Você sabia que o Inbound Marketing pode ser usado para atrair e converter potenciais clientes? E como fazer e gerenciar campanhas de Inbound, você sabe?

Vou te contar como fazer um planejamento de Inbound marketing:

Antes de mais nada, você precisa de um conteúdo incrível que apareça nos resultados das pesquisas e consiga atrair um visitante.

O próximo passo é converter esse visitante em um lead.

Pronto! Agora é só fechar negócio e você tem seu mais novo cliente.

Parece fácil, não é mesmo?  No entanto, nada no marketing digital é tão simples quanto parece. Há uma série de estratégias que você deve considerar para aumentar a quantidade de clientes e melhorar os resultados da empresa.

Mas, se você ainda não sabe gerenciar Inbound Marketing e como fazer da forma certa para atingir esses objetivos, não se desespere. Nós te ajudamos!

Em síntese, durante a leitura deste artigo, você irá:

  • Descobrir como surgiu;
  • Entender os principais benefícios e como fazer;
  • Aprender a fazer gestão de Inbound com as melhores estratégias para atrair e converter.
Agência de Marketing Digital de performance

QUER REALMENTE AUMENTAR SUAS VENDAS?

FALE COM NOSSA EQUIPE DE ANÁLISE – LIGUE  (31) 98445-0746

OU SE PREFERIR PODE NOS ACIONAR DE OUTRAS MANEIRAS:

O que é Inbound Marketing

Antes de tudo, para que você aprenda a executar uma estratégia de marketing de atração que realmente atraia e converta, é preciso entender um pouco sobre o conceito.

A princípio, trata-se estratégias de marketing digital, envolvendo conteúdos elaborados para atrair e converter clientes.

A estratégia leva em consideração as etapas e fases de interesse dos usuários para com um determinado assunto. Desta forma a marca consegue dialogar e mostrar conhecimento em um determinado tema.

Como nós estamos fazendo neste texto, somos uma agência de marketing digital, que oferece gestão de Inbound marketing e, por isso, estamos aproveitando nossa expertise para contar a você como este trabalho é realizado.

Em outras palavras, só tem como fazer Inbound Marketing, chamando a atenção dos seus visitantes, para que eles cheguem até sua empresa, atraídos pela sua mensagem. Por isso, essa técnica também é chamada de Marketing de Atração ou de “Novo Marketing”.

Esta nova forma de marketing surgiu após a popularização da internet e com a ideia de uma comunicação permissiva e sem interrupções, ao contrário do modelo tradicional de marketing, o Outbound Marketing

O cofundador da empresa Hubspot, Brian Halligan foi o primeiro a usar o termo. Porém, há indícios de que o Inbound Marketing já tenha surgido há mais tempo, baseado no Marketing de Permissão, de Seth Godin.

Dessa forma, o objetivo do Inbound é atrair e engajar potenciais clientes para que eles comprem e se tornem evangelizadores espontâneos de uma marca.

Logo, as armas mais eficientes desta missão são a produção de conteúdo e a automação de marketing.

Principais benefícios do Inbound Marketing

A estratégia oferece conteúdo que esclarece às dúvidas do público. Sendo assim, podemos afirmar que essa tática estreita o relacionamento com a empresa.

Mas, além desta, há outras vantagens em aplicar o marketing de atração.

Agora, para te ajudar a entender como o Inbound é importante para o negócio, listamos alguns dos principais benefícios da estratégia de Inbound marketing.

Confira!

  • Permite chegar ao público certo;
  • Promove a aproximação com clientes;
  • Aumenta o poder de persuasão;
  • Encurta o ciclo de vendas;
  • Reduz os custos de aquisição de clientes com mídias tradicionais;
  • Possibilita a mensuração de resultados em tempo real.

Como funciona o Inbound Marketing

De antemão, para saber como fazer Inbound Marketing, você precisa compreender que a metodologia possui quatro etapas, segundo a jornada do cliente: atração, conversão, venda e encantamento.

Em seguida, veja sobre cada uma dessas etapas:

Em primeiro lugar, é preciso atrair pessoas para os canais digitais da sua empresa. Porém, não se trata de qualquer pessoa. Para converter, é necessário atrair tráfego qualificado, isto é, perfis realmente interessados em suas soluções.

Então, esta etapa tem o objetivo de transformar os usuários em visitantes recorrentes. Para isso, a estratégia de Inbound conta com outras estratégias de suporte, tais como SEO estratégico, gestão de mídias pagas.

Logo depois de atrair o máximo de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, é hora de convertê-las em leads.

Ou seja, você precisa fazer com que o visitante se torne uma oportunidade real de venda, captando os dados de contatos e passando a se relacionar com as oportunidades geradas.

