Vejamos o planejamento comercial da sua empresa como anda.

Você tem uma visão clara sobre onde quer chegar?

Sabe qual caminho tomar para atingir seus resultados de venda mais rápido?

Se você disse “sim”, certamente você já sabe quanto o seu time precisa vender para ter um crescimento sustentável.

Mas se a resposta foi “não”, é sinal de que você não tem um plano a seguir.

Nesse caso, é provável que você tenha dificuldades para apontar a melhor direção para o negócio.

Afinal, para conseguir fazer isso, é necessário que haja um alinhamento entre as estratégias comerciais e o esforço para atingir o objetivo.

Ainda não te convencemos da importância de planejar as vendas?

Então, continue a leitura e confira cinco razões para desenvolver o planejamento das vendas de sua empresa agora mesmo!

planejamento comercial

Fazer planejamento comercial para quê?

Antes de tudo, o planejamento em vendas é um documento com ações e estratégias para aprimorar as etapas do processo de vendas.

Em outras palavras, é uma espécie de guia que ajuda o time de vendas a conseguir melhores resultados em menos tempo.

Mas ao contrário do que muitos pensam, planejamento comercial e planejamento estratégico não são a mesma coisa.

O estratégico orienta as ações para a empresa, como um todo, enquanto o comercial foca apenas na área de vendas.

De todo modo, os dois têm a mesma finalidade: aumentar as vendas e garantir a competividade do negócio.

No entanto, para que o plano comercial funcione, é preciso considerar fatores internos e externos, além de todo o trabalho envolvido para chegar ao objetivo definido.

Por exemplo, você deve levar em conta diversos aspectos, como:

  • Capacidade produtiva;
  • Estrutura da equipe de vendas; 
  • Investimentos em marketing;
  • Tecnologias focadas em vendas; 
  • Nicho; 
  • Tamanho do mercado; 
  • Concorrentes;
  • Treinamento dos vendedores;
  • Gestão comercial;
  • Indicadores de performance;

Afinal, por que você precisa de um planejamento comercial?

Em primeiro lugar, ter um planejamento para a área comercial é indispensável para gerar mais receita e fazer a empresa crescer.

Ainda mais se você tiver um plano integrado de marketing e vendas.

Além disso, existem outras razões pelas quais você deveria adotar essa ferramenta.

Confira as 5 principais:

Planejar as ações ajuda a empresa a encontrar oportunidades no mercado.

Assim, ela tem mais chances de ter uma posição de destaque em relação aos concorrentes.

E por falar em concorrência, é importante monitorar e analisar as táticas de outras empresas do mesmo segmento.

Desse modo, você pode identificar as forças e fraquezas do oponente e usá-las a seu favor, para melhorar o seu negócio.

Conforme sabemos, toda empresa espera vender mais e, assim, aumentar o faturamento e crescer.

Porém, é preciso pensar na manutenção do negócio.

Ou seja, priorizar a saúde financeira para que a empresa cresça de maneira sustentável.

No entanto, isso só é possível se a empesa tiver um plano bem estruturado e um time de vendas engajado.

funil de vendas é uma ferramenta que precisa de um cronograma.

Afinal, é necessário garantir que os prazos de cada etapa do funil não estourem.

Caso contrário, o trabalho conjunto dos setores de marketing e vendas não será eficiente.

Dito isso, o ideal é que o vendedor não gaste tempo demais em um só cliente.

Muitas vezes, isso ocorre por falta de planejamento e não porque o prospect tem maiores restrições para avançar no funil.

Resumindo, se o vendedor tem um cronograma bem definido em mãos, ele tem um maior controle para conduzir o prospect ou lead até a compra.

Quer mais um motivo para planejar suas vendas?

Então aqui vai mais um!

O planejamento permite melhorar o processo comercial, isto é, oferecer aos consumidores produtos cada vez melhores, além de uma experiência mais positiva.

Com isso, você tem clientes mais satisfeitos e propensos a fecharem mais negócios com sua empresa.

planejamento comercial

Neste conteúdo você viu a importância de construir um plano de vendas.

Com essa ferramenta, você pode assegurar duas coisas:

Em primeiro lugar, que sua empresa irá alcançar seus objetivos.

 Isso é fato!

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Em segundo lugar, que você estará preparado para enfrentar qualquer problema que possa vir a atrapalhar suas vendas.

Então, se você ainda não tem um planejamento comercial para sua empresa, sugerimos que você corra para desenhá-lo.

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