Funil de marketing e vendas são termos comumente usados no marketing digital.
Apesar de fazerem parte de ações direcionadas ao aumento das vendas, cada um desses funis tem a sua função.
E a propósito, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Bem, se você não sabe ao certo, tudo bem.
Mais adiante nós vamos explicar direitinho.
Então, é só prosseguir a leitura para aprender a utilizá-los de maneira correta na execução da sua estratégia de marketing.
Vamos lá!
Qual a principal diferença entre Funil de Marketing e Vendas?
À primeira vista, funil de marketing e vendas podem até parecer ser a mesma coisa, mas não são.
Em geral, essa confusão ocorre porque o funil é uma abordagem comum tanto para a área de marketing quanto para a de vendas.
Como assim?
Calma, vamos explicar melhor.
Enquanto a equipe de marketing usa o funil como ferramenta para gerar as oportunidades, o time comercial utiliza o funil para convertê-las em vendas.
Então, isso é o que diferencia o funil de marketing do funil de vendas?
De forma resumida, essa é uma das diferenças, mas não é a única.
Para que serve o Funil de Marketing
A princípio, para que uma estratégia de marketing digital dê resultados, é necessário atrair os visitantes e transformá-los em leads.
Além disso, também é preciso nutrir um relacionamento para ofertar as melhores soluções.
Ou seja, o funil de marketingestá ligado ao Inbound Marketing e é a chave para que esse processo seja eficaz.
Afinal, ele permite desenhar a jornada que o potencial cliente irá percorrer até concluir compra.
Desse modo, você pode conduzi-lo ao longo desse caminho.
Em síntese, o Funil de Vendas representa um ciclo, que deve ser trabalhado para determinar quais devem ser os próximos passos para que o lead avance as etapas do funil até se tornar um cliente.
Conforme você pode observar, o funil de marketing e o de vendas desempenham papeis distintos.
Afinal, o objetivo dos profissionais de marketing é gerar leads através de ações de aquisição e qualificação.
Por outro lado, o funil de vendas precisa trabalhar as melhores oportunidades, para que os contatos avancem para as fases de negociação.
Ou seja, as estratégias para atrair, converter e nutrir serão estruturadas pela equipe de marketing, que deve selecionar as possíveis oportunidades.
Assim que o potencial dos leads for identificado, é hora de “passar a bola” para o time de vendedores, que darão início ao fluxo de negociação.
Apesar de dividirem terem funções distintas, o funil de marketing e vendas precisa operar de forma alinhada.
Desse modo, os processos de aquisição de leads, nutrição e vendas também caminharão juntos.
Vantagens de integrar o funil de marketing e vendas
Agora que você já conhece as diferenças dos funis de marketing e de vendas, saiba que, aplicar ambas as estratégias de forma integrada em sua empresa traz diversos benefícios.
Os principais são:
Foco no objetivo em comum do negócio:
fica mais fácil engajar os times de venda e marketing, fazendo-os entender que o sucesso do negócio está atrelado a um trabalho integrado e harmonioso.
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Identificar os desafios e otimizar os processos:
sabe qual a vantagem de utilizar o funil de marketing e vendas de forma que haja uma sinergia entre os departamentos de marketing e comercial?
Nesse caso, o gestor terá mais facilidade para identificar a área que está entregando um desempenho abaixo do esperado.
Por exemplo, quando a equipe de marketing entrega uma grande quantidade de leads qualificados, mas o time de vendas não converte na mesma proporção.
Nessa situação, você buscará entender junto com os vendedores qual foi o problema para corrigi-lo o quanto antes.
Por fim, esperamos que este artigo tenha sido útil.
Agora, você tem todas as informações de que precisa para desenhar estratégias certeiras usando o funil de marketing e vendas.