Tem-se falado muito, hoje em dia, sobre inserir um negócio na internet, mas você sabe realmente quais são as possibilidades que o marketing digital proporciona para sua empresa? Você sabe como uma agência de marketing digital pode te ajudar?
O marketing digital é uma ferramenta extremamente poderosa e versátil que oferece muitas vantagens para quem deseja levar seu negócio para o mundo online. Uma agência de marketing digital, é uma empresa que pode te ajudar a implementar as estratégias mais assertivas para alavancar o crescimento do seu negócio.
Ela, também, pode fornecer insights valiosos sobre o mercado e a concorrência, além de monitorar e medir os resultados para garantir que o projeto esteja sempre no caminho certo.
O mercado está mudando e muitos empreendedores se viram obrigados a repensar suas estratégias de marketing. Alguns que não estavam presentes na internet passaram a investir em campanhas online, outros que já tinham uma rotina no digital, reforçaram ainda mais a presença nas redes sociais; e alguns poucos que viam o marketing digital como uma tendência, passaram a investir de forma mais consistente.
Independentemente de qual dessas três situações você se encaixa, uma coisa é certa: o marketing digital é cada vez mais relevante para os negócios. Pesquisas apontam, por exemplo, que mais de 93% dos brasileiros vão até a internet buscar informações sobre um produto ou serviço, antes de decidir sobre comprá-lo ou não.
Mas será que é só cadastrar sua empresa em algumas ferramentas e pronto, já será o suficiente para aparecer para seu público na internet?
Absolutamente não! Com cada vez mais negócios apostando no mundo online, pensar estrategicamente é o grande diferencial. E é, justamente com isso, que uma agência de marketing digital pode te ajudar.
Listamos neste artigo 10 motivos para você começar a investir em uma estratégia sólida para os seus negócios e contratar uma agência digital para te ajudar com isso:
Não basta somente ter um Social Media para fazer o gerenciamento das redes sociais ou um designer para fazer os criativos dos anúncios.
O ideal é ter um time composto por profissionais de diversas áreas, que possam trabalhar em conjunto para desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio.
Em uma agência de marketing digital, você terá esses e outros profissionais que compõem um time de marketing bem estruturado, sem ter que fazer a contratação de um a um para a sua empresa. Ou o que acontece, na maioria das vezes, ter que concentrar todas as áreas em um profissional só, o que pode não extrair a maior eficiência do trabalho, ou mesmo sobrecarregar o profissional.
O marketing digital é uma área que está em constante evolução, e para se manter por dentro das novidades é preciso estar atento às mudanças que acontecem nas plataformas e nas tendências do mercado. As agências de marketing digital estão sempre por dentro dessas mudanças e têm o conhecimento necessário para aplicar as melhores estratégias para o seu negócio. Com um time multidisciplinar, são muitas mentes se atualizando e aplicando as novidades nos projetos, para que o resultado seja contínuo.
Uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital é que elas desenvolvem estratégias personalizadas para o seu negócio, levando em consideração o seu público-alvo, o seu mercado e os seus objetivos.
Mais uma vez, com um time multidisciplinar e capacidade de acompanhar as atualizações do mercado, as agências conseguem aplicar estratégia em projetos de variados tamanhos.
Independente se é uma Agência de Marketing Digital B2b, Agência De Marketing Digital Para Grandes Empresas ou agência digital para médicos, o diferencial está na capacidade de unir equipes estratégicas em prol de um mesmo objetivo.
Outra vantagem de contratar uma agência de marketing digital é que elas possuem experiência na área e já trabalharam com diversos tipos de negócios, o que significa que elas já conhecem as estratégias que funcionam e aquelas que não funcionam.
Contratar uma agência de marketing digital significa ter profissionais que se dedicam exclusivamente às suas campanhas e demais ações que envolvam o seu projeto. O que significa que, você pode economizar tempo e se concentrar na gestão do seu negócio.
As agências de marketing digital não trabalham somente com o objetivo de alcançar resultados imediatos, elas também pensam a longo prazo, o que é fundamental para a sustentabilidade do projeto. Para isso, desenvolvem estratégias que visam o crescimento do seu negócio no digital de forma sólida e duradoura.
Uma boa estratégia de marketing digital pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio, já que ela permite que você chegue a um número maior de potenciais clientes.
Investir em uma agência de marketing digital é mais vantajoso que contratar um profissional freelancer, já que você terá um time de profissionais trabalhando para o seu negócio com mais recursos e expertise, visto que terá um time completo envolvido na execução do seu projeto.
