Para gerenciar múltiplos funis de venda, um CRM é absolutamente essencial. Este software não apenas organiza e automatiza o acompanhamento de cada etapa do processo de vendas, mas também centraliza todas as informações relevantes, facilitando a análise e a tomada de decisões.

Na verdade, um CRM é indispensável mesmo para a gestão de um único funil de vendas. Ele permite que você acompanhe cada lead desde o primeiro contato até o fechamento da venda, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida. Além disso, o CRM melhora a eficiência da equipe de vendas ao proporcionar uma visão clara do progresso e do desempenho, permitindo ajustes rápidos e precisos nas estratégias.

Ao utilizar um CRM, você também se beneficia de funcionalidades como a automação de tarefas repetitivas, a integração com outras ferramentas de marketing e vendas, e a geração de relatórios detalhados que ajudam a identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Portanto, independentemente do número de funis de venda que você precise gerenciar, um CRM é uma ferramenta indispensável para alcançar resultados excelentes e sustentáveis.

Funil de vendas

Quando a operação comercial da empresa é complexa, a utilização de múltiplos funis de venda é ideal. Afinal, com diversos produtos, serviços e ofertas, é necessário um controle ainda mais rigoroso.

No entanto, antes de adotar múltiplos funis, é crucial realizar uma análise detalhada para determinar se essa abordagem é realmente necessária para a sua empresa.

Neste artigo, você descobrirá se essa estratégia se aplica ao seu caso. Continue lendo para saber mais.

O que você vai aprender neste artigo:

  • O que é um funil de venda
  • A importância dos funis de venda
  • Tipos de funis de venda
  • Quando utilizar múltiplos funis de venda
  • Como criar e gerenciar múltiplos funis de venda   

O que são funis de venda

Os funis de venda, a princípio são uma representação que mostram a jornada de um potencial cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. O funil de venda costuma ser dividido em 3 etapas que servem para ajudar a persona durante essa jornada de compra: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. 

Já em relação à jornada de compra, ela representa o trajeto do potencial cliente até adquirir um produto e também possui algumas fases. São elas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.  

Portanto, trabalhar com funis de venda permite que o setor de marketing e vendas atue de forma alinhada e gere mais eficiência na aquisição de clientes. Afinal, quando você conhece a jornada de compra do cliente, é possível planejar as etapas, qualificando o cliente e reduzindo o ciclo de venda.


A importância dos funis de venda

Bom, a cada dia que passa, as empresas estão mais competitivas e as pessoas mais exigentes. Elas procuram pelos melhores serviços e produtos, além de um bom atendimento. Dito isso, podemos afirmar que os funis de venda são importantes porque ajudam a monitorar o tráfego. Mas não é só isso. Eles ainda permitem descobrir os motivos que levam o consumidor a escolher ou não a sua empresa. Veja a seguir os tipos de funis de vendas.


Tipos de funis de venda

Há dois tipos de funil de vendas: sequenciais e paralelos.

Sequenciais

Os funis de venda sequenciais indicam uma sequência entre os processos de venda. Desse modo, os leads fazem o contato com a empresa no primeiro  funil, evoluem e passam adiante. Mas o lead só avança se concluir a etapa anterior. É o que acontece nos funis de pré-vendas, vendas e pós-vendas.

Paralelos

Por outro lado, os funis paralelos são independentes e atendem a diferentes canais, produtos ou perfis de clientes. Eles são ideais para empresas com mais de uma unidade de negócios, por exemplo. Com funis de venda paralelos, um mesmo cliente pode estar em negociação em mais de um funil e  fechar contratos diferentes ao mesmo tempo. Esse tipo funil funciona também para divisão de equipes comerciais, em que cada time atenderá a uma quantidade específica de leads por mês.

Quando utilizar múltiplos funis de venda

Conforme você viu, os múltiplos funis de vendas servem para tratar a grande quantidade de dados do processo comercial, bem como para mantê-lo organizado.

A princípio, se você vende apenas um produto, ou gerencia um volume pequeno de oportunidades por mês, um único funil é suficiente no gerenciamento das vendas. Assim, com uma equipe de vendas reduzida, também não faz sentido dividir os profissionais em múltiplos funis.

Entretanto, se o processo fica mais complexo, torna-se necessária uma gestão que seja capaz de manter tudo funcionando corretamente.

Dessa maneira, você precisará utilizar múltiplos funis de venda quando:

  • O catálogo da empresa inclui novos produtos e serviços;
  • Existem muitas etapas de contato, como pré-vendas, pós-vendas, atendimento, entre outros;
  • A empresa têm diversas fontes de aquisição de demanda, que trazem leads de perfis diferentes e que passarão por processos distintos, como Inbound e Outbound.

Logo, é importante que cada lead que entra no funil de vendas seja gerenciado levando em conta a particularidade de cada processo e situação. Contudo, tenha cuidado, pois, desenhar múltiplos funis não é assim tão simples.

Como criar e gerenciar múltiplos funis de venda no CRM

Para criar múltiplos funis de vendas, você precisa seguir esses dois passos:

Estruture o processo de vendas de cada funil. Defina quais serão as etapas, as tarefas, bem como os recursos necessários para cada uma delas.

 Logo depois, leve seus funis para o CRM. Certifique-se de que o programa aceita a criação de mais de múltiplos funis de venda. Em seguida, cadastre as etapas e tarefas que você definiu. Nessa fase, você deve definir quais vendedores ou equipes cuidarão de cada funil, para garantir que só recebam oportunidades do funil certo.

Gerenciando seus funis

Para gerenciar múltiplos funis de venda, um CRM é essencial. Na verdade, o software é indispensável mesmo para a gestão de um único funil.

 

funil-de-marketing

Portanto, uma ferramenta de CRM é indispensável na gestão comercial, pois sem ela é impossível acompanhar todo o desenvolvimento do processo de vendas na rotina da sua empresa.

O CRM permite fazer uma gestão inteligente e assertiva, evitando perdas de dados e tempo. Portanto, antes de decidir entre utilizar um ou vários funis de venda, escolha uma ferramenta de CRM capaz de sustentar a sua operação. O CRM da RD Station permite gerenciar quantos funis forem necessários para a sua estratégia. Clique aqui para conhecer.

Neste artigo, discutimos a necessidade de gerir múltiplos funis de venda. Destacamos que uma boa gestão requer estabelecer uma rotina disciplinada para a equipe comercial, com metas e métricas claras para o acompanhamento.

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