Há mais de vinte anos, o Google busca meios de propor a melhor experiência de navegação aos usuários, e para isso, a gigante americana tem como objetivo oferecer os melhores resultados de pesquisa aos consumidores.

É por essa razão que ele acompanha as empresas na questão da otimização da sua presença na internet, através da oferta de vários serviços.

O cadastro no Google Meu Negócio faz parte dessas ferramentas, que se tornou crucial para uma estratégia de marketing digital.

Se você tem uma empresa, não importa o tamanho, e se ainda não se cadastrou, saiba que pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócios.

E é exatamente isso que vamos mostrar aqui: o que é o Google Meu Negócio, como se cadastrar e os benefícios para a sua empresa.

imagem de um computador e um celular cadastro no google meu negocio

O que é Google Meu Negócio?

Antes de saber como fazer o cadastro no Google Meu Negócio, é importante saber o que é o Google Meu Negócio.

Seu principal objetivo é fornecer informações preciosas aos consumidores na pesquisa de respostas. Como?

No alto, à direita de sua página de resultado, aparecem fichas de estabelecimentos que respondem à intenção de pesquisa do internauta.

Esses perfis mostram a atividade da empresa, sua localização, os horários de funcionamento ou mesmo meios de como entrar em contato.

Também é possível interagir com a empresa, através de fotos, perguntas ou até avaliações de clientes.

Além disso, qualquer empresa, independentemente do setor de atividade, pode se beneficiar desse serviço.

Assim, seja você uma pequena ou grande empresa, vai poder utilizar a ferramenta gratuitamente e de maneira ilimitada.

Portanto, é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar a forma como sua empresa local aparece no Google, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa.

Qual a importância do Google Meu Negócio para sua empresa?

A internet se tornou hoje o principal local de pesquisa para os consumidores, pois permite encontrar rapidamente as respostas às suas perguntas.

Assim, qualquer empresa, não importa o tamanho ou setor de atividade, deve estar presente na internet.

Ao realizar o cadastro no Google Meu Negócio, você pode aumentar a visibilidade da sua marca, e por consequência, seu volume de negócios.

Além disso, é uma ferramenta que permite conquistar novos clientes e melhor, sem lhe custar absolutamente nada.

Se você tem uma empresa que atende clientes em uma área específica, o Google Meu Negócio pode ajudar potenciais clientes a encontrá-lo.

Vale ressaltar que empresas verificadas no Google têm muito mais chance de serem consideradas confiáveis pelos usuários.

Como fazer o cadastro no Google Meu Negócio?

Agora que você viu a importância dessa plataforma, como fazer o cadastro no Google Meu Negócio?

Então, para te ajudar, montamos um passo a passo para inscrever sua empresa no Google My Business:

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”, no canto superior direito.

Em seguida, você deve fazer seu login na sua conta do Google, e será direcionado para o próximo passo.

Nesse momento, você vai inserir todas as informações sobre a sua empresa: nome, endereço, telefone, site, atividade, etc.

Se você atender clientes fora de uma determinada área, é só marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Em seguida, clique em “Continuar”.

Verifique se todas as informações estão corretas, e estando tudo certo, você será direcionado para a próxima página.

Para você poder começar a editar suas informações, é necessário confirmar o código enviado pelo Google, que pode ser por telefone ou via correios.

Assim que receber, acesse seu painel de controle e clique em “Confirmar agora”.

Basta seguir as orientações que estão na carta que você recebeu.

Seu cadastro no Google Meu Negócio está feito, e agora você pode adicionar outras informações.

E não se esqueça de estar sempre atualizando, inserindo fotos recentes e outros detalhes.

Conheça os benefícios

Se ainda resta alguma dúvida se vale a pena fazer o cadastro no Google Meu Negócio, destacamos aqui alguns benefícios:

Uma oportunidade para o seu SEO local

O Google Meu Negócio tem uma grande influência nas suas posições entre os resultados de pesquisa para os internautas próximos, ou seja, seu SEO local.

Quando seu prospect faz uma pesquisa na internet, o Google pode saber onde ele se encontra graças ao compartilhamento de sua posição geográfica via o dispositivo móvel utilizado.

Sua pesquisa pode também compreender a geolocalização, como “restaurante Copabana”.

Logo, a ferramenta vai se servir desta localização para oferecer as respostas mais pertinentes e mais personalizadas.

