Saber como aumentar tráfego no site influencia diretamente nos resultados de marketing digital da sua empresa.

Afinal, esse é o caminho para conseguir leads qualificados e atrair mais clientes.

No entanto, existem várias formas de gerar tráfego.

Então, elaboramos este artigo para te mostrar as melhores táticas.

Quer descobrir quais são elas? Acompanhe!

As diferentes maneiras de gerar tráfego para o meu site

Conforme adiantamos, para fazer com que o usuário chegue até o seu site, você pode usar diversas fontes de tráfego.

E antes de saber como aumentar tráfego no site com as estratégias certas é preciso conhecê-las.

  • Tráfego Orgânico: Este é um canal que gera audiência de forma gratuita para o site da sua empresa. Ou seja, nesse caso, as pessoas chegam até sua marca por meio de pesquisa nos motores de busca, usando termos relacionados aos seus produtos e serviços.
  • Tráfego Pago: atrai visitantes por meio de anúncios no Google ou em sites que o seu público acessa.
  • Tráfego Direto: é quando um usuário acessa o site de forma direta. Ou seja, sem vir de outro site. Este é um tipo de tráfego orgânico, pois, os acessos aqui não são provenientes de fontes pagas.
  • Tráfego Social: referem-se ao tráfego de redes sociais. Em outras palavras, são usuários que acessam o site a partir de links compartilhados nesses canais.
  • Tráfego de Referência: é quando as visitas são geradas a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca. Por exemplo, pode ser de um backlink para um artigo do seu blog.
ilustração de 3 pessoas caminhando em direção a um computador com a home de um site aberto representando o texto de como aumentar tráfego no site

Como aumentar tráfego no site: principais fontes pagas e orgânicas

Agora, vamos falar sobre as principais fontes de tráfego orgânico e pago de um site.

A princípio, a divulgação orgânica traz muitos benefícios para o negócio.

Além do custo-benefício, esta é uma estratégia que promove excelentes resultados a logo prazo.

Mas, como fazer tráfego orgânico?

Com estratégias certas.

Quer saber quais são?

Então, te mostramos a seguir.

Hoje, o marketing de conteúdo é umas das principais abordagens do Marketing Digital.

Logo, podemos dizer que você não tem como aumentar tráfego no site sem ela.

Afinal de contas, para conseguir mais tráfego, sobretudo orgânico, é essencial  produzir um conteúdo que seja relevante e interessante para a persona.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo é umas das principais fontes de tráfego qualificado.

Contudo, para ter resultados efetivos, você deve utilizá-lo de maneira consistente e estratégica.

Entretanto, para aumentar visitas site, não basta criar conteúdo.

É necessário também interagir e se relacionar com que acessa este conteúdo.

Nesse sentido, o e-mail marketing é umas das ferramentas mais eficientes na manutenção desse relacionamento.

Afinal, enviar uma mensagem de e-mail com as novidades ou promoções para quem demonstrou interesse em sua solução é uma estratégia que realmente funciona.

Desse modo, fica mais fácil converter visitantes em leads e posteriormente em clientes.

Como aumentar tráfego no site com SEO

Em síntese, o SEO ajuda seu site a ser encontrado pelo Google.

Isso porque conta com otimizações que melhoram o desempenho do site não só para os motores de busca, mas também para quem o visita.

Sendo assim, o SEO bem estruturado ajuda o seu site a ranquear nas primeiras posições e a direcionar mais tráfego orgânico para seu site.

imagem de diversos aparelhos eletrônicos com gráficos e uma lupa com o escrito "seo" dentro, representando o texto de como aumentar trafego no site

Tráfego Pago

Quando o assunto é tráfego de site, não podemos deixar de falar sobre as ações pagas.

Diferente do orgânico, o tráfego pago acontece quando o usuário clica em seu anúncio e é direcionado para o site.

Além de proporcionar resultados mais rápidos, essa é uma estratégia que não exige um amplo conhecimento técnico.

Então, vejamos como aumentar tráfego no site com plataformas pagas.

Google Ads

O Google Ads, a plataforma de anúncios do Google é muita vantajosa na geração de tráfego para site.

Isso porque permite segmentar o público que você quer atingir.

Já entendeu o que isso significa?

Sim, mais tráfego qualificado.

Além disso, a plataforma de anúncios possibilita fazer testes A/B.

Assim, é possível saber quais anúncios funcionam melhor para o público que você escolheu.

Facebook Ads e Instagram Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncio do Facebook e também ajuda a gerar acessos para o site através de campanhas segmentadas.

Agora, se você deseja gerar mais tráfego pago a partir do Instagram, basta anunciar no Instagram Ads.

A ferramenta que permite criar anúncios em fotos, vídeos, feed ou até mesmo nos Stories.

Por que desenhar o objetivo antes de escolher as fontes de trafego

Como vimos no decorrer deste artigo, existem muitas formas de como aumentar tráfego no site, na internet em geral e alcançar variados públicos.

Mas, antes de definir e iniciar a sua estratégia para aumentar as visitas do site, pense bem nos seus objetivos.

Estabelecer um objetivo claro deve ser o primeiro passo a ser dado para o aumento do tráfego.

Por exemplo, suponhamos que o seu objetivo com a geração de tráfego seja a captura de leads qualificados.

É a partir dessa informação que você vai escolher quais ações adotar.

Mas, além de desenhar o objetivo, você também precisa levar em conta outros aspectos, como a persona, a qualidade do conteúdo, entre diversas outras coisas.

Afinal, de nada adianta gerar mais tráfego e não se preocupar com a estrutura da página que receberá esses visitantes.

Agora que você já sabe como fazer tráfego na internet e como aumentar tráfego no site, lembre-se: a experiência do usuário deve ser a melhor possível.

Por fim, esperamos ter facilitado o entendimento sobre o estudo das fontes de tráfego para que você possa trazer mais acessos para o site de sua empresa.

Para reforçar os resultados, vale contar com o auxílio de uma Agência de Marketing Digital, que entenda o funcionamento de cada fonte de tráfego e tenha experiência em associar mais de uma estratégia.

Assim, sem dúvida, o site da sua empresa receberá muito mais visitantes.

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