O Business Model Canvas  para negócios na internet é uma maneira facilitada de construir um bom plano de negócios e conseguir ter um direcionamento no ponta pé inicial da criação de uma empresa.

O Model Canvas foi criado por Alexandre Osterwalde.  Especialista em desenvolvimento e inovação. Entretanto, nem todo mundo consegue entender bem como funciona esta ferramenta incrível de planejamento estratégico, tampouco como aplica-lo em no marketing Digital para negócios. Por isso, criamos este material para te ajudar.

Veja como preencher
o Model Canvas para negócios na internet

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O que significa Principais Alianças no canvas?

Quem são seus principais parceiros/fornecedores? Quais são as motivações para as parcerias?

Aqui você deve colocar aquele fornecedor que fará toda diferença na sobrevivência e crescimento da sua empresa.

Exemplo: Suponhamos que você resolveu vender roupas íntimas na internet. Vai precisar de um fornecedor de confiança que possa lhe oferecer peças de qualidade, com custo em conta para revenda e bom tempo de entrega. Estas são características que um fornecedor precisa ter para acompanhar a qualidade que sua marca vai propor a seu público.

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O que significa Principais Atividades no model canva?

Aqui você precisa inserir como tudo acontece. Quais as atividades que você precisa executar para cumprir a promessa de solucionar o problema de um cliente seu. 

Ainda dentro do negócio de peças íntimas como exemplo, algumas atividades seriam efetuar compras do fornecedor, preparar pedidos com agilidade para conseguir entregas mais rápidas, levar o produto até o cliente ou até o centro de distribuição. Assim como, toda atividade relacionada a etapa processual, a execução de um serviço, ou criação e entrega de um produto.

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Proposta de valor

A proposta de valor é o que sua empresa promete resolver dentro do universo do seu consumidor. Aqui é uma etapa que para ser respondida, é interessante que uma pesquisa de mercado tenha sido feita. Para que você possa pensar, inclusive, a respeito de seus diferenciais competitivos. 

Para facilitar, entenda o exemplo. 

A nossa loja de peças íntimas na internet poderia ser como qualquer outra. Mas ela carrega outros valores. A proposta de valor desta loja é vender produtos de qualidade e bom preço. Resolvendo, inclusive, um problema do segmento que relaciona qualidade ao alto investimento por parte dos compradores.

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Segmento do cliente

Este campo está destinado para você desenhar a sua persona. Isso significa que você precisa pensar bem quais são as características de quem vai consumir seu produto ou serviço. 

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Relacionamento com o cliente

Uma vez conhecendo detalhadamente o seu público, precisa entender como este cliente espera que você o trate. Esta etapa é importante para você manter seu cliente comprador e, ainda, conseguir que ele se torne um fã da sua marca, promovendo-a ainda mais.

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Principais recursos

Nos principais recursos, você precisa inserir tudo que é necessário para que sua empresa aconteça. Por exemplo, para quem vende pelo Instagram, um celular com capacidade de tirar fotos de qualidade é um recurso essencial. 

Principais Canais

Aqui você precisa inserir por onde é melhor se comunicar com seu cliente. Em casos de negócios pela internet, por exemplo, o Whatsapp costuma ser um fortíssimo canal de interação e vendas.

Custos

Bom, aqui o papo ficou sério, né? Uma vez listado tudo que é recurso necessário para fazer sua empresa iniciar, é preciso entender quais seus custos principais até que a empresa consiga ter um bom retorno sob investimento, e rodar com a receita de suas próprias atividades. 

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Receitas

Por aqui, você precisa colocar as principais fontes de entrada de dinheiro que sua empresa possui. É importante mapear e ter esse controle, até para entender onde empregar mais sua energia para fazer o negócio crescer. 

Model Canva para baixar

Gostou das dicas? Agora é só baixar o modelo que criamos para ajudar você a construir seu plano de negócio facilitado.

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