Quando se trata de como captar leads qualificados, é importante entender o que são.
Um lead qualificado é um lead que corresponde ao perfil de seu prospect ideal, ou seja, tem todas as características para se tornar um de seus melhores clientes.
E por que é essencial para sua empresa gerar leads qualificados de internet?
Simplesmente porque 61% das pessoas começam a refletir sobre sua compra por meio de um mecanismo de pesquisa.
Assim, se você não traçar um plano de ação para atrair e chamar a atenção dessas pessoas na internet, você vai deixar o terreno livre para seus concorrentes.
O seu futuro cliente deseja que você lhe ofereça conteúdos com alto valor agregado para ajudá-lo a entender seus problemas e responder às perguntas que ele se faz ao longo de todo seu percurso de compra.
Tenha em mente que captar leads na internet não é mais uma opção. É uma obrigação!
Como conseguir leads qualificados através do seu site?
Para atrair leads qualificados por meio do seu site, existem algumas estratégias que você deverá colocar em prática:
1. Trabalhar suas personas
Uma persona é uma representação de seu cliente ideal.
Assim, trabalhar suas personas consiste em identificar as características essenciais do seu cliente perfeito.
Para gerar leads qualificados, é fundamental definir o que faz de um lead um lead qualificado.
2. Entender a jornada de compra
É essencial entender a jornada de compra de seu público-alvo, e por que?
Porque se você quer captar leads de internet, é necessário chamar a atenção de sua audiência, oferecendo um conteúdo de qualidade.
Um conteúdo com alto valor agregado é um conteúdo que trata das problemáticas de suas personas, e que respondem às perguntas ao longo da jornada de compra.
Dessa forma, para gerar leads, você deve ter bem claro quais as necessidades e questões de sua audiência durante o percurso de compra.
3. Identificar boas palavras-chave com foco em leads qualificados
Para captar leads qualificados, é necessário atrair os visitantes para o seu site.
Não basta apenas um conteúdo de qualidade, seu conteúdo deve ser visível nos mecanismos de pesquisa.
Para isso, você deve otimizar seus conteúdos com as palavras-chave que eles utilizam.
4. Definir a estratégia de conteúdo
Criar conteúdo não signifia improvisar. Consiste em criar e entregar conteúdo de valor, pertinente e útil, de forma constante, a fim de atrair e alcançar uma audiência claramente definida.
O objetivo aqui é transformar estranhos em prospects, e em seguida, em clientes.
Essa abordagem deve estar presente em todas as etapas da jornada de compra da pessoa.
Ao criar conteúdo de qualidade, você atrai bons visitantes, que terão mais chance de serem convertidos em bons leads e em clientes.
Saiba que 83% dos especialistas em marketing utilizam o marketing de conteúdopara a geração de leads, logo, se você não criar conteúdo, já está atrás dos seus concorrentes.
5. Criar uma landing page otimizada para a conversão de leads qualificados
Uma vez que seu visitante clicou na sua chamada para ação (CTA), ele deve ser direcionado para uma landing page.
Que é uma página dedicada a uma oferta e pensada para a conversão.
Para captar leads, você deve criar uma landing page que permite compreender desde o primeiro segundo o valor da sua oferta.
6. Adaptar o formulário ao público-alvo
Um erro muitas vezes cometido é utilizar o mesmo formulário para todas as ofertas e demandas de contato.
O formulário é um elemento fundamental para captar leads qualificados.
Por meio do formulário, você consegue coletar todas as informações necessárias para avaliar a qualificação e maturidade de seus prospects.
7. Fazer promoções nas redes sociais para atração de leads qualificados
Para gerar leads de qualidade no seu site, você deve atrair o máximo de visitantes qualificados.
Embora os mecanismos de pesquisa representam a maior fonte de tráfego, você precisa explorar todos os canais para fazer a promoção de seus produtos.
Sendo assim, utilize as redes sociais para captar leads de internet.
As redes sociais são a porta de entrada para ir de encontro de seus futuros clientes, além de levar tráfego para o seu site.
8. E-mail marketing
Embora possa parecer ultrapassado, o e-mail ainda permanece um canal de aquisição e fidelização bastante eficaz.
Os resultados podem ser excepcionais, desde que você aplique as estratégias certas e claro, tenha uma boa base de leads clientes.
9. Remarketing
Durante a primeira visita, 95% dos internautas saem sem realizar nenhuma ação, onde o remarketing permite convencê-los a retornar para o site. Como?
Utilizando os dados de navegação armazenados nos cookies dos internautas para divulgar os anúncios para os sites que eles visitam.
O remarkerting possibilita melhorar a taxa de conversão e é menos custoso do que ir procurar novos prospects.
10. Analise cada uma de suas ações
Por fim, para atrair leads qualificados, é fundamental analisar suas ações, que permite identificar quais as ações que funcionam e que não funcionam.
Ao contrário de uma estratégia de marketing tradicional, a geração de leads por meio da internet possibilita acompanhar em tempo real suas ações, graças à ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.
Captar leads de internet envolve muita experimentação: você deve testar, fracassar, aperfeiçoar e recomeçar.
É claro que você poderá gerar leads naturalmente de tempos em tempos, mas não saberá de onde eles vêm.
Conclusão
Como você viu, seu cliente potencial não espera mais que você venda seus produtos ou serviços, mas antes de tudo, que você o guie ao longo de sua jornada de compra.
Portanto, para captar leads qualificados de internet, você deve demonstrar à sua audiência que está lá para resolver seus problemas.
Lembre-se que gerar tráfego no seu site é primordial se deseja atrair leads de boa qualidade, sendo a primeira etapa rumo ao sucesso!