Adaptando ao digital o famoso boca a boca, o marketing de influência se revela uma estratégia particularmente eficaz, a fim de melhorar a visibilidade de uma marca, de alcançar uma maior audiência e de conquistar novos prospects.

Dessa forma, é uma ferramenta para se fazer conhecer diante de novos clientes, suscitar o interesse e gerar conversões.

Segundo estudos, 82% dos profissionais consideram uma melhor qualidade dos prospects e 58% afirmam um aumento de sua visibilidade graças à essa estratégia.

Portanto, se você tem uma empresa e quer saber como essa estratégia de marketing digital pode contribuir para atrair clientes potenciais e aumentar suas vendas, reunimos aqui as principais informações de tudo o que você precisa saber!

O que é marketing de influência?

Basicamente, o marketing de influência é uma estratégia de marketing que permite à empresa promover seu produto ou serviço se apoiando na notoriedade de especialistas e personalidades reconhecidas no seu domínio.

Ou seja, contar com a ajuda de influenciadores digitais ou formadores de opinião para que eles divulguem o conteúdo da marca à sua comunidade.

Por consequência, isso vai trazer mais visibilidade à imagem da marca, mas também engajamento e fidelização dos consumidores.

É considerado uma das estratégias de marketing digital mais eficazes, principalmente porque 4 em cada 5 consumidores compram um produto quando é recomendado por um influenciador digital.

Além disso, os motivos pelos quais uma empresa escolhe trabalhar com influenciadores digitais podem ser:

  • Aumentar vendas online;
  • Gerar prospects de qualidade;
  • Aumentar o engajamento;
  • Desenvolver uma forte relação com sua audiência;
  • Aumentar a notoriedade da marca.

Vale lembrar que, cada rede social tem um impacto diferente sobre os consumidores, logo, é essencial escolher com muito cuidado sobre qual plataforma fazer sua campanha.

O que é um influenciador digital?

No contexto de marketing, o influenciador é uma pessoa que, por sua exposição ou seu status, pode influenciar os comportamentos dos consumidores em domínios específicos.

É importante saber que existem três tipos de influenciadores:

  • Os mega influenciadores ou celebridades: muito populares, contam com uma imensa comunidade e permitem uma maior visibilidade e notoriedade;
  • Os macro influenciadores: sua audiência é muito mais engajada e próxima de seus interesses, levando coerência e pertinência;
  • Os micro influenciadores: contam com poucos seguidores, mas são apreciados por sua autenticidade e proximidade.

Como identificar bons influenciadores para a sua marca?

Depois que você definiu seu público-alvo, pode começar a identificar e seguir os influenciadores potenciais.

Existem alguns critérios a levar em conta no momento de selecionar seus influenciadores digitais:

  • Em qual plataforma eles têm maior presença?
  • Seus seguidores fazem parte do seu público-alvo?
  • Qual é o tamanho de sua audiência?
  • Qual é a taxa de engajamento de seus seguidores?
  • Eles realmente estão interessados pela sua marca?
  • Eles estariam interessados em fazer uma parceria a longo prazo?

No momento de escolher um influenciador, saiba que não é porque ele tem milhões de seguidores que necessariamente irão se interessar pelo seu produto ou serviço, ou que vai aumentar seu engajamento.

É mais importante encontrar um influenciador de nicho e que tem uma audiência fiel.

Por exemplo, os micro influenciadores possuem melhores taxas de engajamento que os grandes influenciadores e são mais suscetíveis de se interessar por uma colaboração a longo prazo.

marketing de influencia imagem de influencer

Como o marketing de influência pode ajudar na estratégia de marketing digital da sua empresa?

Em primeiro lugar, saiba que em torno de 49% dos consumidores afirmam que seguem as recomendações de influenciadores digitais antes de tomar a decisão de compra.

Dessa forma, o marketing de influência apresenta inúmeras vantagens para marcas e empresas:

Através dessa estratégia, a empresa se beneficia da comunidade do influenciador, que é engajada e segmentada.

Assim, você poderá gerar tráfego e ganhar visibilidade nas redes sociais.

Se os seguidores do influenciador se interessam pelo seu conteúdo, seus produtos, serviços e valores, você ganhará novos seguidores.

Isso vai permitir aumentar sua audiência de maneira orgânica e qualitativa.

Além disso, a expertise do influenciador possibilita também aumentar seu engajamento nas redes sociais, pois seus novos seguidores irão se interessar pelo seu conteúdo e assim, irão interagir com seu conteúdo.

Os influenciadores são verdadeiros profissionais na produção de conteúdo.

Fotos, vídeos ou até artigos, eles estão por dentro das últimas tendências e produzem conteúdos de qualidade para suas comunidades.

Do ponto de vista técnico, esses conteúdos melhoram o posicionamento das marcas na web com as menções e os links que apontam para o site da empresa.

Quando uma empresa faz parceria com influenciadores, a sua imagem fica associada àquela do influenciador, reforçando assim seus valores e mensagens.

O marketing de influência demanda menos investimento comparando com as campanhas tradicionais.

A opinião de um influenciador sobre sua marca permite promover, mas principalmente provocar o desejo da audiência pelos seus produtos/serviços, o que faz com que alcance novos clientes e aumente seu volume de vendas.

Segundo um outro estudo, o retorno de investimento é 11 vezes maior para o marketing de influência do que outras formas clássicas e tradicionais de marketing.

Mais a imagem da sua marca está associada àquela de influenciadores digitais, maiores serão as chances de fidelização.

Após uma compra, a opinião de um influenciador pode fazer toda a diferença, o que permite então manter uma maior proximidade com seus clientes.

Se você ainda estava em dúvida se essa estratégia de marketing digital era realmente eficaz para o crescimento do seu negócio, basta prestar atenção a cada uma dessas vantagens.

Quais canais de marketing de influência mais importantes em 2021?

Então, em quais redes sociais fazer marketing de influência?

O Instagram é de longe a plataforma mais popular para as empresas e marcas. Pelo menos 97% dos especialistas em marketing e agências utilizam posts patrocinados para suas campanhas.

Já o YouTube ocupa o segundo lugar, seguido do Facebook, blogs e Twitter.

Embora apenas 16% dos profissionais de marketing utilizam o TikTok como estratégia de marketing, é uma tendência, porque atualmente é a rede social que mais cresce.

Na verdade, é o seu público-alvo que vai indicar qual mídia social escolher, ou seja, esteja presente onde sua audiência se encontra.

Na verdade, construir uma comunidade nas redes sociais, não é uma tarefa fácil. Isso leva tempo.

É necessário estabelecer um clima de confiança com seus interlocutores, e nada melhor do que a parceria com um influenciador para tornar essa relação durável.

Para complementar o seu conhecimento sobre marketing digital, acompanhe o nosso blog, lá você encontra diversos assuntos interessantes. O último artigo publicado foi sobre algumas marcas que voltaram atrás no design e outras que nem foram à frente, venha conferir!

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