Com o aumento das compras online, acelerado pela crise, as marcas buscam estratégias para atrair os consumidores e facilitar sua jornada de compra.

Para isso, o Discovery Commerce foi lançado, uma ferramenta do Facebook, que oferece às empresas ferramentas e anúncios a fim de alimentar sua estratégia de marketing digital, da descoberta à compra de um produto.

Se você está ouvindo falar sobre o Discovery Commerce pela primeira vez, reunimos aqui as principais informações, e assim, você já pode ir pensando em incluir na estratégia de marketing da sua empresa.

O que é Discovery Commerce?

Discovery Commerce é uma nova ferramenta do Facebook que antecipa as necessidades dos clientes, mostra os produtos às pessoas com mais chance de gostar e permite uma jornada de compra bem mais rápida e curta.

É uma das novas ferramentas do Facebook que leva os usuários a descobrir produtos e marcas que correspondem aos seus gostos e que não descobriram antes.

Antes de permitir às pessoas encontrarem os produtos, o Discovery Commerce Facebook permite aos produtos e às marcas encontrarem seu público.

Dessa forma, podem ter acesso a novos nichos de consumidores que eles não alcançaram anteriormente, e transformar o marketing em uma oportunidade de vendas.

Bem diferente do remarketing, que visa propor um produto já consultado pelo cliente, as ferramentas Facebook empresas permitem sugerir novos produtos que combinam perfeitamente com o perfil e as preferências do usuário.

Como funciona o Discovery Commerce?

O Facebook baseia seu novo serviço na machine learning, ou seja, a aprendizagem automática e inteligente graças a uma modelo que se torna mais preciso com o tempo.

A Inteligência Artificial dessa ferramenta do Facebook permite predizer o interesse de uma audiência por um produto, contextualizar o anúncio da oferta na navegação do usuário e integrar as reações da audiência.

Para desenvolver sua estratrégia de Discovery Commerce, é necessário primeiro coletar os dados completos para saber como os consumidores agem com sua empresa.

Ao cruzar os dados dos consumidores coletados pelo Facebook (stories, mensagens, grupos) e seus dados do site, aplicativos, por exemplo, a Machine Learning vai sintetizar esses dados.

Dessa forma, com o criador de anúncios Facebook é possível permitir a seus produtos encontre boas pessoas e desenvolve experiências de compra mais atrativas.

Quais os benefícios da ferramenta do Facebook que combina produtos e pessoas?

As plataformas do Facebook e Instagram servem como pontos de contato ideiais para estabelecer relações entre marcas e clientes.

Segundo o vice-presidente do Facebook, “as empresas se deram conta que com a tecnologia atual, elas não precisam mais perder tempo esperando que as pessoas encontrem seus produtos. Deixe seus produtos encontrarem seus clientes para você. É a verdadeira descoberta.”

Com o uso de dados e outras informações, as empresas podem encontrar seus clientes ideais para um produto, com muito mais precisão.

Mais do que dados demográficos, os sistemas de Machine Learning e Inteligência Artificial da plataforma, por meio de uma análise de dados qualificada, fazem com que um produto ou serviço seja capaz de encontrar as pessoas certas.

Através dessa ferramenta do Facebook, as marcas podem acompanhar o usuário na sua jornada de compra, mesmo antes da intenção, no momento da descoberta.

Os benefícios são:

  • Acelerar o túnel de venda: consiste em reduzir o percurso entre a descoberta e a compra. Ou seja, os clientes podem descobrir e comprar os produtos em alguns segundos;
  • Antecipar a demanda: não se trata de limitar a navegação a encontrar produtos que os usuários já conhecem, mas propor novos produtos elaborados para o seu público-alvo;
  • Mais compradores potenciais: encontrar seu produto pode levar os usuários a se interessar pela sua marca e se informar sobre sua empresa, o que atrai mais tráfego para seus canais de venda e redes sociais;
  • Descobrimento da marca: tem muito mais chance de um usuário descobrir sua marca, principalmente marcas menos conhecidas;
  • Acompanhar o retorno sobre o investimento: é possível alinhar a mensuração com as metas do negócio, e se necessário, fazer ajustes em tempo real.

Vale lembrar que, com a transformação digital cada vez mais acelerada, o que os clientes esperam é ter acesso a experiências mais personalizadas e relevantes.

Com o Discovery Commerce, seus clientes terão a oportunidade de descobrir produtos e serviços que eles nem faziam ideia de que poderiam se apaixonar.

Como aplicar o Discovery Commerce na sua empresa?

Basicamente, a ferramenta do Facebook busca entender como as pessoas interagem com a sua marca nas suas plataformas, e que tipos de produtos e serviços são relevantes para elas.

Conseguir que um cliente em potencial encontre o produto que busca em uma loja virtual ou marketplace é mais difícil que parece.

Muitas vezes, os consumidores não conseguem, seja pela confusão ou impaciência de rastrear categorias e subcategorias.

Já no Discovery Commerce, é um sistema mais livre para o usuário: por à sua disposição muitos filtros que permitem compilar as buscas.

Para isso, é imprescindível ampliar e enriquecer as informações dos produtos nos catálogos.

É necessário ativar o Discovery Commerce para a sua marca, e assim, compartilhar com o Facebook todas as informações sobre seus clientes, o que ajuda a ferramenta do Facebook identificar a audiência mais próxima ao perfil do seu negócio.

Pense no Facebook como um parceiro da sua marca e aproveite todos os recursos para estimular que potenciais clientes descubram seus produtos, o que se traduz em crescimento do seu negócio!

Aproveite também e leia nossos artigos do blog, o último conteúdo publicado foi sobre: vídeo marketing: porque sua empresa deve investir, ele vai te ajudar nas estratégias de marketing digital da sua empresa.

ORÇAMENTO