Fazer Inbound Marketing para B2B às vezes é um desafio para muitos empreendedores. Afinal, vender para outras empresas pode não ser tão fácil quanto parece.

No entanto, existem estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdo, por exemplo, que ajudam a atrair mais clientes em um mercado tão competitivo.

Para conhecê-las, fique conosco.

Leia o artigo completo e veja:

  • As diferenças entre estratégias de Marketing Digital para B2B e B2C;
  • Principais vantagens da metodologia Inbound marketing para B2B;
  • Melhores táticas de Inbound para negócios B2B.

Estratégias de marketing para B2C e B2B: diferenças

Para começar, o que vai determinar as ações de marketing para esses dois tipos de negócios, bem como a complexidade da venda é o público-alvo de cada um deles.

Vendas B2C

Nas operações business to consumer (B2C), a empresa vende para o consumidor final.

Ou seja, para quem vai usar a solução, seja um produto ou serviço.

Então o ciclo de vendas costuma ser mais rápido e prático.

Afinal, existe uma alta demanda pelo consumo dessa solução.

Portanto, as ações para estimular o consumidor a fazer a compra são mais curta e em geral, menos burocráticas.

Nesse caso, há algumas ações de Inbound eficazes, como criar conteúdos relevantes sobre o uso do que está sendo comprado.

Também funciona falar sobre a importância dele para o cliente ou até mesmo sobre os resultados de quem já testou o produto ou serviço.

No entanto, há processos de vendas B2C que podem ser mais complexos, como a compra de uma casa, por exemplo.

Antes de fechar negócio, o cliente passa por várias etapas.

Em outras palavras, a compra é mais racional e não ocorre do dia para a noite.

Vendas B2B

Já na modalidade B2B, em que a o cliente é outra empresa, todo o processo é mais longo.

Nesse caso uma negociação pode levar meses.

Isso porque uma operação B2B envolve mais pessoas no processo de decisão de compra.

Além disso, o ticket médio alto e o ciclo de vendas mais longo exigem uma estratégia de marketing mais elaborada.

Por isso, a técnica Inbound marketing para B2B é uma das mais eficazes.

Então, vale chamar a atenção do leitor para como o marketing de atração pode economizar ou gerar mais lucro para a empresa, estratégias de vendas, geração de leads e temas pertinentes ao universo empresarial.

Principais vantagens do Inbound Marketing para B2B

A princípio, as etapas do Inbound focam em educar os leads para construir uma relação de confiança, nesse caso, entre uma empresa e outra.

Assim, a execução do processo da venda que, geralmente é grande, torna-se mais simples.

Em síntese, essa é a importância do Inbound Marketing para o B2B.

Agora que você já sabe da complexidade das transações B2B, confira a seguir, as vantagens que o marketing de atração oferece para este tipo de empresa.

  • Gera de leads qualificados;
  • Torna o CAC (Custo por Aquisição de Cliente) mais barato;
  • Ajuda sua empresa a se posicionar como autoridade no mercado em que atua;
  • Permite conhecer melhor a persona e atrair o publico certo;
  • Fornece resultados que você pode facilmente medir para saber se seus esforços de venda estão funcionando.

Melhores estratégias de Inbound para empresas B2B

Antes de tudo, vale lembrar que um dos principais pilares do método Inbound é a produção de conteúdo.

Essa é uma prática que ajuda a atrair visitantes com informações úteis e de qualidade, que facilitam o processo racional nas negociações entre empresas.

Portanto, ela acaba complementando o objetivo do Inbound, que é converter um lead em cliente.

Agora sim, vejamos as principais táticas do Inbound para negócios business to business.

Inbound Marketing para B2B: comece com uma presença digital

Antes de qualquer coisa, construa uma presença digital no B2B.

Para isso, basta ter redes sociais ativas, um site funcional e atualizado, além de um blog com conteúdos relevantes para a sua persona.

Não preciso nem falar que esses são os primeiros passos para criar boas estratégias de Inbound marketing para B2B, certo?

Crie guias com dicas

Inicialmente, use o conteúdo, sobretudo, para entender quais são as dores do seu consumidor, assim como as soluções que ele busca.

Logo depois de fazer isso, você pode criar um guia com um passo a passo ou com dicas de como solucionar o problema em questão.

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OU SE PREFERIR PODE NOS ACIONAR DE OUTRAS MANEIRAS:

Elabore cases de sucesso

Outra maneira eficiente de apresentar argumentos sobre sua solução para o lead B2B é dando a ele uma prova de valor.

Mas, como isso funciona?

Você pode elaborar cases de sucesso e mostrar aos potenciais clientes o que os seus clientes atuais já alcançaram após fechar negócio com sua empresa.

Dessa forma, eles verão os valores que estão agregados ao seu produto ou serviço.

Sem dúvida, essa uma boa estratégia para nutrir leads que estão no fundo de funil.

Trabalhe com notícias e curiosidades

O setor de atuação da sua empresa está sempre passando por mudanças significativas?

Então, pense em compartilhar essas transformações com o seu público em um blog, por exemplo.

Aborde assuntos que estão em alta

Conforme já mencionamos,  os conteúdos de uma ação de marketing pra B2B devem ser mais aprofundados.

Entretanto, é fundamental ficar de olho naquilo que é assunto entre o seu público.

Portanto, não deixe de acessar as redes sociais e blogs do segmento para acompanhar os assuntos em alta.

Afinal, você pode aproveitá-los na produção de conteúdo.

Uma técnica Inbound Marketing para B2B indispensável: faça seu conteúdo repercutir

Por fim, a última dica é sobre as pautas para os seus conteúdos.

Produza conteúdo compartilhável. Ou seja, que a sua audiência queira repercutir.

Além disso, insira o seu cliente na sua estratégia de conteúdo. Assim, ele vai sentir que ele foi criado exclusivamente para ele.

Desse modo, os conteúdos terão mais visibilidade.

Como resultado, as chances de você atrair mais clientes aumentam consideravelmente.

Para finalizar, assista ao vídeo do canal Viver de Blog e veja outras dicas práticas para criar conteúdos fantásticos para clientes B2B.

Se mesmo depois de ler este conteúdo, você precisar de ajuda para começar a sua estratégia B2B, fale conosco!

Será um prazer te ajudar a expandir o seu negócio com Inbound Marketing.

 

Veja também nosso artigo sobre Técnicas de SEO , uma estratégia de marketing digital para ficar na primeira página do  Google e atrair leads qualificados.

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