Afinal, não faz sentido investir em uma campanha se sua empresa não mensura o resultado das ações.
Aliás, essa é uma das métricas mais importantes do marketing digital.
Em primeiro lugar, porque ela impede que você jogue o seu dinheiro fora.
Em segundo lugar, porque é o resultado desta conta que te permite entender se vale ou não a pena investir em determinados canais.
Por isso, se você ainda não sabe dizer quanto sua empresa lucrou com os investimentos em marketing, não vá embora ainda.
Fique conosco e aprenda a fazer esse cálculo.
Por que você precisa calcular o ROI?
ROI significa, em inglês, Return On Investment ou ainda Retorno sobre Investimento (em português).
A finalidade de medir o ROI é descobrir quanto a empresa está ganhando ou perdendo ao investir em canais digitais.
Além disso, esse indicador também permite aprimorar os investimentos que não estão indo assim tão bem, para que eles tenham um desempenho ainda melhor.
Vale destacar que a métrica também é utilizada para outras situações relacionadas ao seu negócio, sobretudo no que diz respeito à captação de investimentos.
Mas aqui vamos tratar do cálculo ROI feito para uma campanha de marketing digital.
Quais as outras vantagens de fazer o cálculo ROI no digital?
A princípio, a operações de uma empresa possui dois tipos de gastos: os custos e os investimentos.
E qual a diferença?
Basicamente, a diferença entre eles está o resultado que cada uma produz.
Ou seja, os custos incluem tudo aquilo que é necessário para ter o negócio funcionando, enquanto os investimentos abarcam os gastos de rentabilidade, como marketing e vendas.
Logo, realizar o cálculo do ROI em marketing digital é uma forma de saber se a estratégia usada está sendo rentável para a empresa.
Além disso, é possível identificar o quê precisa ser melhorado para que o marketing não represente apenas uma despesa.
Nesse sentido, o cálculo do retorno sobre investimento também te ajuda a:
Colocar o planejamento em prática
O ROI ajuda os gestores a colocarem os planos em prática, já que ele identifica quais são os melhores investimentos.
Desse modo, ele terá condições de entender se tudo está indo conforme o planejado.
O cálculo ROI também ajuda a potencializar os lucros
Ao fazer investimentos com um bom retorno você aumenta os lucros da empresa.
Afinal, o indicador ROI garante que os recursos disponíveis sejam usados de forma mais inteligente e, assim, é possível lucrar mais com menos.
Acompanhar a evolução da empresa
Além disso, o cálculo ROI ainda amplia a entendimento sobreo crescimento da empresa.
Nesse aspecto, há momentos em que o número não será dos melhores, como por exemplo, durante a abertura da empresa ou de uma nova unidade.
Isso é perfeitamente normal.
No entanto, se os valores continuarem baixos é sinal de que você precisa fazer alguma mudança.
E monitorando as alterações no ROI bem de perto, é possível acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Calcular o ROI permite gerenciar as metas e tomar melhores decisões
Calculando o ROI, você vai poder parar de tomar decisões com base apenas em intuição.
E essa é uma grande vantagem!
Como essa métrica te ajuda na gestão de metas, você passará a tomar decisões apoiadas em dados concretos sobre o seu negócio.
Quando falamos de investimentos, analisar o ROI faz com que as prioridades sejam facilmente identificadas.
Assim, fica mais fácil também escolher a melhor opção de investimento.
Resumindo, usar indicadores para mensurar o retorno sobre investimento ajuda a empresa a resolver dúvidas sobre a rentabilidade de investimentos e a estruturar planos de ação mais eficazes.
Qual é a fórmula para o cálculo ROI?
Então, agora que você já conhece as vantagens de calcular o resultado do ROI, vamos te mostrar como fazer essa conta.
A boa notícia é que tem uma fórmula simples para isso. Confira:
Como você pode notar, calcular o ROI não é difícil.
Para chegar ao resultado do retorno sobre investimento, é só subtrair o valor investido da receita obtida no período e dividir o resultado pelo valor investido.
Pareceu um pouco confuso?
Então, veja um exemplo de cálculo ROI:
Imaginemos que sua empresa investiu R$ 2 mil em uma campanha de marketing digital em um determinado mês.
Essa ação gerou R$ 6 mil em resultado.
Aplicando a fórmula (R$ 6 mil – R$ 2 mil), o resultado será R$ 4 mil.
Agora, dividimos esse valor pelo que foi investido (R$ 2 mil).
O resultado, isto é, a taxa de ROI é = 2.
Logo, podemos dizer que para cada R$ 1 investido nessa campanha, sua empresa teve um retorno de R$ 2, dobrando o investimento.
Conclusão
Viu só, como é fácil medir o ROI?
Agora você não tem mais desculpas para deixar de adotar essa métrica na rotina da sua empresa.
Em síntese, calcular a taxa de ROI é fundamental para avaliar o investimento nas campanhas digitais e entender o que realmente funciona para o negócio e gera os melhores resultados.