Você sabe o que é Audience Insights? Nunca ouviu falar?

Bom, sobre o tamanho gigantesco do Facebook na internet nem precisamos falar, né?!

Pois bem, Audience Insights é uma ferramenta poderosa vinculada ao Facebook Ads que te dá informações valiosas sobre o seu público.

Através dela, você poderá entender melhor com quem está conversando e entregar um conteúdo preciso a essa pessoa, economizando dinheiro.

Isso significa que, se você tem uma página do seu negócio no FB e gostaria de promover campanhas mais eficazes, você está lendo o artigo certo!

Definindo o que é Audience Insight...

Uma boa tradução para o que é Audience Insight seria “informações do público”.

E é exatamente o que essa ferramenta oferece a você, dono de uma página no Facebook.

Se você alguma vez já tentou fazer ali algum anúncio ou campanha, deve saber que é um espaço pago.

Ou seja, o Facebook cobra um valor para mostrar seu negócio para as pessoas na rede.

Você pode até tentar atingir um número enorme de pessoas no FB, mas garantimos de antemão que isso pode ser uma furada.

Afinal, não adianta nada gastar uma fortuna para atingir milhões de pessoas que não se interessam pelo seu negócio.

Pensando nisso, é melhor gastar menos e atingir 100 pessoas que, de fato, procurarão seu negócio e algumas poderão até fechar negócio com você.

Assim, o Audience Insights Facebook permite que você use filtros para saber quantas pessoas são atingidas por eles, estejam elas conectadas à sua página ou não.

São dados como: idade, gênero, escolaridade, cargos, interesses, hobbies, localização, estilo de vida, entre outros.

Com essas informações em mãos, as chances de erro diminuem bastante na hora de tomar uma decisão sobre a campanha ou o anúncio.

Facebook Audience Insight: como usar?

Agora que você já sabe o que é Audience Insight, vamos entender como ele pode te ajudar.

Acesse a ferramenta através deste link. De cara, vai aparecer a quantidade de pessoas que curtem a sua página (público atual) e as que podem curtir um dia (público potencial).

Depois disso, você pode usar o filtro que fica no canto superior direito para criar um público alvo.

No print abaixo, selecionamos pessoas de 18 a 30 anos interessadas em marketing digital na região de Belo Horizonte-MG.

Importante dizer que ali na parte de “interesses” é possível acrescentar tudo o que você precisa.

Porém, lembre-se que termos muito específicos podem atingir um público muito pequeno e afetar sua campanha.

Você vai perceber que a ferramenta é bem intuitiva e ainda tira suas dúvidas rapidamente na própria página.

Para que serve o Audience Insight?

Depois de descobrirmos o que é Audience Insight e como seus filtros funcionam, é importante saber o que fazer com ele.

Antes de usar esses dados, portanto, é preciso saber qual é o seu objetivo no momento.

Gerar leads? Engajamento na página? Aumentar o tráfego no seu site? Aumentar as vendas?

Usando os dados do FB Audience Insights, você poderá conhecer melhor o tamanho do seu público e utilizar melhor o gerenciador de anúncios da plataforma.

A partir daí, com um público definido e um objetivo traçado, você criará campanhas e anúncios mais relevantes no facebook.

Usando o Audience Insight para criar público alvo no Facebook

Agora vamos aproveitar que você sabe o que é o Audience Insight e imaginar que você tem uma loja de produtos pedagógicos.

Numa campanha de volta às aulas, você quer aumentar as vendas para as escolas.

Para criar um público alvo que seja impactado pelas suas campanhas, é preciso encontrar os pontos comuns entre três conjuntos:

É o objetivo dela.

Aqui, você precisa achar o interesse comum entre seu negócio e o público que você quer com a campanha.

Ou seja, “o que eu quero vender e pelo que o público se interessa”.

No nosso exemplo, seriam produtos pedagógicos.

É o segmento do seu público.

Aqui, é importante analisar qual público específico você quer atingir com qualidade.

No nosso exemplo, você pode ter mães, pais e avós curtindo sua página, mas pretende vender seus produtos para as escolas.

Portanto, seria melhor focar nos profissionais da educação.

São informações mais específicas sobre sua persona.

Aqui, dados como faixa etária, restrição geográfica, gênero, cargo, etc. importam.

Ou seja, para o exemplo usado, usamos pedagogas, com idade entre 22 e 60 anos, residentes na região de Belo Horizonte-MG.

Dessa maneira, encontrando os pontos em comum entre esses três conjuntos, você só precisará acertar a comunicação da campanha para atingir em cheio o público certo.

E, para tanto, você pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Seja qual for a sua finalidade dentro do Facebook, conhecer o que é Audience Insight ajuda você a, sobretudo, economizar dinheiro nas campanhas e nos anúncios da rede social.

Para complementar o seu conhecimento sobre como anunciar para o seu público-alvo, acompanhe o nosso blog, lá você encontra diversos assuntos relacionados ao marketing digital, o último artigo publicado foi sobre Como aplicar estratégia no seu negócio online?, venha conferir!

ORÇAMENTO