Sobretudo, se você atua em um mercado concorrido e precisa levar o seu site a outro nível de desempenho.
Ou seja, estou falando de técnicas orientadas a resultados.
Afinal, elas farão sua estratégia de busca orgânica aumentar de fato o tráfego do seu site e o número de conversões em oportunidades de vendas.
Assim, você terá crescimento real do seu negócio.
Para conhecer essas táticas de otimização, acompanhe!
Por que e como otimizar SEO?
Certamente, você já sabe que o Google SEO Search Engine Optimization é uma das melhores formas de atrair clientes.
Afinal, esse é um assunto recorrente aqui no blog.
No entanto, a Otimização de SEO vai além da escolha de uma palavra-chave.
Ou seja, existem outras estratégias para otimização de busca que você não pode ignorar, se quiser ocupar as posições mais altas nos resultados do Google.
Veja a seguir por que:
A otimização de SEO gera mais tráfego
Para começar, por que todo site deseja aparecer no topo do buscador?
Para receber mais cliques e visitas, é claro.
Afinal, isso melhora os resultados orgânicos de SEO. Ou seja, mais contatos comerciais.
Uma estratégia de SEO bem desenha pode melhorar muito a capacidade de conversão do time comercial. São só benefícios.
Contudo, a técnica de SEO é um trabalho de detalhes e a longo prazo, por isso, é precisa construir com muita maturidade e seriedade, para que os resultados sejam positivos.
Assim, mais pessoas visitam o site em busca das soluções que sua empresa oferece.
E o melhor, visitas de qualidade aumentam a relevância do domínio, que por ser mais relevante, passa a ficar nas primeiras páginas e posições do Google com mais facilidade.
Conforme dissemos, com o SEO mais usuários vão visitar o seu site. Logo, você também terá mais leads, qualificado, o que é ainda melhor.
Assim, serão mais oportunidades para nutrir. Sem falar nas chances a mais que você terá para convertê-los em cliente.
Entendeu a importância de fazer SEO para sites
Diferencia sua empresa das concorrentes
Além disso, fazer uma otimização de SEO para alta performance, destaca seu negócio e empresa da concorrência.
Como resultado, você terá mais vantagem competitiva, o que não é nada mal hoje em dia, certo?
E então, viu só porque você não pode ficar apenas no básico do SEO.
Como melhorar o SEO de um site?
Agora que você já sabe das vantagens do SEO de performance, veja algumas técnicas que não podem faltar durante a otimização do seu site.
Use palavras de intenção de busca do usuário
Antes de tudo, entenda como o seu usuário ou público-alvo pesquisa pelos termos mais usados em relação ao seu negócio.
Dentre os termos, tente incluir aqueles que indicam uma intenção de contratação, como por exemplo, “Agência de SEO Preço”.
A palavra “preço” indique que o usuário tem real interesse no serviço.
Assim, ao escrever o conteúdo do seu site, use palavras-chave que mostram o que sua persona tembuscado no Google.
Entretanto, saiba que o buscador mais famoso é inteligente o bastante para saber as intenções de busca ou de compra do usuário.
Isso significa que, você não precisa otimizar, repetindo a palavra-chave várias vezes no texto.
Em vez disso, use termos e variações que são sinônimos.
Assim, você não força a barra, usando exatamente a mesma palavra.
Sem contar que torna a experiência de leitura e pesquisa mais agradável para quem está navegando no site.
Desenvolva uma página para cada produto ou serviço
Agora que você já otimizou o conteúdo do site, é hora de pensar se ele está estruturado conforme as boas práticas do SEO.
Isto é, se a arquitetura de informações proporciona a melhor navegabilidade ao usuário.
Para que ele encontre com facilidade o que procura, crie uma página para cada produto ou serviço que você oferece.
Afinal, segundo a lógica SEO, os robôs do Google costumam aumentar a relevância do seu site quando ele tem um conteúdo organizado.
Portanto, além de criar uma página exclusiva para cada produto ou serviço, trabalhe um bom título, uma boa meta description, had tags bem colocadas, e usabilidade impecável.
Na otimização de SEO, crie páginas com no mínimo 600 palavras
Agora você já definiu o termo chave e já tem todas as páginas individuais do site de acordo com as soluções. Ótimo trabalho!
Então, é hora de produzir o conteúdo.
Nesse sentido, é importante dizer que cada página deverá ter uma palavra-chave correspondente ao produto ou serviço.
Além disso, saiba que o conteúdo deverá ter uma quantidade mínima de 600 palavras para rankear.
Porém, é preciso elaborar um texto bem feito e de qualidade.
Ou seja, que atenda a necessidade do usuário, de forma original.
Para isso, vale usar recursos como imagens, vídeos e gráficos para complementar a informação.
Isso porque o Google analisa a popularidade de um site de acordo com os links que ele recebe.
Assim, quanto mais links externos apontarem para o seu site, melhor o posicionamento dele nas páginas de resultados.
Portanto, é importante desenvolver estratégias consistentes de criação backlinks.
Há várias maneiras de fazer isso. Um bom exemplo é divulgando seus artigos e opiniões em mídias sociais.
Afinal, você estará expondo seu site para um grande número de pessoas que, aos poucos, compartilharão seus artigos e links nas redes.
Analise os seus concorrentes
Por fim, durante o processo estratégico de otimizações de SEO, não deixe de fazer uma análise da concorrência.
Assim, você pode entender o que eles estão fazendo e quais deles estão rankeando nas SERPs.
Mas, por que fazer isso?
Bem, primeiro para saber quais as estratégias eles estão usando.
Em segundo lugar, para ajustar possíveis falhas nas suas táticas de otimização de SEO.
No mercado, existem ferramentas que podem te auxiliar nesta importante tarefa de analisar a concorrência.
A SEMrush, por exemplo, é uma das mais completas.
Com ela, você pode pesquisar palavras-chave e fazer relatórios com volume de busca e tráfego.
Além disso, é possível observar relatórios dos concorrentes através da URL do site e entender quais palavras-chave eles usam para rankear nas páginas dos mecanismos de busca.
Gostou do conteúdo com as dicas de SEO?
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