Vender é o principal objetivo do Marketing de Atração.  E como o foco é na jornada do cliente, depois de nutrir os leads gerados com conteúdo Inbound relevante, é possível avaliar o estágio do cliente e saber qual o melhor momento para o que o time comercial faça contato afim de oferecer soluções e fechar negócio.

Por fim, encantar é a fase em que começa uma nova jornada. Afinal, a relação com o cliente continua mesmo após a compra.

Inclusive, essa é uma das mais importantes etapas do Inbound, pois, pode fazer com que o cliente se torne, acima de tudo, um promotor da marca, indicando-a para amigos e familiares.


Inbound Marketing: melhores ações para atrair e converter

Agora, para você sabe como fazer Inbound Marketing na prática, trouxemos as melhores ações para você usar na sua estratégia de inbound

Defina metas e KPIs

Não tem como fazer Inbound sem saber os objetivos que sua empresa quer atingir. Então, primeiro você precisa escolher quais indicadores medir. Veja alguns exemplos:

  • quantidade de novos clientes;
  • volume de leads captados;
  • número de novos visitantes;
  • taxa de conversão, entre outros.

Crie a persona ou cliente ideal para o negócio

Inicialmente, nenhuma estratégia de marketing vai funcionar sem uma persona. Afinal, a persona direciona a produção de conteúdo, bem como outras estratégias.

Desse modo, permite falar com o público certo, além de usar os argumentos certos para chamar a atenção.

Portanto, crie a persona e estipule informações como:

  • idade;
  • gênero;
  • comportamentos;
  • interesses;
  • objetivos de vida etc.

Inbound Marketing e o funil de vendas

Agora que as metas estão criadas e você já desenhou a persona do negócio, você já pode fazer o Novo Marketing com base no funil de vendas.

Contudo, tenha em mente que os argumentos usados em cada etapa do funil farão toda a diferença na conversão dos usuários em leads ou ainda dos leads em clientes.

Assine nossa News

Inbound Marketing

Gerencie os leads

Quando o usuário chega até o seu site e preenche um formulário com informações de contato, sua empresa tem como se comunicar com ele de forma consistente.

Então, você pode usar um fluxo de automação de e-mails para fazer a nutrição de leads.

Até mesmo porque os e-mails são ferramentas poderosas para converter esses leads em clientes.

Trabalhe SEO com marketing de conteúdo

Essas são duas estratégias complementares.

Dessa forma, o marketing de conteúdo ajuda o seu SEO, fazendo com que o usuário encontre sua empresa nos buscadores.

Entretanto, existem outros parâmetros e otimização aos quais você deve ficar atento quanto ao projeto do seu site.

  • links de conversão, como CTAs;
  • velocidade de carregamento;
  • usabilidade;
  • ser mobile first.

Invista nas redes sociais

Finalmente, podemos dizer que você já sabe como fazer Inbound Marketing do jeito certo. Falta só uma coisa: as redes sociais.

Elas são muito importantes para a disseminação do conteúdo. Além disso, também ajudam no fortalecimento da marca.

O LinkedIn, por exemplo, é um ótimo canal para empresas B2B compartilharem links para posts de blog.

inbound marketing como fazer segunda foto-min

O Novo Marketing e as Mídias Pagas

Caso sua estratégia de SEO ainda não seja forte o suficiente para atrair usuários orgânicos para suas páginas de conteúdo. Ou caso suas redes sociais ainda não tenham seguidores suficientes para consumirem o material produzido por você, não adianta chorar é preciso investir no Ads.

As mídias pagas vão ajudar na hora de divulgar o seu conteúdo para o público mais próximo da sua persona, fazendo com que haja um aumento no tráfego do seu site e, consequentemente, conversões nas suas páginas de conteúdo.

Construa materiais ricos

Durante as fases de conversões do Inbound, sua estratégia precisa prever a criação de conteúdos para usar como isca e fazer com que os usuários do site se tornem leads.

O conteúdo pode variar de acordo com o que chama mais atenção da sua persona. Os principais conteúdos ricos são:

  • Webnar
  • E-book
  • Guia
  • Vídeos
  • Planilhas

Não interessa qual seja o formato, desde que o material entregue um conteúdo relevante ao usuário em troca dos seus dados de contato.

Antes de concluirmos, recomendamos que você assista ao vídeo do Leandro Ladeira. Ele traz vários exemplos certos e errados de Inbound Marketing.

Pronto! Agora sim, você já pode aplicar o Inbound Marketing focado na conversão.

Quer ficar bem informado sobre o que acontece no marketing digital?

Assine nossa News e receba nosso conteúdo direto na sua caixa de entrada.

Assinar agora!

ORÇAMENTO