Vision Pro: óculos de realidade aumentada que promete um modelo de vida híbrido entre on e off-line está aí

E para você o marketing ainda significa redes sociais e organização de festas na empresa

os óculos de realidade aumentada, foram lançados esta semana, pela gigante Apple, e prometem uma interação entre mundo online e offline diferente de tudo que já conhecemos.

O Vision Pro, como foi batizado, vem com a ideia de colocar no ar aquilo que a Meta, já vem se preparando há algum tempo para fazer: o mundo híbrido. Em que o online se mistura na nossa realidade, tornando tudo mais próximo.

Nesta altura desse texto, você pode estar se questionando: – Tá bom, Diene, mas o que tem de novo nisso, já que os óculos de realidade virtual já estão por aí há algum tempo?

Vou explicar melhor para vocêO

óculos realidade aumentada

Foto: site Apple 

O que é o Vision Pro - óculos de realidade aumentada: a introdução da computação espacial no mercado

No passado, os engenheiros de inovação da Apple mudaram a forma com que a sociedade se relacionava com o desktop, trazendo a versão portátil, que você pode levar para qualquer lugar, os Mac Books. Com isso, essa empresa inovadora mudou o mundo e deu sua bela contribuição para o crescimento e avanço tecnológico.

Também tivemos a revolução dos smartphones. Mais uma grande mudança não só estética entre os aparelhos, mas também, de comportamento dentro da sociedade. O celular passou a ser um “computador de bolso”, fazendo muito mais do que apenas permitir que pessoas distantes se comunicassem. Hoje, os celulares estão em nossa rotina mais que qualquer outro dispositivo eletrônico. Mas ainda há uma separação entre vida on e off.

O conceito de computação espacial vem para mudar o comportamento social novamente. Vem para que você passe a integrar os dois estilos de vida de tal forma, que um não será mais tão diferente do outro. Será o mundo híbrido, em visualização 3D. Você conseguirá estar presente “fisicamente” um almoço de família, mesmo há 10 mil quilômetros de distância. Os episódios da série “Black Mirror” teriam se tornado realidade?

Parece exagero? Então veja o lançamento, neste vídeo do Canaltech.

O que a realidade aumentada tem a ver com o Marketing Digital?

Nós estamos falando aqui de um novo comportamento social. Uma vida hibrida, o que significa, um comportamento de compra no mundo online muito mais potencializado.

O céu é o limite, agora, meus amigos. Já imaginou no futuro, provavelmente bem próximo, seu cliente andar em sua loja virtual, como se ele estivesse caminhando em sua loja física?

Imagine, os grandes estão se preparando para este nível de experiência com o usuário e você, sequer, tem um site que se adapta ao mobile.

A Era da experiência no digital

Já estamos há alguns anos falando que a moeda de ouro no mercado digital é a experiencia do usuário. Toda essa corrida de inteligência artificial, computação espacial, realidade aumentada possuem um único objetivo: uma grande marca causando uma experiência no usuário ainda melhor de que a marca concorrente. É um caminho sem volta e os que demorarem mais para se adaptar não vão sobreviver.

De modo geral, nós sabemos que esse tipo de tecnologia demora atingir às massas. O que é bom para quem ainda está na fase de entender o comportamento de compra pelo mobile; bom para quem ainda não entendeu que a jornada de compra, hoje em dia, não é linear e precisa explorar a realidade omnichannel; bom para àqueles que, mesmo de maneira tardia, entenderam que ou entram com suas marcas no marketing digital de forma estratégica ou se preparam para o fim delas. Significa que, ainda dá tempo.

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Dicas de como se preparar para a nova era do do óculos de realidade aumentada no marketing na internet

Como especialista de marketing digital, com 10 anos de experiência, reconheço um padrão que sempre nos ajuda a entender os melhores caminhos e poder jogar melhor esse jogo acelerado. Vou compartilhar com você:

É sério, e não estou falando de dados demográficos. Estou falando de comportamento. Saiba exatamente qual é a jornada que seu usuário trilha antes de comprar de você. Sabendo com clareza este comportamento, quando o seu usuário começar a mudar as preferências, você vai diagnosticar por meio dos dados e saberá como agir para continuar causando uma boa experiência para ele.

O branding digital é mais do que colocar sua marca nas redes sociais. É mostrar para seu público que ele pode contar com você em qualquer canal que ele prefira e escolha para estabelecer uma comunicação. Trata-se de vivenciar no ambiente online a missão, visão e valores do seu negócio. Se você ainda não começou essa construção de valor, comece. Você já está em atraso.

Atenção! O marketing não é o setor que trabalha redes sociais, este é o social media, que faz parte do marketing.

O marketing não é o setor que trabalha inclusão e comunicação entre os colaboradores, este é o RH com suporte da comunicação interna, que também faz parte do marketing.

O marketing de verdade é pesquisa, é informação. O marketing que vai fazer sua empresa dar um salto na própria história, é aquele capaz de unir seu propósito enquanto empresa, com a necessidade de solução de problemas do seu cliente.

Para isso, requer ação de planejamento, dados estruturados, pesquisa, informação, análise, inteligência. Pare de tratar o marketing da sua empresa com mediocridade ou terá, de fato, um resultado medíocre.

Entender o jogo significa que você sabe as flutuações que o seu mercado de atuação sofre. Significa que você entende como seu concorrente se movimenta e que você tem planos de ação para lidar com essas duas coisas. Se ainda não está nesta fase, acelere. Entenda seu concorrente, tenha um mapeamento completo de como ele consegue tomar os clientes de você. Saiba as suas fraquezas e as dele. Saiba as suas forças e as dele. Esse tipo de informação é capaz de te ajudar a ganhar pontos e se destacar em um mercado de muita disputa.

Agora que te entreguei alguns pontos importantes para começar a mudar a realidade do marketing estratégico dentro da sua empresa, está na hora de começar a repensar o plano de ação e projetar os passos seguintes.

Não deixe para amanhã, pois a lentidão para tomada de decisão hoje, pode decretar o fim da sua marca no futuro.

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