SEO é um acrônimo para “Search Engine Optimization”, ou “otimização para mecanismos de buscas”. É uma estratégia usada para melhorar a visibilidade de um site ou página na internet, aumentando o número de visitantes. Entretanto, é importante entender que tipo de visitante está sendo atraído para dentro do site. Principalmente, quando o objetivo é SEO para geração de leads

Algumas pesquisas mostram, que uma estratégia de SEO bem aplicada pode chegar a ser responsável por quase metade (48%) de todos os leads gerados pela internet, em uma esfera que outras ações de marketing estejam sendo aplicadas.

Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas às melhores práticas de SEO para gerar leads.

Mas afinal, o que é SEO para geração de leads?

Embora existam diversas técnicas de SEO, todas têm como objetivo aumentar a visibilidade de um site ou página na internet. Isso significa que, se as suas páginas estiverem bem otimizadas, elas aparecerão nos resultados de busca com mais frequência, aumentando as chances de um usuário clicar em seu site para entender mais sobre um produto ou serviço.

Mas como o SEO pode gerar leads?

Aumentando o tráfego para o seu site, você aumenta as chances de gerar leads. Isso acontece porque os visitantes que chegam através dos mecanismos de busca são mais qualificados, já que normalmente usam o buscador para encontrar empresas que solucionem uma dor que ele tem.

Entretanto, se a estratégia de SEO não é bem aplicada, pode gerar visitantes que não estejam tão interessados na compra; os famosos curiosos.

Transformando visitantes em leads

A chave para o sucesso do SEO para geração de leads é combinar estratégias de otimização com conteúdo de qualidade. Que seja capaz de trabalhar uma nuvem de palavras-chave estratégicas e que atraiam pessoas que sejam categorizadas pela sua empresa, como seu cliente ideal.

seo para geração de leads

Como saber se o SEO do meu site está sendo feito para geração de leads?

As palavras de busca podem ser categorizadas em 4 formatos: Informativa, de navegação, comerciais e de transição.

Informativas: são grupos de palavras para atrair visitantes frios para dentro de um site. Usado muito estrategicamente como forma de compor o trabalho de Inbound marketing. Ou em alguns casos em que o projeto do site precisa mesmo é de visitantes, as palavras Head Tails ou informativas são ótimas para cumprir essa demanda.

De navegação: os termos de navegação, começam a trazer para busca algumas características que indicam por parte do usuário, uma nova fase na jornada de compra. Quando alguém está buscando palavras Short Tails, ainda está considerando a solução de um problema. Não está pronto para comprar um produto ou contratar um serviço.

As palavras comerciais e de transição, são caracterizadas, principalmente pelas Long Tails. Isso significa que são termos de buscas com mais de 3 palavras e que indicam por parte do usuário uma intenção maior de compra. Ou seja, em um nível mais avançado em sua jornada de compra.

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Ao identificar o formato da palavra de busca, o profissional de SEO pode direcionar a estratégia para gerar leads. Por exemplo, se a palavra de busca for informativa, a estratégia de SEO pode ser direcionada para melhorar a classificação do site nos buscadores. Já se a palavra de busca for comercial, a estratégia de SEO pode ser direcionada para gerar tráfego qualificado para o site.

Geralmente, a estratégia de SEO é direcionada para melhorar a classificação do site nos buscadores. No entanto, com a crescente competição nos resultados de busca, é cada vez mais importante direcionar a estratégia de SEO para gerar leads.

Para gerar leads, é importante direcionar a estratégia de SEO para atender as necessidades do público-alvo. Por exemplo, se o público-alvo for composto por donos de pequenas empresas, a estratégia de SEO pode ser direcionada para ranquear o site nos resultados de busca para as palavras-chave “criação de sites” e “marketing digital”.

seo para geração de leads e redes

Direcionando a estratégia de SEO para atender as necessidades do público-alvo, o empreendedor está garantindo que as palavras-chave usadas para encontrar o site são as palavras-chave mais relevantes para o negócio.

Depois de identificar o formato da palavra de busca, o profissional de SEO pode direcionar a estratégia para gerar leads. Por exemplo, se a palavra de busca for informativa, a estratégia de SEO pode ser direcionada para melhorar a classificação do site nos buscadores. Já se a palavra de busca for comercial, a estratégia de SEO pode ser direcionada para gerar tráfego qualificado para o site.

No entanto, é importante lembrar que as palavras-chave não são as únicas ferramentas para gerar leads. Outras estratégias de SEO, como o ranqueamento de vídeos e otimização para dispositivos móveis, também podem ser usadas para gerar leads.

Conclusão

O importante aqui é construir uma estratégia de SEO que acompanhe e atenda os objetivos do negócio no momento. Seja a geração de leads, o aumento do tráfego qualificado para dentro do site, ou até o branding da marca. Os recursos estratégicos empregados irão respeitar essa necessidade para atingir resultados de performance. Use a estratégia de SEO como uma aliada no seu planejamento de marketing.

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