As agências de marketing digital também podem ajudar no gerenciamento das suas redes sociais, campanhas de anúncio, tráfego orgânico, bem como outras estratégias que visem maior atração ou alcance do seu público. O que significa que você não precisa se preocupar em fazer tudo isso sozinho.
As agências de marketing digital não trabalham somente com o objetivo de atingir os resultados desejados inicialmente, elas têm um olhar para um plano de crescimento para o seu negócio, o que significa que elas podem ajudar sua empresa a crescer de forma consistente e constante no digital.
Quando se trata de marketing digital, existem muitas agências que oferecem serviços diferentes. Algumas se especializam em uma determinada área do marketing, enquanto outras oferecem uma variedade de soluções. São as chamadas agências especializadas e agências generalistas, respectivamente.
Independentemente do tamanho ou da estrutura da sua empresa, é importante escolher uma agência de marketing que seja capaz de atender às suas necessidades específicas. Não há uma fórmula mágica para o sucesso no marketing digital, mas há alguns serviços que toda boa agência deve oferecer.
Aqui estão os 10 principais serviços de uma agência de marketing digital:
O SEO é a base de uma estratégia de marketing digital voltada para o posicionamento orgânico nos buscadores. Trata-se do processo de otimização de um site para os mecanismos de busca, como o Google, para que ele possa ser ranqueado em posições mais altas no momento da pesquisa do usuário. Ou seja, uma agência especializada em SEO, vai aplicar todas as técnicas necessárias para fazer seu site ficar na primeira página do Google, quando os seus clientes buscarem por seus serviços ou produtos.
Este é um modelo de publicidade que lembra um pouco o modo tradicional, em que “você paga para aparecer”. Aqui, cada vez que um usuário clicar em um anúncio seu, você paga uma taxa por isso; o chamado “custo por clique”. É uma ótima maneira de gerar tráfego qualificado para o seu site, mais perto do momento da decisão de compra. Também é uma ótima maneira de gerar contatos comerciais para sua empresa, os leads. Uma agência de Mídia Paga vai saber construir estratégias capazes de levar pessoas para dentro do seu site para que elas possam se tornar contatos comerciais para sua empresa. A partir daí, o seu time comercial entra em ação, para fechar a venda, de fato.
As mídias sociais são uma parte importante do marketing digital. Elas permitem que você se conecte com o seu público-alvo e crie relacionamentos valiosos. Por meio delas, você consegue comunicar com o seu público qual é o seu posicionamento de marca, valores, e a forma como você quer que sua marca seja percebida no mercado. São ferramentas muito importantes para construção de Branding. Muitas vezes funcionam como vitrine. Existem agências digital especializadas em mídias digitais.
Provavelmente, você já ouviu falar sobre ele, certo? Mas, você sabe o que é Inbound marketing de verdade?
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que focada em atrair o tráfego qualificado para o seu site e outras páginas de captura.
Em outras palavras, o Inbound Marketing é o processo de despertar o interesse do seu público-alvo em relação à sua marca, produto ou serviço, de forma orgânica e natural; e ainda, construir um relacionamento com ele.
O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing digital mais completas. Com ela, você pode atrair um público ainda mais qualificado para o seu negócio. Isso porque, o Inbound Marketing desperta o interesse das pessoas por meio de conteúdo de relevância e interesse alinhados às dores, medos e desejos da sua persona.
Com o Inbound Marketing, o público que chega no seu site, está realmente interessado no que você tem a oferecer. Levando em consideração que, ele já teve outros pontos de contato com a sua marca em outros níveis da jornada de compra, até chegar no momento da tomada de decisão em adquirir o seu produto ou serviço.
Contudo, é uma estratégia de longo prazo, que pode te ajudar a criar uma relação de confiança e credibilidade com o seu público. Diferentemente do marketing tradicional, que busca uma venda por impulso, o Inbound trabalha para construir uma relação de confiança com a persona do seu negócio, aumentando as chances de vendas futuras.
O Inbound Marketing tem como base um processo chamado de funil de vendas, espelhado na jornada de compra do seu cliente. Esse processo é dividido em quatro etapas: atração, conversão, relacionamento e venda. A atração é a primeira etapa do funil, e ela se refere às ações que você toma para atrair o tráfego qualificado para o seu site ou blog.
Essas ações podem incluir otimização de SEO, criação de conteúdo relevante e compartilhamento nas redes sociais.
A segunda etapa do funil é a conversão, e ela se refere ao processo de converter os visitantes do seu site em leads, ou seja, pessoas que estão dispostas a receber mais informações sobre o seu negócio.
