Apesar de muitas empresas já tenham efetuado sua transformação digital ou estão ao longo do processo, aquelas que nem cogitam a hipótese de trabalhar com uma estratégia de marketing digital, precisam descobrir como alavancar sua empresa com o marketing digital

Risco de perder seus clientes ou ter muita dificuldade em encontrar novos prospects.

As barreiras que impedem essa mudança são diversas e, às vezes, compreensíveis, como medo de mudança, afetar a organização interna, mas escolher o marketing digital é hoje indispensável para qualquer empresa.

Nesse sentido, é inegável que o digital tem um poder enorme: nada lhe impede de captar o máximo de pessoas em um mínimo de tempo.

Não somente as fronteiras não existem mais e você pode vender seus produtos e serviços para diferentes mercados, mas sua empresa pode estar disponível e em funcionamento 24h/24 e todos os dias da semana.

Por isso, falaremos nesse artigo sobre como o marketing digital pode alavancar sua empresa e porque é uma estratégia que vale investir.

Por que fazer marketing digital?

como alavancar sua empresa com marketing digital

Primeiramente, saiba que a maioria das empresas possui hoje um site na Internet, ferramenta indispensável para estar visível e para atender às necessidades dos consumidores.

Por outro lado, o desenvolvimento dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa mostrou que um site sozinho não é o suficiente.

Dessa forma, para que uma marca se faça conhecer e alcance os potenciais clientes, estratégias são desenvolvidas a todo momento, todas englobadas no que chamamos de marketing digital.

Por que as empresas utilizam o marketing digital ou contratam uma agência especializada?

Simplesmente porque uma estratégia digital oferece múltiplas vantagens, aplicáveis a todos os tipos de empresas, não importa o tamanho nem o setor:

A seguir, confira como colocar o marketing digital em prática para alavancar seus negócios.

Veja como alavancar sua empresa com o marketing digital

O marketing digital envolve uma série de técnicas, cada uma delas com impacto direto no crescimento da sua empresa. Por isso, conheça agora as principais:

1. SEO e SEA

O Google é o mecanismo de pesquisa número 1 do mundo, onde milhões de pesquisas são realizadas a cada segundo.

Muito provavelmente, algumas delas estão relacionadas ao nicho de mercado no qual sua empresa atua. 

Logo, o objetivo principal é posicionar seu site nos primeiros resultados, e como fazer isso?

Existem dois métodos: o tráfego orgânico (SEO) e o tráfego pago (SEA).

SEO

SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de pesquisa, refere-se a todas as ações que irão facilitar seu posicionamento nos motores de busca: palavras-chave, conteúdos pertinentes…

Ao contrário do tráfego pago, sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados sem depender de anúncios.

E embora seja um trabalho a longo prazo, os resultados são permanentes.

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SEA – Google Ads

Já o SEA refere-se ao tráfego pago, que consiste em anúncios como o Google Ads.

O tráfego pago permite uma economia de tempo e é um dos melhores meios para obter resultados rápidos, já que você pode segmentar os anúncios para o público que deseja.

No entanto, não será muito útil para um site sem conteúdos ou informações. Por isso, o ideal é usar o Google Ads juntamente com o SEO, pois são perfeitamente complementares.

2.Inbound Marketing

Outra estratégia de marketing digital que traz ótimos resultados é o Inbound Marketing, que consiste em atrair tráfego natural graças a um conteúdo de qualidade.

A metodologia é baseada em 4 pilares: atrair, converter, transformar e fidelizar.

Como um dos grandes desafios das empresas é encontrar novos prospects, como o Inbound Marketing gera mais leads?

Com os novos hábitos de consumo, os consumidores não esperam mais que as marcas venham lhes procurar, eles vão diretamente a elas: foi assim que nasceu o Inbound Marketing.

Vale lembrar que, durante décadas, a regra de ouro era procurar o cliente, só que essa estratégia não funciona mais. Os usuários estão cansados de tanta publicidade.

Portanto, ao invés de ir atrás dos prospects na Internet, a solução é atrair naturalmente esses mesmos prospects, usando ferramentas como:

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  • Site: é uma vitrine da sua atividade, essencial para fornecer as informações procuradas pelos clientes;
  • Blog: para oferecer mais valor informativo ao seu prospect;
  • Redes sociais: para aumentar sua audiência e gerar o máximo de leads;
  • O papel dos vendedores: ao invés de fazer a prospecção, os vendedores se direcionam a uma base de prospects já interessados. Seu papel é apenas convertê-los.

Segundo um estudo feito pela plataforma HubSpot, 92,34% das empresas afirmaram aumentar seu tráfego usando o Inbound Marketing.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é peça chave do marketing digital, particularmente do inbound marketing.

