Estratégia omnichannel: Porque investir
Por que o omnichannel é uma tendência dentro do marketing digital
Antes de tudo, a estratégia omnichannel é uma forte tendência no Marketing Digital.
Ainda mais no varejo.
Acima de tudo, devido à Transformação Digital, que mudou os hábitos de consumo, conforme já falamos.
Mas, também, por conta da competitividade do mercado.
Afinal de contas, esse é um fator que obriga as empresas a inovarem para reagir a essas mudanças.
Logo, a estratégia omnichannel surge como uma maneira de tornar a experiência de compra diferenciada e, sobretudo, mais fácil.
Desse modo, o cliente que interage com sua marca, se aproxima cada vez mais dela.
Enquanto isso, você pode mostrar que sua marca é confiável. Enfim, que ela está sempre pronta para atender as necessidades dele.
Para entender na prática, como funciona esta estratégia, confira o vídeo do especialista em vendas Marcio Eugênio.
Benefícios de uma estratégia omnichannel
Do mesmo modo, traçar uma estratégia omnichannel é bom não só para a sua empresa e marca, mas também para o cliente.
Conheça alguns benefícios que a agregação de canais pode trazer:
Auxilia na fidelização do público a partir de uma experiência personalizada
Incialmente, esse é um dos principais benefícios do omnichannel.
Seja como for, os clientes têm comportamentos de compra diferentes.
Contudo, todos eles querem praticidade durante a jornada de compra. Desde a pesquisa de um produto até a devolução dele, caso precise fazer isso.
Nesse sentido, a estratégia omnichannel permite entregar a experiência que qualquer cliente precisa.
Ou seja, de maneira única e completa.
Quando isso ocorre, você consegue fidelizar o cliente de maneira mais fácil, pois, as chances de ele comprar com você de novo são muitas.
A estratégia omnichannel aumenta o reconhecimento da marca fora da loja física
Muitas pessoas, por exemplo, usam seus smartphones nas lojas apenas para comparar produtos e ofertas.
Mas, você pode aproveitar o potencial do ambiente digital para construir uma que fortaleça sua marca.
Isso porque ela pode se tornar mais visível para os clientes quando eles procuram online aquilo que você oferece.
Portanto, a incorporação de canais do omnichannel também melhora seus resultados de SEO.
Ser omnichannel facilita a vida do consumidor, gerando dados de negócio valiosos
Hoje em dia, adotar uma estratégia omnichannel facilita a rotina das pessoas.
Ainda mais em tempos de pandemia, já que a maioria das empresas passou a oferecer diferentes opções de atendimento.
Assim, quanto mais canais sua marca usar para chegar aos clientes, mais dados sobre eles ela terá.
E para quê isso serve? Você pode estar se perguntando.
Em síntese, esses dados viram informações táticas de negócio e traz grandes vantagens competitivas.
Afinal, como desenvolver uma boa estratégia omnichannel
Agora que você já conhece as vantagens de uma estratégia omnichannel, vamos mostrar as melhores práticas para você começar a sua agora mesmo. Confira!
Estratégia omnichannel: conheça tudo sobre seu cliente
À primeira vista, você percebeu que o conceito de omnichannel foca nos esforços da empresa para conseguir a satisfação do seu público.
Então, primeiramente, você deve conhecer a fundo seu cliente.
Isto é, você deve descobrir suas dores, necessidades, desejos e gostos.
Em outras palavras, saiba onde seu cliente está e vá até ele. Isso facilita a experiência de compra.
Mapeie e avalie os seus canais
Em seguida, identifique e avalie os canais de venda que sua empresa usa.
Nesta fase, mapeie os pontos de contato com o cliente, desde a equipe de vendas da loja até a do site.
Logo depois, avalie os resultados de cada um deles e sua relevância para a estratégia omnichannel.
Assim, escolha apenas os canais para os quais você pode garantir um serviço de qualidade.
Agora você já pode iniciar o planejamento
A partir dos dados dos clientes e dos canais, é hora de planejar sua estratégia omnichannel.
Para isso, você precisa atender as demandas do cliente, durante a jornada de compra, com canais totalmente agregados.
Assim, você personaliza a experiência dele, de acordo com os passos que ele der.
Por exemplo, se o seu cliente prefere entrar em contato com você pelas redes sociais, avaliar produtos no e comprar na loja física, você precisa estar preparado.
Aqui, você poderá traçar objetivos, metas e ações para iniciar o projeto.
Agregue seus dados para uma estratégia omnichannel consistente
Por fim, para que seus canais conversem entre si, agregue todos os dados e funções da empresa.
Nesse momento, você vai precisar de .
Com elas, você concentra todos os dados dos clientes num só lugar, além de compartilhar as informações em tempo real com todas as áreas da empresa.
Portanto, para sua estratégia omnichannel funcionar, você precisa de uma sólida mudança na cultura da empresa.
Afinal, não basta incorporar só os canais de venda da sua marca, mas, todos os processos produtivos da sua empresa.
E então, você já adota uma estratégia omnichannel?
Se ainda não, agora você já tem bons motivos para começar.
Precisando de uma força durante o processo, pode falar conosco.
A Digital Experience te ajuda!