Para converter os visitantes em leads, você pode oferecer um conteúdo relevante em troca de um endereço de e-mail ou de um número de telefone, por exemplo. Esses conteúdos relevantes podem ser e-books, infográficos, checklists, vídeos, e muitos outros.
Uma vez que você já tem o e-mail ou o número de telefone do seu lead, a terceira etapa do funil é o relacionamento, que se refere às ações que você toma para nutrir o seu lead, ou seja, para manter o seu interesse vivo.
Para nutrir o seu lead, você pode enviar e-mails significativos e informativos, que estejam alinhados às dores e desejos da sua persona. Além disso, você também pode enviar ofertas e promoções exclusivas para os seus leads, para incentivá-los a se tornarem clientes.
A quarta e última etapa do funil é a venda, nela são realizadas às ações para converter os seus leads em clientes. Para converter um lead em cliente, você pode oferecer um desconto, uma amostra grátis, uma consulta gratuita e por aí vai.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing?
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e como ele funciona, vamos listar algumas das principais vantagens dessa estratégia:
A principal vantagem do Inbound Marketing é a sua capacidade de atrair público qualificado para o seu negócio.
Assim, você concentra energia e verba em ações de marketing para quem está realmente interessado no que você tem a oferecer.
Outra vantagem do Inbound Marketing é a sua capacidade de criar uma relação de confiança com o seu público.
Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o Inbound Marketing não interrompe as pessoas com propagandas intrusivas.
Ao invés disso, o Inbound Marketing desperta o interesse das pessoas por meio de conteúdos relevantes e interessantes, que tenham a ver com as dores e desejos da sua persona. E, principalmente, respeitando a fase da jornada de compra que ela se encontra.
Assim, as pessoas passam a confiar e se identificar com a sua marca, ou mesmo passar a vê-la como referência no seu campo de atuação. O que aumenta as chances de vendas futuras.
Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é o seu melhor ROI, retorno sobre o investimento. Como o Inbound Marketing é uma estratégia de longo prazo, que tem o objetivo de criar uma relação de confiança com o seu público, tende a diminuir os custos de aquisição do seu cliente, à medida que projeto vai avançando e tomando consistência. O que aumenta as chances de ter um ROI positivo para a estratégia.
O e-mail marketing é uma ótima maneira de manter o contato com os seus clientes e prospects. Você pode enviar newsletters, ofertas especiais e outras mensagens para manter o seu público-alvo engajado. E este é um dos canais mais utilizados dentro da estratégia de Inbound Marketing.
A análise de dados é essencial para o marketing digital e com a estratégia de Inbound Marketing não seria diferente. Somente com análise de dados, você pode compreender o que está funcionando e o que não está, fazer as alterações e otimizações necessárias para melhorar os seus resultados.
A geração de leads é um processo essencial para o crescimento das empresas. E é esse o objetivo final de um projeto de Inbound Marketing. Todo o fluxo de conteúdo é construído visando se relacionar com o seu público, em cada fase do funil de vendas, até que ele esteja pronto para se tornar um lead; e em seguida, uma oportunidade qualificada para venda para o seu time comercial. Com isso, o seu time de vendedores tem mais chances de fechar vendas.
Se a sua empresa vende produtos ou serviços online, é importante ter uma estratégia de marketing digital para impulsionar as vendas do e-commerce. Com uma estratégia de Inbound Marketing voltada para atração do e-commerce, seu público vai se relacionar com a sua marca da fase de descoberta até a conversão em venda dentro do site. Fazendo com que, você esteja presente na memória do seu cliente, em toda as fases da sua jornada de compra.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e todas as vantagens de um projeto de Inbound Marketing, e outras tantas estratégias que uma Agência de Marketing Digital pode oferecer para o seu negócio, é bom sempre ter em mente que, uma boa agência digital deve estar sempre atualizada e atenta às últimas técnicas e tendências do mercado, para garantir o potencial máximo dos seus projetos.
Como você pôde ver, há muitos serviços que uma boa agência de marketing digital pode oferecer. Escolher a agência certa para a sua empresa pode fazer toda a diferença quando se trata de alcançar os seus objetivos de marketing.
Ao escolher uma agência de marketing, certifique-se de que ela ofereça os serviços de que a sua empresa precisa para ter sucesso. Não hesite em perguntar sobre a experiência da agência com o seu tipo de negócio e sobre os seus resultados anteriores.
Também é importante escolher uma agência que seja compatível com o seu estilo de comunicação e que tenha um bom histórico de relacionamento com os seus clientes. Uma agência de marketing digital deve ser capaz de se adaptar às suas necessidades e ajudar a implementar uma estratégia bem-sucedida.