvo de remarketing 

 Pessoas que já interagiram com a sua marca. 

Crie pelo menos três audiências: todos os visitantes, conversões e não conversões. Se milhares de usuários por dia visitam seu site, também é possível segmentá-los com base nos produtos que eles visualizaram. 

 Primeiro de tudo, você precisa vincular seu canal do YouTube à sua conta do Google Ads. Depois disso, crie públicos alvo que incluam os espectadores dos seus vídeos, todos eles ou específicos, como achar melhor. 

 O público alvo também pode ser agrupado conforme os usuários que instalaram seus aplicativos em seus dispositivos.  

 Para criar audiências com base nos dados do CRM, você precisa solicitar ao gerente da conta o acesso ao recurso ‘correspondência do cliente. Logo depois disso, você pode criar audiências com base nos endereços de e-mail, números de telefone e outras informações de contato dos clientes. 

 São pessoas que possuem características semelhantes às das listas de públicos alvo de remarketing existentes. 

 Você pode combinar vários atributos para criar um público específico. Dessa forma, você pode, por exemplo, agrupá-los nas características de suas personas que representam segmentos de seus públicos alvo.  

Interesses de curto prazo

Públicos-alvo no mercado​

Pessoas que desejam comprar um produto de uma das categorias pré-criadas pelo Google.

Públicos-alvo no mercado​

 Seu próprio público-alvo “no mercado”. Você pode usar  palavras-chave que descrevam seu produto, URLs que clientes em potencial possam visitar e vídeos do YouTube que eles possam ter assistido (cerca de 15 no total). 

Eventos de vida

 Essa segmentação está disponível apenas em canais de propriedade do Google (como YouTube ou Gmail). Existem alguns públicos pré-definidos em algumas categorias, por exemplo, criação de negócios, casamento, mudança, aposentadoria. 

Segmentação por interesses e hábitos a longo prazo

Público alvo de afinidade:  Este é um recurso amplo de segmentação que permite agrupar pessoas por interesses ou até mesmo por hábitos de uma das categorias já criadas pelo Google.  

Públicos-alvo de afinidade personalizados: Ele permite expandir o alcance das campanhas, estabelecendo uma boa presença online com melhor custo-benefício.

Segmentação Contextual

Conheça agora os tipos de segmentação contextual: 

Palavras-chave: Essa forma desatualizada de segmentação foi substituída pela segmentação por público-alvo com intenção personalizada. 

Tópicos (ou temas): Este tipo tem um amplo alcance, porém pode ser um pouco impreciso 

Canais: Já este, oferece uma segmentação mais precisa do que os tópicos. É benéfico para segmentar seus anúncios para canais específicos do YouTube.  

Segmentação por expansão

Esta opção serve para aumentar automaticamente o alcance de um grupo de anúncios. Ela deve ser ativada preferencialmente depois que você tiver um bom resultado com esses anúncios.

Quais os objetivos que você pode alcançar com a segmentação de público alvo?

Com tantas opções para segmentar o seu público alvo, tenha em mente todos os seus objetivos antes de configurar suas campanhas do Google Ads 

Isso porque fica mais fácil chegar até o resultado esperado, se você tem clareza das suas metas. 

E afinal, quais metas você pode atingir com a segmentação de público alvo? 

Listamos a seguir: 

  • Aumentar o tráfego do site;  
  • Conseguir leads qualificados; 
  • Vender mais; 
  • Melhorar o alcance e reconhecimento de marca 

Por fim, as segmentações por público alvo, permitem uma mensuração de resultados mais precisa. Além disso, é uma tática que auxilia na criação de campanhas bem estruturadas. 

Portanto, é uma maneira eficiente de manter o controle sobre os custos e resultados a fim de obter retornos ainda mais atrativos para o seu negócio. 

Ainda não começou sua estratégia no Google Ads? Então aproveite as informações que trouxemos neste artigo para começar a segmentação de público agora mesmo. 

E caso precise de uma força, nós podemos te ajudar. A Agência Digital Experience é especializada em campanhas de Google Ads e combina juntamente com os anúncios, outras técnicas eficientes para alavancar o seu negócio.  

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