As organizações estão enfrentando novos desafios – estamos vivendo em uma era digital e os consumidores estão mudando seus hábitos constantemente. Para ter sucesso, as organizações devem garantir que criem experiências diferenciadas para os clientes que lhes permitam atender a essas novas expectativas.
Para competir, as empresas precisam elevar suas operações de marketing e desenvolver uma estratégia integrada de marketing digital onde o cliente esteja no centro de todas as decisões de negócios. Isso requer a integração de canais de marketing e tecnologia para criar uma experiência personalizada para todos os clientes.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Personalização: A personalização é a realidade. A análise de dados permite que as empresas entendam melhor os hábitos, interesses e comportamento do consumidor. Uma estratégia de marketing digital clara ajuda a fornecer experiências personalizadas, que agregam valor aos consumidores e melhoram a confiabilidade, o engajamento, o tráfego e a conversão.
Engajamento: A proliferação do uso de tecnologias como telefones celulares mudou a forma como as marcas se relacionam com os clientes. Tornou-se fundamental e comum entregar conteúdo relevante que mantenha os clientes fisicamente engajados com a experiência da marca, compartilhando, comentando e curtindo. Isso cria um tipo de relacionamento entre o cliente e a marca que é muito importante principalmente na construção de um relacionamento de longo prazo, eventualmente conquistando clientes fiéis.
Análise: A análise de dados permite que as organizações aprendam mais sobre seus clientes e seus hábitos e comportamentos, resultando na entrega da mensagem perfeita no momento certo durante a jornada do cliente.
Comunicação: Avaliações, comentários, curtidas, depoimentos e chatbots mudaram a forma como as equipes de atendimento ao cliente podem se comunicar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Por meio desses canais, as empresas podem analisar o impacto e a reação dos clientes e ajudá-los da melhor forma possível.
Alguns dados e tendências interessantes
4,18 bilhões de usuários de internet acessam por meio de telefones celulares.
O tempo médio que os internautas de 16 a 64 anos gastam usando as redes sociais é de 2h e 12 minutos.
Google, YouTube e Facebook são os sites mais visitados de acordo com Similarweb.
90% dos usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos assistem a conteúdo de vídeo no YouTube.
32,5% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 34 anos.
Canais
Website: Websites são o canal digital mais importante e poderoso. Ter um site de marca, novo e fácil de usar permitirá que as marcas ofereçam uma melhor experiência positiva aos seus clientes potenciais e atuais, aumentando a retenção. É crucial que as primeiras impressões e interações com uma marca sejam positivas! Pontas:
Torne seu site compatível com dispositivos móveis.
Acelere a velocidade do site.
Usar HTTPS.
Evite anúncios intrusivos.
Use conteúdo, como vídeos, artigos de blog, infográficos e estudos de caso, para facilitar o processo de vendas.
Incluir call to actions.
SEO: este é o processo de fazer melhorias dentro e fora de um site para aumentar o tráfego e ganhar mais exposição nos resultados dos mecanismos de pesquisa. SEO é uma estratégia de longo prazo e leva algum tempo para obter resultados. Pontas:
Faça uma pesquisa de palavras-chave.
As palavras-chave selecionadas devem corresponder ao conteúdo da página.
Otimize seu site criando conteúdo relevante e útil.
Use títulos de página, tags de cabeçalho para delinear conteúdo importante e tags alt nas imagens.
Use interlinks e backlinks.
Inscreva-se nas ferramentas para webmasters e monitore sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
Use SEO de negócios locais.
Anúncios de pesquisa pagos: pague para que a publicidade apareça acima dos resultados de pesquisa orgânica nos mecanismos de pesquisa. É uma estratégia de curto prazo, na verdade, você pode classificar na primeira página dos motores de busca imediatamente. Pontas:
Configure suas metas de negócios e encontre e alinhe as palavras-chave certas.
Use palavras-chave negativas em suas campanhas. Basicamente, isso evita que seu anúncio seja acionado por uma determinada frase, como “grátis”, “barato” etc.
Ao escrever o anúncio de cópia, concentre-se nos benefícios da sua empresa.
Implemente extensões e conecte-se com sua ferramenta de análise de dados.
Segmente o público-alvo e os países ou cidades corretos.
Anúncios de exibição: são anúncios pagos, como vídeo e display, que geram reconhecimento pela combinação de formatos visuais de áudio/vídeo e criativos. Pontas:
Use uma ferramenta chamada Planejador da Rede de Display e escolha a palavra-chave e o público-alvo corretos.
Use um criativo claro e simples seguindo a aparência da sua marca.
Use frases de chamariz atraentes
Melhore com o remarketing.
Mídias sociais: as mídias sociais ajudam as empresas a aumentar o reconhecimento da marca e do produto, humanizar e proteger a reputação da sua marca, aumentar as vendas, envolver e construir relacionamentos com os clientes. Existem dois tipos de marketing de mídia social: Orgânico : está disponível gratuitamente, mas você pode apenas alcançar seus seguidores e seus amigos com suas postagens. Pago : você paga por impressões, ações ou cliques e pode alcançar qualquer pessoa segmentando um público específico por dados demográficos, profissão, renda, interesses e comportamento. Pontas:
Escolha a plataforma de mídia social certa para o seu negócio.
Envolva-se regularmente publicando conteúdo como artigos de blog, vídeos, notícias de infográficos e imagens.
Use ferramenta de gerenciamento de mídia social, como Hootsuite.
Marketing por e-mail: o e- mail ajuda as empresas a reter clientes e fornecer conteúdo útil e relevante. Pontas:
Construindo uma lista de discussão organizada. Isso é crucial.
Escolha uma plataforma de e-mail marketing. Por exemplo, o Mailchimp é gratuito e fácil de implementar.
Personalize e segmente adequadamente seus e-mails.
O Churn Rate é uma das métricas mais significativas para medir a performance de um serviço cujo modelo de negócio se baseia no crescimento de inscritos, seguidores
Identifique seus objetivos de negócios: o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital é entender seus objetivos de negócios. Por exemplo, aumente leads ou vendas de e-commerce, aumente o tráfego do seu site, aumente o reconhecimento da sua marca através das mídias sociais (curtidas e seguidores).
Você deve identificar as diferentes etapas que os usuários passam desde a conscientização até a retenção. Você deve pensar nas informações do produto e nas perguntas necessárias para ser notado, criar uma intenção de compra e como reter clientes.
Para cada ação na jornada do cliente, você deve pensar em um canal específico. Por exemplo, se você deseja atrair novos clientes, pode usar Publicidade de pesquisa paga ou um artigo de blog (lembre-se da importância do SEO).
Neste ponto, você mediria o impacto de sua estratégia e a otimizaria quando necessário. Você precisa definir metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado). Por exemplo: se um dos objetivos do negócio é aumentar o reconhecimento da marca, você deve definir uma meta SMART como: Quero aumentar meus seguidores no Facebook em 30% nos próximos 3 meses.
Conclusão
No geral, ter uma estratégia de marketing digitalé vital porque dá às organizações um senso de direção e cria uma vantagem competitiva. Uma estratégia ajuda a organizar o fluxo de trabalho, acompanhar o andamento da campanha em tempo real, atingir os objetivos de negócios e também permite reunir informações de mercado sobre clientes, clientes em potencial e concorrentes. Em outras palavras, permite que os profissionais de marketing se adaptem às mudanças rapidamente, especialmente no mundo digital em constante transformação.