Funil de marketing e vendas são termos comumente usados no marketing digital.

Apesar de fazerem parte de ações direcionadas ao aumento das vendas, cada um desses funis tem a sua função.

E a propósito, você sabe quais são as diferenças entre eles?

Bem, se você não sabe ao certo, tudo bem.

Mais adiante nós vamos explicar direitinho.

Então, é só prosseguir a leitura para aprender a utilizá-los de maneira correta na execução da sua estratégia de marketing.

Vamos lá!

Qual a principal diferença entre Funil de Marketing e Vendas?

À primeira vista, funil de marketing e vendas podem até parecer ser a mesma coisa, mas não são.

Em geral, essa confusão ocorre porque o funil é uma abordagem comum tanto para a área de marketing quanto para a de vendas.

Como assim?

Calma, vamos explicar melhor.

Enquanto a equipe de marketing usa o funil como ferramenta para gerar as oportunidades, o time comercial utiliza o funil para convertê-las em vendas.

Então, isso é o que diferencia o funil de marketing do funil de vendas?

De forma resumida, essa é uma das diferenças, mas não é a única.

Para que serve o Funil de Marketing

funil-de-marketing-e-vendas

A princípio, para que uma estratégia de marketing digital dê resultados, é necessário atrair os visitantes e transformá-los em leads.

Além disso, também é preciso nutrir um relacionamento para ofertar as melhores soluções.

Ou seja, o funil de marketing está ligado ao Inbound Marketing e é a chave para que esse processo seja eficaz.

Afinal, ele permite desenhar a jornada que o potencial cliente irá percorrer até concluir compra.

Desse modo, você pode conduzi-lo ao longo desse caminho.

Em síntese, o Funil de Vendas representa um ciclo, que deve ser trabalhado para determinar quais devem ser os próximos passos para que o lead avance as etapas do funil até se tornar um cliente. 

O Funil de Marketing é dividido em 4 etapas:

estágio dedicado à produção de conteúdo relevante para atrair o visitante;

transforma esses visitantes em leads

etapa direcionada à nutrição dos leads (comunicação frequente para ajuda-los a avançar na jornada de compra).

o marketing também ajuda o nessa etapa, produzindo conteúdos que interessem ao prospect.

E qual é a função do funil de vendas?

O funil de vendas, por sua vez, ajuda a tonar o processo comercial mais eficiente.

Nesse sentido, o funil de vendas é útil para os vendedores quando o lead já foi qualificado pela equipe de marketing.

Em geral, o funil de vendas é formado por 5 etapas:

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logo após receber a oportunidade, o vendedor avalia o lead a fim de saber se ele realmente tem o perfil adequado para abordagem comercial;

é agendada uma conversa para colher mais informações e conhecer as dores e necessidades do cliente;

aqui o briefing coletado é utilizado para elaborar a proposta;

quando o prospect  pesquisa outras opções disponíveis no mercado;

quando ocorre a efetivação da venda.

Funil de Marketing X Funil de Vendas

Conforme você pode observar, o funil de marketing e o de vendas desempenham papeis distintos.

Afinal, o objetivo dos profissionais de marketing é gerar leads através de ações de aquisição e qualificação.

Por outro lado, o funil de vendas precisa trabalhar as melhores oportunidades, para que os contatos avancem para as fases de negociação.

Ou seja, as estratégias para atrair, converter e nutrir serão estruturadas pela equipe de marketing, que deve selecionar as possíveis oportunidades.

Assim que o potencial dos leads for identificado, é hora de “passar a bola” para o time de vendedores, que darão início ao fluxo de negociação. 

Apesar de dividirem terem funções distintas, o funil de marketing e vendas precisa operar de forma alinhada.

Desse modo, os processos de aquisição de leads, nutrição e vendas também caminharão juntos. 

funil-de-marketing-e-vendas

Vantagens de integrar o funil de marketing e vendas

Agora que você já conhece as diferenças dos funis de marketing e de vendas, saiba que, aplicar ambas as estratégias de forma integrada em sua empresa traz diversos benefícios.

Os principais são:

Foco no objetivo em comum do negócio:

fica mais fácil engajar os times de venda e marketing, fazendo-os entender que o sucesso do negócio está atrelado a um trabalho integrado e harmonioso.

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Inbound Marketing

Identificar os desafios e otimizar os processos:

sabe qual a vantagem de utilizar o funil de marketing e vendas de forma que haja uma sinergia entre os departamentos de marketing e comercial?

Nesse caso, o gestor terá mais facilidade para identificar a área que está entregando um desempenho abaixo do esperado.

Por exemplo, quando a equipe de marketing entrega uma grande quantidade de leads qualificados, mas o time de vendas não converte na mesma proporção.

Nessa situação, você buscará entender junto com os vendedores qual foi o problema para corrigi-lo o quanto antes.

 

Por fim, esperamos que este artigo tenha sido útil.

Agora, você tem todas as informações de que precisa para desenhar estratégias certeiras usando o funil de marketing e vendas.

E então, está pronto para começar?

Se precisar de uma ajudinha, pode contar conosco!

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