Desde já, o marketing digital para pequenas empresas é uma boa oportunidade de melhorar os resultados do seu negócio.

Afinal, as estratégias digitais não beneficiam apenas as grandes marcas.

Muito pelo contrário.

Se bem planejadas, essas ações geram inúmeros ganhos, seja qual for o porte ou segmento do negócio.

No entanto, para se destacar na internet, é necessário construir uma boa autoridade e credibilidade.

Acompanhe os próximos parágrafos e conheça as melhores táticas para começar a uma presença online forte.

Vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Antes de tudo, preciso te contar sobre os benefícios de fazer marketing em pequenas empresas.

A princípio, não é novidade que os negócios menores possuem estrutura e orçamento enxutos.

Entretanto, essas características estão longe de ser um problema.

Afinal, os resultados alcançados podem ser surpreendentes.

Confira algumas das vantagens do marketing digital para pequenas e médias empresas:

Permite que seu negócio vire referência de mercado

Com a produção de conteúdo útil e relevante é possível construir uma base, com e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc.

O interessante é que ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing essencial para a empresa.

Isso porque eles não serão seus clientes em um único momento.

Eles se tornarão a audiência da sua empresa.

Assim, seu negócio pode virar referência no mercado.

Resultados mensuráveis

O marketing digital para pequenos negócios permite medir todos os resultados de suas ações.

Ou seja, existem ferramentas específicas que permitem saber quantas pessoas visualizaram o seu anúncio ou conteúdo, por exemplo.

Com mais informações sobre suas táticas é possível tomar decisões mais assertivas.

Sem falar que, além de ter o retorno esperado, você não perde dinheiro.

ilustração de dois gráficos representando o texto de marketing digital para pequenas empresas

Personalização

Na internet você pode personalizar qualquer campanha, ao contrário de um outdoor, por exemplo.

Desse modo, sempre que precisar mudar algum detalhe da campanha, você pode fazer isso e melhorar o desempenho dos anúncios.

O marketing digital para pequenas empresas permite segmentar o público

Outra grande vantagem das estratégias digitais é que elas possibilitam segmentar o público e desenvolver uma comunicação direcionada conforme as etapas do funil de vendas.

Como resultado, as pequenas e médias empresas conseguem interagir com um público mais qualificado.

Melhor custo-benefício

Ao contrário das mídias tradicionais como, por exemplo, jornal impresso, TV, revista, os canais digitais garantem resultados a partir de inúmeros objetivos.

E o melhor é que para isso, não é preciso fazer um alto investimento.

Em outras palavras, é possível aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o público ou melhorar a reputação da marca mesmo com um orçamento pequeno.

4 ações para se diferenciar da concorrência com marketing online

Agora que você já conhece os benefícios do marketing digital para pequenas empresas, confira 4 maneiras de iniciar sua presença digital.

1. SEO local

O SEO local é um conjunto de ações que tem o objetivo de chamar a atenção de um determinado grupo de pessoas localizadas em um espaço geográfico.

Desse modo, com palavras-chave estratégicas, é possível atrair o público certo e aumentar visitas site.

Em resumo, é uma forma de fazer marketing local, pois você engaja apenas pessoas que tenham mais probabilidade de ir ao seu estabelecimento.

Logo, essa é uma ação mais efetiva e, ao mesmo tempo econômica.

Se você não sabe como colocá-la em prática, o mais recomendado é que você busque o auxílio de uma empresa de divulgação digital.

2. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante relevante no marketing digital para pequenas empresas.

Até mesmo porque ela complementa a ação de SEO local.

Além de ser gratuito, o recurso é indispensável na divulgação dos pequenos negócios, pois, garante uma ótima exibição nas páginas de busca do Google.

Portanto, se você pretende ter uma presença online sólida, não pode deixar de apostar nessa estratégia.

Afinal, ela é uma das mais relevantes maneiras de conseguir que sua marca tenha visibilidade e credibilidade.

3. Mídias Sociais

Hoje, as mídias sociais são um dos canais de comunicação mais usados pelas pessoas e, por isso é uma tática relevante no relacionamento da empresa com o cliente.

Ou seja, vale à pena fazer uma análise e investir naquelas que são mais pertinentes para você.

Isso significa saber em quais delas a sua persona está.

Além disso, para ter mais retorno para o seu investimento, use as redes sociais para trabalhar os valores da marca.

Assim, os potenciais clientes te encontrarão mais fácil.

Por fim, não se esqueça de que eles utilizam as mídias sociais para buscarem informação e interagirem.

Logo, é melhor marcar presença por lá.

Caso contrário, outras empresas tomarão o seu lugar.

ilustração de dois celulares, uma tela e diversos elementos que representam o marketing digital para pequenas empresas

4. WhatsApp para vendas

Usar o WhatsApp no marketing digital para pequenas empresas é uma forma inteligente de estar presente no ambiente online.

Afinal, esse é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros.

Segundo o relatório Digital Global Overview Report 2021, publicado pela Hootsuite e We Are Social, 91,7% dos brasileiros com idades entre 16 e 64 anos utilizam o app.

Atualmente, muitos consumidores já fazem uso do aplicativo para conversar com empresas e consultores de venda durante a jornada de compra.

Agora, com a recente liberação dos pagamentos dentro da própria plataforma através do WhatsApp Pay,  esse número tende a aumentar ainda mais.

Se preferir, pode usar a versão comercial do app e aproveitar diversos recursos exclusivos, como o envio de mensagens automáticas, respostas rápidas, etiquetas, entre outras.

Enfim, com o WhatsApp você facilita a vida do cliente e melhora a experiência que terá com a sua empresa.

Viu só, quantas ferramentas podem ser aplicadas no marketing digital para pequenas empresas?

Vale alertar que se a sua empresa ainda está fora do ambiente online, você corre o risco de ficar para trás e ser engolido pela concorrência.

Certamente você não quer isso.

Trouxemos diversas opções de estratégias para você começar a construir sua presença online e ampliar seus resultados de negócio.

E então, qual delas você pretende trabalhar? Por que não todas?

Usando todas as ferramentas do jeito certo, você terá ainda mais destaque!

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