Quando falamos em estratégias marketing digital B2B, estamos nos referindo ao universo business-to-business: o espaço comercial no qual as empresas trocam produtos, serviços ou informações com outras empresas.

Dessa forma, para poder comercializar seus produtos ou serviços, é necessário que a empresa adote estratégias marketing digital B2B, que devem ser aplicadas de maneira específica.

No entanto, ao contrário dos clientes B2C, que envolvem atividades comerciais entre uma empresa e o grande público, no B2B, as relações são entre empresas.

Ou seja, seus clientes são profissionais (empresas) e não pessoas físicas, daí a importância de adotar as estratégias marketing digital B2B para divulgar suas ofertas e para aumentar suas vendas.

Se tudo isso parece um pouco confuso, vamos mostrar em detalhes a importância da estratégia B2B.

O que é marketing B2B?

O marketing B2B ou marketing business to business engloba diversas técnicas de marketing voltadas para as vendas entre empresas.

Além disso, você não pode levar em consideração unicamente seus objetivos. Os desejos de seus clientes, que são empresas como você, devem igualmente serem levados em conta, e para eles que serão voltdas todas as suas ações de marketing.

Diferentemente do marketing B2C, que é direcionado para o consumidor, é necessário fazer algumas adaptações nas estratégias de marketing digital B2B:

  • Os consumidores/clientes são profissionais/empresas;
  • Os públicos (empresas) são menores que o B2C, mas o valor unitário é bem maior;
  • Você consegue obter o máximo de informações sobre seus clientes potenciais fazendo uma pesquisa na internet;
  • Os processos de compra são mais longos, porque você vai passar por diversos setores para poder concluir uma venda;
  • Os investimentos são mais altos, assim como os riscos;
  • Você vai lidar com compradores profissionais, que sabem exatamente o que querem.

Tenha em mente que cada um de seus clientes representa um grande valor e pode constituir uma parte importante no volume dos negócios B2B.

Qual é a importância do marketing B2B?

Antigamente, os especialistas em marketing B2B contavam com métodos relativamente pouco elaborados: a personalização era superficial e o conteúdo era direcionado a um público bem grande.

Isso acontecia porque as empresas eram limitadas na sua capacidade de quantificar sua base de clientes.

Hoje, com tecnologias mais avançadas, é possível utilizar estratégias voltadas para o cliente, como a Inteligência Artificial, para otimizar o contato entre o cliente e a empresa e a gestão da relação com o cliente.

Uma das principais vantagens da estratégia digital B2B é estabelecer relacionamentos mais duradouros com outras empresas.

Como utilizar estratégias marketing digital B2B para conquistar mais clientes?

Se você está iniciando em estratégias marketing digital B2B, selecionamos aqui as principais estratégias e assim, conquistar mais clientes:

1.Identifique os objstivos associados à sua estratégia business to business

Para definir sua estratégia de marketing, você deve traçar os objetivos que deseja alcançar.

Liste esses objetivos como o número de leads ou prospects que quer converter em clientes, o volume de negócios que deseja atingir ou ainda as oportunidades comerciais que quer ativar.

Além dos objetivos quantitativos, é importante determinar a imagem que você quer passar para seus clientes, assim como os valores da sua empresa.

Também pense na otimização do seu site, como gerar mais tráfego ou ainda como melhorar a qualidade da audiência.

2.Determine seu público-alvo

Agora que você já tem objetivos claros, é o momento de determinar seu público-alvo.

Tenha em mente que não poderá utilizar estratégias marketing digital B2B se não tiver uma audiência bem precisa.

Você deve avaliar sua capacidade a lhes propor produtos ou serviços que atendam perfeitamente às suas necessidades. É a partir dessa base que você poderá montar excelentes estratégias marketing digital B2B.

Para melhor definir seus clientes potenciais, vale a pena fazer um estudo de personas, que correspondem aos seus clientes ideais.

Vale lembrar que são empresas como você, logo, não se esqueça que tomam todas as precauções e pesam os prós e contras antes de comprar.

Após definir suas personas, você deve quantificar o mercado para o qual pode se direcionar.

3.Crie uma estratégia de comunicação eficiente

A próxima etapa consiste em colocar em prática uma estratégia de comunicação, e para conquistar mais clientes, você deve:

  • Criar conteúdos com alto valor agregado;
  • Elaborar conteúdos otimizados em SEO para uma melhor visibilidade;
  • Escolher cuidadosamente o formato do conteúdo, onde os infográficos e os vídeos curtos têm um forte impacto.

Essa é uma das etapas onde as empresas têm maior dificuldade, especialmente em razão da criação de conteúdo.

Uma ideia é contar com profissionais especialistas na área com o objetivo de deixar sua empresa mais visível aos olhos de seus potenciais clientes.

4.Converter seus prospects em clientes

Se sua estratégia de aquisição de prospects funcionou, você deve pensar em transformar seus prospects em clientes.

Para converter seus clientes potenciais em clientes, você deve fazer com que eles passam à ação, utilizando meios para fazê-los avançar no seu túnel de conversão.

As vantagens de seus produtos ou serviços e o conteúdo devem ser divulgados através dos canais digitais que você já usa.

5.Inbound marketing e marketing B2B

Uma das melhores estratégias marketing digital B2B é o inbound marketing, que consiste em atrair clientes potenciais graças a um conteúdo de qualidade que traz uma solução para os problemas.

A abordagem é ao mesmo tempo sutil e indireta e sua audiência não tem a sensação que está sendo pressionada para comprar.

Como abordar os clientes B2B?

Em marketing B2B, você não pode se dirigir de maneira muito intrusiva aos seus clientes como faria em uma campanha de marketing B2C.

É necessário ganhar a confiança e para isso, você deve lhes propor os produtos que atendam às suas necessidades.

Saiba que os clientes B2B fazem diretamente a pesquisa dos produtos e serviços que precisam e não precisam de vendedores, e entram em contato com as empresas que lhes interessam.

Do seu lado, você deve identificar essas necessidades e adaptar suas ofertas, e assim, eles virão imediatamente até você se virem que seus produtos resolvem seus problemas.

Uma dica é explorar as redes sociais, uma vez que elas representam uma influência enorme nos clientes B2B. Por exemplo, usar o Instagram para gerar mais visibilidade é uma excelente estratégia.

No entanto, as estratégias marketing digital B2B não são adaptadas a todas as categorias de clientes, sendo necessário modificar sua abordagem em função de cada um de seus clientes.

Esse é o momento de personalizar suas estratégias em função dos clientes que você quer conquistar.

Como você viu, o marketing B2B é fundamental para que empresas que vendem para outras consigam gerar leads qualificados e assim, conquistar mais clientes.

Portanto, se você tem uma empresa, comece o quanto antes a aplicar as estratégias marketing digital B2B!

Aproveite também e leia o conteúdo do nosso blog sobre: Como melhorar o engajamento no Instagram, ele vai te ajudar nas estratégias de marketing digital da sua empresa.

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