Conteúdo desenvolvido pela equipe de Serviço de marketing digital da Agência Experience

Desde já, a captação de leads é uma peça importante no Inbound Marketing.

Isso porque, é uma boa tática para gerar oportunidades de negócio.
E mais negócio significam mais vendas.
Por isso, é essencial fisgar leads qualificados.
Mas, esse é um enorme desafio para muitos departamentos de marketing e vendas.
Neste artigo, você vai conhecer 5 maneiras de capturar leads e melhorar o desempenho de suas vendas.

O que são os leads de marketing digital?

Antes de tudo, o lead é alguém que mostrou interesse pelo seu produto ou serviço.
Ou seja, um potencial cliente.
Em outras palavras, são pessoas que entraram em contato com seu site ou blog e leram o material que você ofereceu.
Enfim, que se interessaram e forneceram dados de contato, como endereço de e-mail através de um cadastro.

Por que investir na captação de leads?

Os leads de vendas são determinantes para o sucesso de uma estratégia de Inbound.

Afinal, seus esforços só farão sentido se você atingir o seu público.
Portanto, a captação de leads é uma estratégia que ajuda sua marca a construir um relacionamento de confiança com o futuro cliente.
Como?

Por meio de conteúdos de qualidade, que mostrem de que forma seu negócio pode resolver o problema desse lead.
Contudo, essa construção deve ser a mais natural possível.
Portanto, não force a barra.

Só comece a falar em venda quando for a hora certa.
Podemos adiantar que, para conseguir bons resultados com a captação de leads, você precisa criar conteúdos encantadores. Isto é, que façam o visitante querer sempre mais.

Como captar um lead na prática?

Conforme dissemos anteriormente, os leads chegam a partir de estratégias para captação de cadastros.
Desse modo, para que o visitante do seu site se torne um lead, você precisa oferecer formas fáceis para que ele deixe seus dados.

Por exemplo, ele pode fazer cadastro preenchendo um formulário ou assinando uma newsletter.
Nesse sentindo criar uma landing page é uma ótima tática para facilitar a realização desse cadastro.
Funciona assim:
Geralmente o visitante faz o cadastro em troca do download de um conteúdo como um guia, um e-book, uma planilha, etc.

Resumindo, essa é a melhor forma que sua empresa tem para fazer a captação de leads e conquistar mais clientes.

Como fazer a conversão de leads?

Agora que você já fez a captação de leads e fez aumentar a sua base de contatos, é hora de converter os leads em clientes.

Para isso você precisará iniciar um processo de nutrição.
Ao nutrir esses contatos, você dará informações sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Logo, uma ferramenta de automação de marketing, como  RD Station é indispensável nesta etapa.
Inicialmente, é comum que o potencial cliente se interesse mais por conteúdos educativos, que falem dos benefícios da solução.

À medida que o cliente consome mais conteúdos e avança no funil de vendas, você pode começar a falar dos produtos e serviços.
Posteriormente, pode até mencionar sobre pagamento, ofertas, preços e assim, conduzi-lo ao fechamento da compra.

Captação de leads: 5 formas eficientes para atrair mais visitantes

Agora que você entendeu a importância de gerar leads, veja como você pode capturá-los. Confira!

A primeira estratégia que trouxemos é o e-mail marketing.
Afinal, essa é uma das melhores estratégias de geração de leads.
Por meio do envio das mensagens de e-mail, é possível manter um relacionamento com uma base de contatos segmentada.

Assim, você pode, por exemplo, convidar clientes em potencial para eventos como cursos, lives.
Além disso, você também pode promover produtos e serviços e executar diversas outras ações para direcionar seu público rumo ao fechamento do negócio.

O E-Book é um dos formatos mais usados para captar leads, quando o assunto é produção de conteúdo.
Como este é um tipo de material mais completo, ele se torna uma boa tática para abordar assuntos de forma mais aprofundada.
Ou seja, assuntos pertinentes à área de atuação da empresa, que possa destacar sua credibilidade e percepção de valor.
Portanto, o E-Book é uma excelente estratégia para gerar leads B2B.
Afinal, de contas, funcionam muito bem em tomadas de decisões mais racionais.

As campanhas de mídia paga são um meio eficiente para captar mais clientes.
Sobretudo, porque dão resultados mais rápidos.
Ao contrário do tráfego orgânico.
Existem várias plataformas de mídia paga, para captar clientes.
Por exemplo, Google, Facebook, Instagram e LinkedIn.
Sabe qual a vantagem que elas oferecem?
Elas permitem que você alcance públicos bastante segmentados.
Como resultado, você terá leads muito mais qualificados.

O uso do Call to Action ou apenas CTA é muito importante no processo de transformar o seu visitante em lead.
Como eles chamam o leitor do conteúdo a executar uma ação, têm o poder de guiar o potencial cliente ao longo da jornada de compra.
Portanto, lembre-se de usar os CTAs em conteúdos do blog, e-mail marketing, redes sociais.
Enfim, a ação deve levar em conta o objetivo do seu conteúdo.
Você pode levar o visitante a ler outros conteúdos, acessar ao site, etc.

Por fim, outra boa maneira de fazer a captação de leads é promovendo webinars.
São palestras e seminários online e ao vivo, usados para compartilhar a expertise da empresa com seu público, e assim, estabelecer uma relação de proximidade.
Antes de um visitante participar de um webinar, ele precisa ser tornar lead, já que preencherá um cadastro com seus dados.
Sem falar que os conteúdos do webinar também costumam ser mais específicos.
Então, é outra ferramenta que facilita a qualificação.

Concluindo, a captação de leads é uma estratégia que não pode faltar na sua gestão de e-commerce, marketing ou vendas.
Até mesmo porque, sem clientes, é impossível expandir o seu negócio.

Se você precisa de uma força para atrair mais clientes, converse conosco.
Nós, da Agência Digital Experience podemos te ajudar!

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