Você sabe o que é branding digital? Como você sabe, branding é um conjunto de características, que formam a identidade de uma determinada marca.
Portanto, desde a escolha dos elementos e cores do logotipo, a linguagem utilizada até o tipo de método, por exemplo, constituem um branding. Qualquer coisa, que faça o público sentir sobre sua marca.
O branding digital é a aplicação desse conceito na Internet. Nesse caso, todos os elementos, que abrange devem ser incluídos no cenário online.
Nos dias de hoje, com a retenção do consumidor e mudanças industriais e de varejo, o branding é essencial para aumentar as conversões. Se você ainda não sabe como aplicar o branding digital para aprimorar o desempenho de seu negócio, iremos te ajudar com o conteúdo a seguir.
Veja também: Como fazer inbound marketing para captar leads e aumentar sua base de clientes.
Essa forma de gestão da marca é o resultado da combinação dos esforços do branding tradicional com o Marketing Digital. Portanto, estamos falando em trabalhar na consolidação de uma marca totalmente focada e adaptada ao ambiente online.
Como a Internet e os dispositivos móveis, a criação e distribuição de conteúdo de marca se torna mais fácil. Por exemplo, redes sociais como Instagram e Facebook incentivam parcerias, publicidade e veiculação de todo tipo de conteúdo empresarial em suas plataformas.
As práticas do branding digital ou e-branding desempenham um papel nesse sentido. Eles usam plataformas digitais para promover seus produtos e soluções, se conectar com os clientes e, em simultâneo, mostrar suas origens.
O branding digital deve responder a essas perguntas e provavelmente é uma das principais soluções criativas, que sua empresa precisa.
Por meio de conteúdos, eventos e ações com o público, essa gestão de marca utilizará todas as plataformas possíveis para se estabelecer digitalmente e conquistar o público.
Não é segredo, que a Internet abriu possibilidades infinitas para os consumidores. Não apenas a concorrência aumentou, os clientes também se tornaram influenciadores – a difamação e as recomendações tornaram-se mais valiosas.
Além disso, os compradores agora não precisam entrar em contato com você para entender o que você oferece; com um único clique, eles verão o que você oferece e saberão o que precisam. Em outras palavras, as imagens que você passa são mais relevantes!
Portanto, o investimento em branding digital e em agências especializadas neste serviço, tornou-se tão importante. Com ele, você ganha uma vantagem competitiva, pois os compradores podem saber o que você oferece e o que esperam de você – claro, também é mais atraente.
O primeiro passo em qualquer estratégia de branding bem projetada é entender a marca em profundidade. Para isso, é importante considerar os quatro vetores, que o autor Wally Olins sugeriu:
local de vendas;
A forma como se comportar em qualquer tipo de interação;
Como você diz às pessoas o que você faz;
O que é vendido.
A estratégia de branding terá o início de sua construção a partir disso. É necessário ter um bom conhecimento do conteúdo a ser veiculado, principalmente para quem.
Uma boa maneira de pensar sobre isso é criar a brand persona e sua buyer persona. Em outras palavras, basicamente responde às seguintes questões: “Se minha marca fosse uma pessoa, como seria?” e “Como seria meu consumidor ideal?”.
A partir daí, você dá-lhes características reais: nome, idade, o que gostam, o que não gostam, onde moram, o que consomem, etc. Isso facilita imaginar como definir as características de sua marca. A partir daí, já é possível considerar os elementos identitários, que afetarão o público. Comece com a visão, liste cores, tipografia e símbolos, que correspondem a imagem da sua marca.
Uma vez selecionada, siga esta identidade de forma unificada e coerente!
Por outro lado, para definir a linguagem de sua marca, considere as palavras, expressões e estilos de fala, que descrevem bem o papel de sua marca e, em simultâneo, seu papel de comprador é consistente com o seu.
Aplique isso nas suas postagens, respostas de clientes, descrições de produtos, etc. Existe um posicionamento claro da marca. Essa é a forma de atrair consumidores com base em suas prioridades. Posso querer ser a referência por oferecer serviços mais baratos, ser a mais luxuosa e anacrônica. Isso está intrinsecamente relacionado à sua identidade.
Agora, é preciso considerar uma das partes essenciais, que amarra todo o conteúdo construído até agora: o tom da empresa. Esta é basicamente a personalidade da sua marca: seu propósito, seu valor.
Existe no reconhecimento visual, posicionamento e linguagem, e é o pilar básico do reconhecimento coerente. É a forma como a empresa interage com o público, que tipo de conteúdo cria e que tipo de imagem transmite. Pode ser amigável, jovem, informativo e técnico; muitas possibilidades!
Outra ferramenta interessante para fortalecer a imagem da marca é a confecção de mapas de empatia. Permite “entrar” na mente de consumidores ideais, entender seus desejos e fornecer bens, produtos e serviços de maneira que eles se identifiquem.
Melhore os editoriais de conteúdo, que sua marca produzirá e, o mais importante: conte sempre histórias boas. Essa tecnologia, chamada Storytelling, permite que as informações sejam transmitidas aos consumidores de uma forma atraente e compassiva.
Quando as emoções são evocadas, os consumidores participam de sua marca, portanto, se identificam mais com ela. Também pegamos emprestada uma técnica de marketing para pensar nossa estratégia de marca digital: a análise SWOT (FOFA) aplicada à comunicação.
Agora é a hora de melhorar os pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças, que as marcas enfrentam para entender o que é diferenciação, quais são os pontos fracos e onde ela pode chegar nas conversas com os consumidores. Esta é uma boa forma de saber se tudo foi bem aplicado até agora.
A mídia social torna tudo mais relevante. O relacionamento com o cliente passou a ser mais direto, com diálogo entre a marca e o consumidor.
Essa é a principal diferença do branding digital. Essa conversa é o primeiro passo, para que os consumidores se tornem promotores, críticos ou neutros de sua marca. A demanda do mercado atual está se tornando cada vez mais personalizada, focada e, o mais importante, em consonância com o tom da marca.
Além disso, mais um ponto importante, que deve ser observado é a padronização. Se sua marca estiver em diferentes redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn – você precisa usar a mesma identidade em todas as redes sociais; por exemplo, a mesma identidade também deve estar offline, em um produto ou no físico. Seja consistente na loja.
Uma parte de muita importância do branding digital não é apenas posicionar sua marca.
A correta gestão da marca deve prever também os esforços de relacionamento com os consumidores. Afinal, se ninguém quer absorvê-la e interagir com ela, não adianta consolidar a imagem.
O marketing de relacionamento faz exatamente isso: estabelece uma forte conexão entre a marca e o consumidor.
Por meio do marketing de relacionamento, você pode estabelecer diretamente uma comunicação honesta e saudável com seu público e aproveitá-la ao máximo. Combine a marca digital da sua empresa com ações de relacionamento. O resultado será o melhor, desde um maior conhecimento da marca até o sonho da fidelização do cliente.
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