Você sabe como fazer um plano de marketing de sucesso?

Ou seja, um planejamento que traga resultados reais e ajude a empresa a crescer?

Esta é uma ferramenta de gestão que guia as estratégias e ações da empresa para que ela alcance os objetivos desenhados.

Além disso, ela também ajuda os empreendedores a se adaptar às transformações do mercado, a identificar tendências e a criar vantagens competitivas.

Mas muitos donos de empresa e profissionais de marketing ficam perdidos ao estruturar um plano eficiente.

Por isso, decidimos ajudar!

Se você deseja conhecer as etapas de um bom plano de marketing, continue conosco até o final do artigo!

Como fazer um plano de marketing para o seu negócio?

Por que construir um plano de marketing digital

Elaborando um plano de marketing, você terá em mãos, um documento que orienta as táticas da empresa em um determinado período.

Em geral, esse guia reúne os objetivos, os indicadores, as análises e também o orçamento para atrair novos clientes.

Embora não exista uma regra em relação ao prazo ou ao conteúdo, é importante que ele seja feito conforme a realidade e necessidade de cada negócio.

Mas por que você não deveria conduzir sua empresa sem esse planejamento?

A resposta é simples!

Porque ele mostra o que o marketing precisa fazer para ter resultados reais e rápidos.

Como fazer um plano de marketing para o seu negócio

Afinal, se você executa ações de marketing sem nenhuma estratégia, é provável que não chegue a lugar algum.

É o que acontece, por exemplo, com empresas que usam as redes sociais sem desenvolver um trabalho de inteligência por trás.

Em outras palavras, elas se esforçam em vão.

Mas com a elaboração de um plano de marketing orientado por dados, seu time de marketing terá mais clareza sobre quais objetivos seguir.

Do mesmo modo, ficará mais fácil detectar os indicadores que devem ser acompanhados e as melhores estratégias para se desenvolver.

 Resumindo, o plano de marketing melhora a gestão do setor, através do alinhamento da equipe e de estratégias sustentáveis, que levam a melhores decisões e a resultados concretos.

Como fazer um plano de marketing efetivo

Em primeiro lugar, para fazer o plano de marketing de uma empresa é preciso entender que ele não é apenas um documento.

Afinal, ele provém de um processo de planejamento estratégico, que engloba várias pesquisas e análises.

Dito isso, vejamos quais são as etapas que compõe a elaboração do plano de marketing.

Fazer uma análise profunda sobre a empresa ajuda a adequar o plano à realidade do negócio.

Portanto, estude toda a estrutura, levantando dados sobre os últimos faturamentos, volume de vendas, recursos e objetivos de gestão.

Além disso, use a Análise de SWOT para avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças.

Assim, o plano estará alinhado com as decisões do seu planejamento estratégico.

Como fazer um plano de marketing olhando apenas para dentro?

É impossível!

Depois do diagnóstico, é hora de investigar os fatores externos.

Nesta etapa, vale levantar dados relacionados ao macroambiente, como fatores econômicos, demográficos, sociocultural, tecnológico, etc.

Já no microambiente, é importante analisar elementos, como a ameaça de novos concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores assim como dos clientes, dentre outros.

Muitos gestores não sabem como fazer um plano de marketing que contemple uma análise da concorrência.

Mas isso não é algo impossível.

Com o auxílio da ferramenta SEMrush, por exemplo, você pode monitorar os passos dos seus concorrentes para saber como eles estão atuando.

Desse modo, você terá condições de estar um passo a frente deles, abrindo mais vantagem competitiva.

Após mapear o mercado e a concorrência, você pode definir o público-alvo e criar a persona para os quais irá direcionar as ações do plano de marketing.

As estratégias focam no público-alvo, mas conversam com a persona, que representa o seu cliente ideal.

Assim, você consegue estrutura os conteúdos, os canais bem como as abordagens ideais para cada estágio da jornada de compra.

O posicionamento leva em conta a maneira como o público percebe sua marca ou empresa.

Ele serve para formar uma imagem  diferenciada e relevante na mente do público e deve estar na identidade visual e em todos os pontos de contato com o consumidor.

Como você deve fazer um projeto de marketing completo, trouxemos alguns exemplos de objetivos claros, específicos e mensuráveis.

  • Aumentar a taxa de engajamento em 10% até o próximo mês;
  • Gerar 5.000 novos leads em um ano.

Lembre-se de utilizar valores e prazos condizentes com o diagnóstico da empresa.

Como fazer um plano de marketing para o seu negócio

É fundamental monitorar os KPIs porque eles revelam se você está seguindo o caminho certo e se alcançou as metas estipuladas no plano.

Além disso, essa avaliação indica opções de ajustes para melhores resultados.

Neste estágio entram as estratégias específicas, isto é, como fazer um plano de marketing com táticas certas para atingir os objetivos do documento.

Exemplificando, se você almeja ter 5.000 leads no prazo de um ano, vai precisar executar estratégias de Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO, pelo menos, percebe?

Agora é a hora de levantar os recursos, ferramentas e orçamento para colocar o plano em prática.

Logo, pense nas campanhas de mídia, na contratação de serviços e de funcionários e nas demais despesas.

Você só terá como fazer e viabilizar o plano de marketing, definido um cronograma com metas e prazos possíveis.

Além disso, é importante definir os envolvidos e responsáveis para eles saberem o que fazer.

Conclusão

Você deve ter percebido que ao longo deste artigo nós falamos muito em análise e tática.

Sim! Isso porque um plano de marketing eficaz deve ser baseado em estratégias selecionadas e com um alto grau de maturidade.

Além disso, ele também deve ser orientado por dados para fornecer um direcionamento e um resultado cada vez mais assertivo.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing completo e eficiente, veja como aplicar o planejamento de marketing no seu negócio online.


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