O Marketing de Conteúdo para Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficientes quando o objetivo é divulgar uma marca. Isso porque gera engajamento, além de fazer crescer a sua rede de clientes através de um conteúdo que seja pertinente e encantador.
Ou seja, a ideia dessa tática de Marketing Digital é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da sua marca, resultando, assim em mais negócios.
No entanto, para um Marketing de Conteúdo bem elaborado, é preciso entender a relação entre ele e o Inbound Marketing, bem como saber planejar e produzir conteúdo de qualidade.
Continue a leitura e aprenda a desenvolver estratégias para nutrir a base de leads e melhorar a visibilidade da marca.
O que você vai ver no artigo de hoje:
Marketing de Conteúdo é a ação de compartilhar conteúdos valiosos para atrair, converter e reter clientes. Nesse sentido, o conteúdo deve ser personalizado e condizente com os produtos e serviços que a sua empresa vende, mas não precisa mencioná-la diretamente. Assim, você chama a atenção das pessoas que podem comprar de você, oferecendo uma solução para o problema delas.
Atualmente, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é a moeda do século XXI. Afinal, o consumidor nunca teve tanto poder de barganha como agora. Ou seja, entre muitas ofertas, as pessoas podem escolher aquilo que desejam comprar. E elas fazem esta escolha de acordo com os benefícios ofertados pelo conteúdo.
Portanto, esse conteúdo deve ser didático, esclarecer dúvidas e educar. Dessa forma, você estará entregando algo de valor para o potencial cliente.
Resumindo, é por meio do Marketing de Conteúdo que você começa a se relacionar com o seu público-alvo e ele é importante porque, de forma barata, ele ajuda na geração de bons leads, além de potencializar a expansão do seu negócio.
Desde já, saber fazer SEO para e-commerce é fundamental se você quer atrair um público qualificado sem gastar um centavo. Você sabia que isso é possível?
Segundo o e-commerce Brasil, só o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas mensais. Impressionante, não é verdade.
Entretanto, à medida que as operações de e-commerce no Brasil crescem, a concorrência fica ainda mais acirrada. Desse modo, apenas terão destaque as empresas que fazem o melhor uso das estratégias de atração e vendas.
Mas, não precisa se preocupar, pois, vamos te ajudar nessa jornada. Continue a leitura e descubra como fazer SEO para os seus produtos. Além disso, separamos algumas dicas de otimização de SEO para e-commerce. Veja logo a seguir.
Desde já, esclarecemos que as duas estratégias não são a mesma coisa. Embora muitos confundam os conceitos, cada uma tem uma função.
Primeiramente, vejamos sobre o Marketing de Conteúdo.
Geralmente, o termo é usado para se referir às técnicas de criação de mídias que irão atrair organicamente a atenção do público na internet.
Por outro lado, o Inbound Marketing ou Marketing de Atração está relacionado à criação de um processo de marketing e vendas contínuo. Ele engloba uma série de táticas e uma das principais é o Marketing de Conteúdo. É uma forma de promover um produto ou empresa com base na aproximação e interesse do cliente. Ou seja, ele vai até seu negócio.
A propósito, o processo de conquistado cliente tem por base a produção de conteúdo. Porém, o conteúdo sozinho não resolve muita coisa. Para que ele te encontre nas redes, é necessário associá-lo a uma estratégia de Inbound Marketing, que inclui ações como planejamento, estudo das personas, SEO, CTAs, mídias digitais, landing pages, entre outras.
É aqui que entra também o conteúdo publicado nos blogs corporativos e nos materiais ricos, por exemplo. Eles são formatos de interação que alimentam a atração no Inbound e conduzem o lead até o fim do funil de vendas.
Logo, podemos concluir que, sem Marketing de Conteúdo, não há como colocar o Inbound em prática.
Conforme já falamos anteriormente, o Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas do Marketing Digital que ajuda diversas empresas a gerar leads e criar conteúdo relevante para as suas personas. Além desse, há outros motivos para você investir nessa ferramenta. Confira!
Conteúdo é o alicerce da era da informação
Os usuários de internet consomem muito conteúdo online para encontrar soluções e tirar suas dúvidas. E onde eles fazem essas buscas? Geralmente no Google. Portanto, para ser encontrado nas pesquisas, é fundamental fazer Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo tem um custo mais baixo do que você pensa
Os gastos em uma empresa sempre são analisados com cuidado quando se trata de um novo investimento. Fazer Marketing de Conteúdo não custa tão caro, visto que, para começar, você precisa de um domínio, um blog e de conteúdo.
É uma ótima maneira de mostrar que é especialista na sua área
Os leads desejam comprar daquela empresa que é autoridade no segmento em que atua e que realmente conhece as soluções que oferece. Então, o Marketing de Conteúdo tem o poder de tornar a sua empresa uma referência no mercado.
Dicas para planejar e produzir conteúdo relevante e melhorar a visibilidade da sua marca
O Marketing de Conteúdo possui 4 estágios, considerando as fases da jornada de compra. Além disso, sua abordagem muda conforme a etapa.
Adiante daremos algumas dicas sobre a elaboração do conteúdo de acordo com essa jornada. Mas, antes é preciso que você entenda sobre buyer persona, para garantir a produção de um conteúdo de fato relevante.
A persona ou buyer persona é a representação do seu ciente ideal. Ela é definida com base em dados reais sobre comportamento, motivações, objetivos, desafios, preocupações, bem como histórias pessoais.
A persona serve para nortear a produção de conteúdo no Marketing de Conteúdo e gerar engajamento com o usuário. Desse modo, você terá mais chances de criar conteúdo certo para a pessoa certa e de atender a necessidade do seu potencial cliente.
Bem, agora que você já sabe da importância da persona para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, vamos às dicas que te ajudarão a nutrir a sua base de leads com conteúdo de qualidade.
Neta etapa da jornada de compra, o consumidor ainda não sabe que tem um problema a resolver. Então, é preciso atrair a atenção dele para um determinado tema.
Portanto, crie publicações de blog que tenha um bom posicionamento em buscas de palavras-chave. Lembre-se ainda de incluir o público na sua base de leads. Logo, crie um CTA que leve o público para uma landing page e ofereça conteúdo rico em troca de informações.
Aqui é o momento de mover esforços para que a persona já perceba que tem um problema. Afinal, nem sempre isso fica claro para ela.
Uma dica é trabalhar o material rico para informar a pessoa sobre o problema.
Agora o potencial cliente já entende que tem um problema e que necessita de ajuda para resolvê-lo. Isso significa que hora de apresentar as possíveis soluções. Neste estágio o conteúdo pode ter um caráter comparativo, já que o lead está a caminho da conversão. Mas tome cuidado para não forçar a venda.
Esta é a fase em que você trabalha para convencer a persona de que a sua solução é a melhor para ele. Para isso, é preciso focar nos benefícios, vantagens e motivos para fechar negócio.
Pense em conteúdos que influenciam a decisão de compra, explorando os diferenciais do seu produto ou serviço. Por exemplo, como ele impacta a vida das pessoas? O que faz dele um produto único diante dos concorrentes?
Além disso, utilize a opinião de clientes que já compraram de você para produzir prova social. Essa é uma tática que exerce muita influência na tomada de decisão.
Agora que você já sabe como fazer Marketing de Conteúdo, veja como melhorar ainda mais a visibilidade da sua marca com o Stories do Instagram.