Assim, o Google Negócio Local representa uma oportunidade sem precedentes para seu SEO local, porque ele pode propor sua empresa aos seus prospects próximos ou tendo a intenção de estar próximos de uma de suas lojas.

Uma vitrine para construir uma imagem positiva da marca

O Google My Business também oferece a possibilidade de criar uma ou várias vitrines do seu negócio.

Ao inserir uma URL ao seu perfil, isso vai permitir obter mais tráfego para o seu site, já que esse link é colocado nas páginas do Google Meu Negócio.

Além disso, os retornos da experiência dos seus clientes também aparecem no seu perfil, e se forem positivos, isso fortalece sua reputação e de convencer seus prospects de visitarem sua empresa ou entrar em contato.

Por consequência, o cadastro no Google Meu Negócio pode representar um retorno sobre o investimento para sua marca.

Sua conta garante alcançar uma presença online e se destacar da concorrência, sem desembolsar um centavo, se você otimizar os elementos do seu perfil, por exemplo:

  • Seus serviços;
  • A descrição do seu negócio;
  • Fotos atraentes;
  • Avaliações dos clientes.

Enfim, se você ainda não se cadastrou, saiba que provavelmente seus concorrentes devem ter um cadastro no Google Meu Negócio, portanto, o que está esperando?

Como otimizar um cadastro no Google Meu Negócio para sua empresa?

cadastro no google meu negocio

Para maximizar o impacto do seu posicionamento entre as pesquisas, é necessário a otimização de sua página.

Confira, a seguir, algumas dicas de como usar o Google Meu Negócio:

1.Reúna as informações e escolha um título otimizado

O título da sua página deve ser curto e conciso, referir-se precisamente à sua atividade, e conter palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Em seguida, você deve preencher a sua ficha com o máximo de informações.

Uma dica é se colocar no lugar de seus prospects: você quer obter o máximo de detalhes para fazer a melhor escolha.

É importante também sempre atualizar o seu cadastro no Google Meu Negócio, como seus canais de contato, o endereço do seu site, horário de funcionamento, fotos recentes, etc.

2.Obter backlinks de Qualidade

Para estabelecer a ordem das fichas do Google My Business, o Google leva em conta principalmente a autoridade de sites terceiros.

Dizemos que um site tem autoridade quando ele é compartilhado, ou seja, um link que redireciona para uma de suas páginas.

Se o seu site for frequentemente citado por outros sites, também será considerado uma autoridade e suas informações são consideradas como pertinentes.

Resumindo, quanto mais você obtém backlinks de qualidade, isto é, de outros sites com alta autoridade, mais sua ficha no Google Meu Negócio será visível para sua audiência.

3.Inserir retornos de experiência de seus clientes

Enfim, as avaliações podem ser deixadas na sua ficha, o que facilita aos seus prospects de tomar decisões de compra, mas não são apenas esses benefícios.

Na verdade, auxiliam também no SEO local de sua página.

É por essa razão que sua empresa deve fazer tudo para obter o máximo de avaliações positivas de seus clientes, pois impactam seu posicionamento, mas também aumenta a confiança.

Saiba que 87% dos consumidores consultam as avaliações publicadas antes de comprar, o que terão um impacto direto nas suas vendas.

4.Use o Google Postagens

Ao fazer seu cadastro no Google Meu Negócio, você tem acesso ao Google Postagens, onde você pode postar textos, vídeos, imagens, eventos.

Vale lembrar que essas postagens só ficam visíveis por sete dias. Por isso que é importante atualizar sempre o seu perfil.

5.Agendamentos

Outra funcionalidade do Google Meu Negócio local é permitir agendamentos.

Por exemplo, se você tem um consultório médico, pode usar essa ferramenta que permite que um paciente agende um horário.

Para isso, é necessário ativar essa opção, e selecionar o provedor.

6.Chat online

Outro serviço que você pode integrar é a o chat online, e assim, os clientes podem entrar em contato em tempo real com a sua empresa.

É necessário apenas habilitar a troca de mensagens.

Agora que você já aprendeu a fazer seu cadastro no Google Meu Negócio, tenha em mente que será facilmente encontrado pelos clientes quando eles mais precisam, além de atrair uma maior audiência, seja a nível local ou em outras regiões.

Por isso, aproveite tudo o que essa plataforma pode fazer e gerencie seu negócio!

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