Hoje, investir em SEO e SEM é essencial.

Sobretudo, se você quiser alcançar o seu público ao divulgar em mecanismos de busca, como o Google.

Afinal, com o crescimento dos negócios online, aumentou também a concorrência.

Ou seja, a disputa entre as empresas pela atenção e pelo clique do usuário é grande.

Mas, você pode ter bons resultados com marketing e otimização do motor de pesquisa.

Para isso, basta entender como cada uma dessas táticas ajuda a gerar tráfego.

Então, continue conosco para conhecer as diferenças entre SEO e SEM.

Além disso, você vai ver como esses canais podem gerar mais acessos para o seu site.

Acompanhe!

O que é SEO e SEM?

Antes de tudo, vamos começar explicando os conceitos de SEO e SEM.

Assim, você não confunde os termos que, apesar de semelhantes, referem-se a duas táticas distintas.

SEO – Search Engine Optmization

O significado de SEO, conforme você já deve ter lido em algum artigo aqui no blog, está relacionado ao marketing de busca.

Em outras palavras, são otimizações cujo objetivo é melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa.

E, porque o SEO é importante para o seu negócio?

Acima de tudo, porque ele te ajuda a aparecer na primeira página do Google e a gerar tráfego gratuito a partir disso.

Não ficou muito claro?

Já te explico melhor.

Na prática, se seu site ocupa as primeiras posições nos resultados de pesquisa, ele certamente receberá mais cliques e mais visitantes.

Contudo, para que isso aconteça, sua página deve atender as necessidades do usuário.

Ou seja, é preciso oferecer a ele a melhor experiência.

Nesse sentido, para executar uma boa estratégia de SEO, você deve levar em conta várias técnicas, que se dividem em quatro categorias:

seo e sem primeira imagem

São otimizações realizadas dentro das páginas do site.

Estão incluídas nessa estratégia: otimização do conteúdo, ajuste de títulos, intertítulos, imagens, alt-text, meta-tags, URL e mais.

Desse modo, essas melhorias de SEO auxiliam os mecanismos de pesquisa a entender uma página de conteúdo e, portanto, a classificá-la melhor.

É o conjunto de otimizações dos elementos estruturais internos do site.

Aqui, podemos considerar a otimização de velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, indexação, rastreabilidade, arquitetura do site, dados estruturados e segurança. O SEO técnico normalmente é realizado por profissionais de programação.

O conteúdo também é um dos  principais fatores de ranqueamento  do Google. E para colocar a sua empresa na primeira página, você precisa produzir um conteúdo que corresponda à intenção de busca do usuário.

Hoje, o canal mais usado para gerar informações sobre negócio e desenvolver uma estratégia consistente de conteúdo é o blog.

São estratégias de otimização que você faz fora das páginas para aprimorar  os resultados orgânicos do seu domínio.

As técnicas de SEO off page incluem: linkbuilding (links que apontam para seu site, provenientes de outros sites relevantes para o Google).

Agora que viu um pouco mais sobre o que é SEO, vale ressaltar que para ter resultados orgânicos expressivos na geração de tráfego, o ideal é combinar as ações desses quatro pilares.

SEM – Search Engine Marketing

Agora vejamos sobre o SEM ou marketing para mecanismos de busca.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar deste termo.

Contudo, talvez você o conheça como PPC ou pagamento por clique.

Resumindo, o SEM diz respeito a uma série de ações pagas.

Elas também servem para dar mais visibilidade nos motores de busca.

Por exemplo, anúncios de pesquisa, do Google Shopping, no YouTube, entre outros.

Como funciona?

Sempre que o usuário pesquisa por um termo que está sendo anunciado, ele vê o resultado marcado como anúncio.

Nesse caso, a empresa paga toda vez que este anúncio recebe um clique.

SEO e SEM: qual a diferença, afinal?

Desde já, tanto um como outro, são técnicas de marketing e otimização do motor de pesquisa.

Então, as duas abordagens ajudam a exibir o seu site nas SERPs através do uso de palavras-chave.

Além disso, tanto o SEO, quanto o SEM geram uma quantidade de tráfego relevante e qualificado para seu site.

No entanto, as ações do SEM são pagas, enquanto a estratégia de SEO é orgânica. Essa é a principal diferença entre eles.

imagem com o texto: "seo X sem" de forma ilustrativa

Qual eu devo usar: SEO ou SEM?

A princípio, esta é uma dúvida comum para muitos empreendedores e gestores de marketing.

Afinal, se SEO e SEM são eficazes na geração de tráfego para o site, qual dos dois tipos de estratégias de marketing para motores de busca é melhor?

Bem, essa não é uma resposta simples.

Isso porque, vai depender de qual é o seu objetivo, da sua performance, bem como da sua margem.

Por exemplo, digamos que sua meta é direcionamento de tráfego rápido.

Então, o SEM pode ser a melhor opção, pois o maior benefício do marketing de busca SEM é que ele gera resultados imediatos.

Agora, pensando nas margens, as táticas de SEM podem não ser a melhor escolha se o CPC for muito alto.

Ou seja, nesse caso, o SEO pode trazer mais retorno, já que traz resultados mais duradouros.

Para saber o que valerá mais à pena, você precisará estimar o CPC e entender qual será o seu lucro.

Por fim, se sua empresa já tiver construído um bom posicionamento orgânico, você pode usar o SEM para potencializar essa visibilidade.

Isso funciona para a maioria das empresas que associam o SEO e SEM para atrair mais visitantes e crescer a base de clientes potenciais.

Vou te dar um exemplo:

Você pode melhorar seu SEO, criando campanhas de remarketing como parte de sua estratégia de SEM.

Assim, você consegue alcançar aqueles leads que não se tornaram clientes.

Viu só, como usar essas duas metodologias de maneira complementar pode trazer resultados ainda melhores?

Que tal fazer o teste?

Se precisar de ajuda, conte conosco.

Nós da Agência Digital Experience somos especialistas em SEO e SEM

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