As empresas B2B, ou seja, empresas que vendem para empresas, estão cada vez mais buscando estratégias de marketing digital b2b para aumentar suas vendas. No entanto, o mercado B2B se diferencia um pouco do B2C, aquele em que as empresas vendem para consumidores, e exige estratégias específicas para ter sucesso.
Assim como qualquer outro, o mercado B2B está em constante evolução e, com isso, as estratégias de marketing digital B2B, precisam evoluir junto. Desta forma, se você como gerente de marketing quer ter sucesso nesse mercado competitivo e difícil de entrar, é preciso investir em uma boa estratégia de marketing digital B2B.estrat
Neste artigo, vamos abordar as principais estratégias de marketing digital B2B e o que é preciso para aplicá-las com sucesso.
Quando falamos de marketing digital, às vezes esquecemos que há um mundo além do tão falado, marketing B2C.
O marketing B2B é de extrema importância para as empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas.
As estratégias de marketing digital para B2B têm muitas semelhanças com as estratégias de marketing B2C, mas existem algumas diferenças cruciais, que estão diretamente ligadas à estratégia comercial B2B, como a venda é trabalhada e o tempo que ela leva para ser concretizada.
Entretanto, seja numa estratégia comercial B2B ou de marketing, o primeiro passo para montar um plano de marketing digital B2B eficaz é compreender o seu público-alvo e a sua jornada de compra.
Uma vez que você compreenda o seu público-alvo, você pode começar a pensar em como atingi-lo através do marketing digital. Nesta fase, você precisa entender quem é o decisor de compras ou contratações dentro da empresa.
Um decisor de compras é responsável pelas compras de um produto ou serviço para uma organização. Essa pessoa deve ter um bom conhecimento da demanda do mercado, bem como das ofertas das empresas.
Além disso, o decisor de compras deve ser capaz de avaliar e comparar diferentes produtos e serviços, para que possa escolher o melhor para a organização.
Ao pensar nos pilares das estratégias de marketing digital para B2B, você precisa considerar a sua persona B2B, ela é uma representação do seu cliente ideal, que inclui informações como o ramo de atividade da empresa, o tamanho da empresa, o que ela procura em um produto B2B ou serviço, e quais são seus principais problemas, na descrição desta persona, você deve estabelecer, inclusive, as características do decisor.
Ao definir o seu ICP (Ideal Customer Profile) você define quem e como se comunicar. Quais clientes são mais interessantes para sua empresa, considerando diversos fatores como, segmento, tamanho da empresa, localização e muitos outros que fizerem sentido para sua estratégia.
Por exemplo, ao definir o cliente ideal como: empresas mais maduras, com mais de 5 anos de experiência de mercado, e que invista mais de 10 mil reais por mês em tecnologia. Note que aqui nos referimos ao negócio, definimos características da empresa.
Depois disso, precisamos levantar as características da persona decisora, ou seja, quem dentro da empresa que você definiu como ICP é responsável por tomar a decisão de compra. Que é com quem você vai dialogar durante a negociação. Para isso, vai ser preciso ir mais a fundo.
Exemplo, a pessoa é a Maria, ela tem 33 anos, é gerente de Marketing, pós-graduada em gestão estratégica. Casada e tem dois filhos, adora viagens internacionais e assuntos sobre gestão de negócios.
Criar sua persona B2B vai ajudar você a se concentrar nas ofertas que melhor atendam às necessidades do seu cliente ideal, e vai ajudar você a se comunicar de forma mais eficaz com esse cliente.
Pois uma vez entendendo quem é a pessoa por detrás da decisão de compra para uma empresa B2B, seu time comercial será capaz de gerar relacionamento com seu prospect.
Todos os processos de negócio B2B estão sendo afetados pela tecnologia digital, no marketing não seria diferente. A popularidade do marketing digital fez com que muitas empresas, de todos os tamanhos, se perguntassem se o marketing tradicional ainda fazia sentido para elas. Pelo menos, não mais como a única frente de marketing do negócio.
Em uma grande busca de como gerar leads B2B, as empresas tem seguido o caminho do marketing B2C, onde a maioria das organizações estão trabalhando em estratégias B2B digitais.
Se você ainda não está convencido de que o marketing digital é importante para sua empresa B2B, você pode estar perdendo uma grande oportunidade.
