Gestão por resultados. Você sabe o que é isso?

De antemão, é um modelo de administração que foca nas metas e objetivos do negócio.

Ele é bem diferente do modelo tradicional que conhecemos, baseado em processos.

Em síntese, essa estratégia de gestão busca promover o crescimento da empresa, garantindo o engajamento do time em prol desse propósito.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto?

Então acompanhe os próximos parágrafos e veja como implementar esse modelo de gestão em sua empresa!

Resumo

gestão por resultados

O que é gestão orientada por resultados e para que serve?

Antes de tudo,  a gestão de resultados é uma metodologia que norteia a administração da empresa.

O conceito foi criado na década de 50, por Peter Ducker, pai da administração moderna.

Contudo, ele é amplamente utilizado até hoje por diversos líderes e gestores que desejam atingir suas metas mais rapidamente.

Afinal, o modelo de gestão prioriza os resultados do trabalho de todos os profissionais da organização.

E para que ele serve?

Bem, o objetivo é aprimorar ou até mesmo mudar os processos internos e, assim alcançar os resultados desejados em um determinado período.

Ou seja, definir “o que” deve ser feito passa a ser mais importante do que “como” deve ser feito.

Além disso, vale frisar que esse método de gestão foca no desempenho final em vez de se preocupar com a quantidade de tarefas executadas.

Logo, de maneira mais simples, podemos dizer que a gestão para resultados serve para aumentar o desempenho empresa.

Conheça os pilares da gestão com foco em resultados

O ideal é que a implementação da gestão por resultados obedeça três princípios básicos: transparência, objetividade e engajamento dos envolvidos.

Consiste em difundir as informações relevantes dentro da empresa em uma linguagem comum e acessível.

Ou seja, desde a estratégia do negócio, que inclui missão, visão e valores até os dados mais objetivos.

Além disso, os gestores devem expor os objetivos e resultados para que todos vejam as metas e o desempenho de todos os departamentos.

Não basta ter transparência se não houver objetividade.

Segundo esse pilar, as metas devem ser apresentadas às equipes com bastante clareza.

Afinal, é necessário propagar a informação, mas de forma que seja facilmente entendida.

Assim, toda a equipe saberá o que fazer.

Além disso, para inserir a cultura orientada para resultados, você deve incentivar a equipe a participar dos processos.

Desse modo, ela se tornará mais comprometida com a empresa.

Coo resultado, alcançarão os melhores resultados.

gestão por resultados

Benefícios de adotar essa estratégia

Adotar uma cultura orientada para resultados em sua empresa traz diversos benefícios como:

  • Metas e objetivos bem definidos para todos os funcionários da empresa;
  • Aumento na retenção de talentos;
  • Times mais motivados e produtivos;
  • Melhor trabalho em equipe e colaboração em projetos;
  • Maior integração entre as diferentes áreas da empresa;
  • Tomada de decisão pautada em dados;
  • Mais assertividade na comunicação entre gestores e equipes;
  • Métricas mais alinhadas.

Afinal, como colocar a gestão por resultados em prática?

Quando uma empresa já nasce orientada por resultados, fica muito mais fácil aplicar este tipo de gestão.

Entretanto, aquelas que ainda não possuem essa cultura organizacional, certamente têm um longo caminho pela frente.

Mas nós podemos te dar uma força!

Confira a seguir, um checklist com as ações que recomendamos que você adote na implementação dessa tática de gestão!

Comece a gestão de resultados, traçando as metas da empresa

Em primeiro lugar, faça ou refaça o planejamento o estratégico da empresa.

Para isso, crie metas que abrangem o esforço de diferentes áreas da empresa.

Além disso, estabeleça objetivos tangíveis e com prazos bem definidos.

Em seguida, defina os objetivos das equipes

Agora que você já sabe quais são os objetivos da empresa, é hora de criar as metas para cada time.

Essa é uma etapa tão importante quanto a primeira, pois, esses dados servirão de guia para cada colaborador.

Monitore todo o processo

Ademais, também é imprescindível acompanhar o progresso dos números e cada time, de cada funcionário, enfim, de toda a empresa.

Portanto, faça reuniões com os gestores de diferentes setores para analisar como andam os resultados e o que pode ser feito para melhorá-los.

Lembre-se de providenciar ferramentas que facilitem essa mensuração.

Avalie o desempenho na gestão por resultados

No fim do ciclo definido, as metas do negócio, dos times, bem como dos colaboradores precisam passar por avaliação.

Ou seja, é neste estágio que os líderes retomarão os objetivos estipulados inicialmente para identificar quais foram ou não alcançados. 

gestão por resultados

Ofereça recompensas para manter os funcionários engajados

No modelo de gestão por resultados, a recompensa é um incentivo importante que a empresa deve ofertar em troca dos resultados obtidos.

Afinal, para fazer sentido, a meta deve estar condicionada a alguma bonificação.

Do contrário, você terá dificuldades para manter os colaboradores engajados com os objetivos desenhados.

Por fim, a gestão por resultados é o melhor caminho para garantir que sua empresa tenha sucesso.

Para adotá-la é necessário redefinir também os processos de marketing e vendas.

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