Para escrever um plano de marketing que seu chefe aprovará, você pode começar por um Plano de Marketing Corporativo (CMP). Um CMP descreve as estratégias e metas que sua empresa tem para marketing e como você alcançará essas metas.
DE APROVAÇÃO
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O plano de marketing que meu chefe vai aprovar?
Existem algumas coisas que você precisa fazer para criar um plano de marketing que seu chefe aprovará. Primeiro, você precisará transmitir a confiança de que o trabalho não será em vão, para isso, criará um esboço do plano, que descreverá as etapas que você seguirá para atingir suas metas de marketing.
Você também precisará criar objetivos e metas específicos para seus esforços de marketing e certificar-se de que possui dados precisos para respaldar suas reivindicações.
Por fim, você precisará garantir que todos os custos associados sejam devidamente orçados e contabilizados, para garantir precisão e previsibilidade, e acima de tudo, profissionalismo na elaboração do projeto.
Como criar metas e métricas em um plano de marketing
Para criar metas e métricas em um plano de marketing, primeiro é preciso identificar o que a empresa está tentando alcançar. Para conseguir esta informação com clareza, faça pesquisa, análise Swot, entenda as dores dos outros setores que seu plano de marketing vai resolver e só depois disso, construa as metas a alcançar com o projeto.
Depois de criar o esboço e as etapas do seu plano estratégico, é importante criar um plano detalhado que mostre as metas específicas que você deseja alcançar. Exemplo, se em seu plano de marketing tem um objetivo declaro de crescimento das vendas, é preciso inserir quanto você pretende crescer com a ação e em qual período.
DEFINE AS METAS DE ALCANCE COM CLAREZA
MENSURE SEUS RESULTADOS DE MARKETING ESTRATÉGICO
SUSTENTE OS DADOS DO PROJETO COM INFORMAÇÕES DE MERCADO
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Tipos De Metas Para Crescimento Do Marketing Estratégico
Existem muitos tipos diferentes de objetivos para o crescimento estratégico de marketing, para cada um deles é possível separar pequenas metas alcançáveis, que juntas, tornarão o objetivo mais próximo de ser alcançado ou não. Veja algumas metas comuns para o marketing de performance.
Crescimento em vendas
Aumento do ROI
Diminuição do custo por resultados
Aumento da lembrança de marca
Aumento de espaço do mercado
Além destas, existem muitas outras metas de alcance, definidas em um projeto de marketing estratégico. Qual você vai usar, será definida com base no objetivo traçado. Vale ressaltar que, independe da meta escolhida, a existência de formas de medir se está sendo atingida ou não, são ações primordiais para fazer com que as metas façam sentido. Estamos falando das métricas de análise. Veja algumas delas:
Métrica de crescimento de vendas
A métrica de crescimento de vendas é um indicador chave de desempenho para qualquer empresa. Ele mede a taxa na qual novas vendas são geradas e pode ser usado para medir o sucesso dos esforços de marketing e vendas.
métrica para análise do alcance e crescimento de mercado
A métrica para alcance de mercado e análise de crescimento é o número de clientes ou usuários ativos de um produto em uma determinada área geográfica. A métrica pode ser usada para medir o desempenho de uma empresa em termos de participação de mercado e crescimento.
Métrica para verificação de recompra nas campanhas
Nas campanhas, a verificação de recompra (RPV) é um processo que ajuda a garantir que o comportamento de gastos em um mercado online e offline seja consistente. O RPV pode ajudar a prevenir fraudes e proteger os compradores de serem enganados.
Cálculo de ROI de marketing
O cálculo do ROI de marketing é um processo simples que pode
ser usado para determinar o retorno do investimento (ROI) de qualquer negócio.
Basicamente, essa métrica de análise vai trazer entendimento se está ou não
havendo retorno sobre o que foi investido nas campanhas.
Convença seu chefe usando dados e pesquisa de mercado
Feito todo o escopo do projeto, desenhado as metas e formas de mensuração, organize informação de mercado que vão ajudar na hora de defender a aprovação do projeto. Mostre com dados de mercado, a necessidade de a empresa aplicar as ações de marketing que está propondo no plano de ação. Deixe claro que tipo de fraqueza você quer cercar. Se possível leve informações até dos concorrentes para a defesa do projeto.
Informações de mercado que ajudarão na defesa da aprovação do projeto
Os dados de mercado podem ajudá-lo a entender o que precisa ser feito para proteger os interesses de sua empresa quando se trata de comercializar o plano de ação proposto. Você também precisará dessas informações de qualquer concorrente em potencial que possa estar envolvido no projeto.
Use dados de pesquisa para defender a aprovação do seu projeto
Ao apresentar um projeto, sempre use dados para defender sua aprovação. Isso garantirá que o projeto seja feito com segurança e com os melhores interesses de ambas as partes envolvidas. Se houver objeções, será muito mais fácil superá-las com as informações e evidências adequadas.
Por fim, tente cercar qualquer possibilidade de objeção do seu chefe para com o projeto. Faça perguntas como: “o que falta de informação aqui para você entender a importância desta ação para o crescimento do negócio? “
Aprovar um projeto é quase que como uma técnica de vendas. Você tem uma solução e precisa vende-la. Então, seja estratégico!
Autor: Diene Araujo Em minha experiência como profissional de marketing, uma prática recorrente tem sido notável e digna de análise: a renomeação de conceitos já