A seguir, vamos listar 5 estratégias de marketing digital B2B que podem ajudar a atrair novos leads para sua empresa:
As redes sociais são um ótimo lugar para as empresas B2B se conectarem com seus clientes em potencial e se relacionar com seu público. As redes sociais são a forma mais próxima de comunicar o seu posicionamento de marca, de forma consistente.
Não importa qual seja o seu mercado, você pode apostar que seus potenciais clientes estão usando pelo menos uma das principais redes sociais, seja Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram.
Aqui, mais uma vez se faz importante entender as características da sua persona, pois só desta forma, você será capaz de prever em que rede social poderá estabelecer um diálogo com ela.
Dependendo do seu tipo de produto, fazer um trabalho de branding se torna essencial. Por exemplo uma loja de sapatos masculinos premium que vende produtos com tickets altos.
Um blog é uma ótima maneira de mostrar ao seu público-alvo que você é um especialista em seu campo de atuação.
Escreva sobre tópicos relevantes para o seu mercado e inclua palavras-chave , pensadas estrategicamente, para ajudar os potenciais clientes a encontrá-lo. Isso fará com que os algoritmos também entendam, o quê e para quem você fala.
Se você não tem tempo ou não é um escritor habilidoso, contrate um freelancer ou agência para escrever o conteúdo para você. É muito importante que esse conteúdo seja bem construído.
A publicidade online pode ajudar a direcionar tráfego qualificado para o seu site, blog ou perfil nas redes sociais.
Existem várias formas de fazer publicidade online, incluindo banners em sites da internet, anúncios B2B de pesquisa nos buscadores e anúncios em redes sociais. Você pode começar a investir em publicidade online usando o Google Ads, o Facebook Ads ou o Linkedin Ads. Aqui, mais uma vez, a escolha do canal a ser utilizado, bem como, a comunicação das suas campanhas de anúncio, vão depender das características do seu público e cliente ideal.
Os conteúdos ricos, como e-books, webinars, infográficos, relatórios, planilhas, podem ajudar a converter os visitantes do seu site em leads qualificados. Ofereça esse tipo de material em troca de informações dos visitantes, como nome, e-mail, número de telefone e cargo. Entretanto, é importante que esse conteúdo gere valor para o seu usuário. Caso contrário, seu visitante pode ficar desconfortável em ter cedido seus dados em troca de um conteúdo de pouca relevância para ele.
Você pode fazer isso criando um formulário de inscrição em seu site ou blog, ou direcionando os visitantes para uma Landing Page. Descrevemos aqui, de forma bem resumida, a estratégia de Inbound Marketing, muito usada no mercado B2B.
Todos os processos de negócio B2B estão sendo afetados pela tecnologia digital, no marketing não seria diferente. A popularidade do marketing digital fez com que muitas empresas, de todos os tamanhos, se perguntassem se o marketing tradicional ainda fazia sentido para elas. Pelo menos, não mais como a única frente de marketing do negócio.
Em uma grande busca de como gerar leads B2B, as empresas tem seguido o caminho do marketing B2C, onde a maioria das organizações estão trabalhando em estratégias B2B digitais.
Se você ainda não está convencido de que o marketing digital é importante para sua empresa B2B, você pode estar perdendo uma grande oportunidade.
A seguir, vamos listar 5 estratégias de marketing digital B2B que podem ajudar a atrair novos leads para sua empresa:
O marketing B2B é complexo e pode ser difícil de gerenciar, especialmente se você estiver tentando fazer tudo manualmente.
As automações de marketing podem ajudar a simplificar esse processo, permitindo que você gerencie facilmente suas campanhas e contate os leads em momentos oportunos. Existem muitas ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado, como o HubSpot ou o RD Station.
Utilize essas estratégias de marketing digital B2B para aumentar o número de leads qualificados para sua empresa B2B. Lembre-se de que o marketing digital é um processo contínuo, então esteja sempre testando e monitorando o desempenho de suas ações para garantir o melhor retorno sobre o investimento (ROI).
Contudo, existem muitas outras estratégias B2B de marketing totalmente voltadas para o mercado de empresas, a decisão de qual usar, vai de encontro com a que tipo de estímulo a sua persona costuma responder. O ideal é ativar aquela que seja mais possível, pela ótica de recursos e viabilidade da sua empresa e que, ainda, te dê condições de analisar os dados e tomar decisões estratégicas para as ações seguintes.