A estratégia é baseada em oferecer conteúdo informativo e de verdadeiro valor agregado com o objetivo de seduzir seus clientes e prospects.

Existem diversas maneiras de fazer isso: artigos, e-books, blogs dedicados à imagem da marca, revistas digitais…

O marketing de conteúdo serve para:

  • Gerar visitas;
  • Favorecer a conversão no e-commerce, por meio de vídeos, dicas, comentários de clientes, etc;
  • Criar um suporte voltado à valorização da marca.

O conteúdo é como se fosse um combustível da sua estratégia de inbound marketing, e os dois andam lado a lado.

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4. E-mail Marketing

O e-mail marketing consiste em campanhas de marketing realizadas sob a forma de e-mails, com o objetivo de promover sua empresa, um produto ou serviço, direcionando a um usuário via seu endereço de e-mail.

Durante muito tempo, era uma das melhores estratégias, no entanto, passou a sofrer bloqueios automáticos e serem enviados para caixas de spam.

Alguns pensam que não funciona mais, mas saiba que oferece uma forma muito direta de contato com clientes e prospects.

Para uma campanha eficaz de e-mail marketing, veja alguns conselhos:

  • Escolha bem o assunto do seu e-mail: deve ser impactante para levar o destinatário a abri-lo:
  • Utilize um bom software e segmente a base de dados;
  • Privilegie uma mensagem curta, compreensível, assim como um bom design;
  • Não compre listas de e-mail prontas.

5. Marketing digital e redes sociais: qual estratégia adotar?

As mídias sociais fazem parte integrante de todo marketing digital eficaz, e para que serve a estratégia em redes sociais?

  • Aumentar a visibilidade da sua empresa: ao publicar conteúdo regularmente, você amplia sua audiência e a visibilidade da sua atividade;
  • Melhorar a comunicação com os clientes: cada post, like, compartilhamento, mensagem privada utilizados pelos internautas é um canal de comunicação;
  • Reduzir os custos com marketing: mais barata que uma campanha publicitária, uma estratégia nas redes sociais bem construída pode ser muito rentável;
  • Aprofundar os conhecimentos dos clientes/prospects: as informações obtidas permitem conhecer melhor suas personas;
  • Gerar confiança e credibilidade: a presença de uma empresa nas mídias sociais gera confiança, o que mostra a sua capacidade de resolver os problemas.

6. Remarketing

Já o remarketing é outra maneira para impactar novamente as pessoas que acessaram seu site, porém, não compraram.

A ideia aqui é fazer com que essas pessoas lembrem-se da sua empresa, e através de anúncios no Facebook, Instagram ou mesmo na rede de display do Google, isso é possível.

Talvez não entraram em contato ou não finalizaram a compra por algum motivo naquele momento, e quem sabe agora?

Você também pode incluir depoimentos de clientes satisfeitos, de forma a criar prova social e mostrar que vale a pena fazer negócio com a sua empresa.

7. Pensar no marketing “móvel”

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A invasão dos smartphones no nosso dia a dia fez surgir uma nova forma de marketing.

Os números não mentem: hoje em dia, os acessos através de um dispositivo móvel é muito maior do que por meio de um computador.

Em 2021, os dispositivos móveis representaram mais de 60% do tráfego da internet no mundo.

Por isso, é essencial fazer todos os investimentos e esforços para alcançar esses usuários, criando um site responsivo e aplicativos.

Enfim, uma estratégia ideal de marketing digital para alavancar sua empresa deve abordar cada um dos pontos descritos acima.

Se você ainda não utiliza o poder do marketing digital para sua empresa, tenha em mente que pode estar ficando para trás e perdendo grandes oportunidades.

Seus clientes potenciais estão te esperando no mundo digital.

No entanto, para colocar tudo isso funcionando ao seu favor, requer conhecimento e experiência, e contar com o suporte de uma agência de marketing digital pode fazer toda diferença!

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Como você viu acima, implementar uma estratégia digital na sua empresa é uma tarefa que envolve SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo, mídia paga, redes sociais…

Para que todas essas ações de marketing sejam eficazes, o ideal é deixar isso nas mãos de quem realmente entende: uma agência de marketing digital.

Nós, da Agência Digital Ex, contamos com uma equipe com todo know-how para elaborar uma estratégia digital completa para aumentar a visibilidade da sua empresa, atrair potenciais clientes, o que se traduz em mais vendas.

Adotar uma estratégia de marketing personalizada é a chave para alavancar sua empresa e se destacar dos seus concorrentes!

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