5 recursos do Google para alavancar seus resultados
Os recursos do Google já são parte do cotidiano de pessoas em todo o mundo. Isso, você já sabe. Mas você sabia que o Google oferece uma variedade de ferramentas poderosas para potencializar seus resultados de marketing digital?
Essas ferramentas não só aprimoram a comunicação da sua empresa, mas também otimizam a gestão e a produtividade. E o melhor de tudo? Muitas dessas ferramentas são gratuitas. Curioso para saber mais? Continue lendo, pois a seguir, vamos explorar 5 recursos do Google que certamente irão acelerar seus resultados de maneira surpreendente.
1. Google Optimize
Começamos com o Google Optimize, uma ferramenta essencial para a otimização de sites com foco em conversões. Ideal para profissionais de marketing digital e web designers, o Google Optimize se integra ao Google Analytics, permitindo testar e melhorar continuamente os elementos do seu site, resultando em aumento significativo das taxas de conversão.
Com o Google Optimize, você pode testar componentes de código HTML em diferentes partes do seu site, como artigos de blog, call to actions, landing pages, imagens, e formulários.
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Como Funciona
O principal objetivo do Google Optimize é monitorar resultados, identificando qual variante apresenta melhor desempenho. A ferramenta oferece diversos tipos de testes, como o AB testing, para melhorar a experiência do usuário.
O Optimize está disponível em duas versões: gratuita e paga (Optimize 360). A versão paga é mais completa, permitindo o uso de públicos-alvo do Google Analytics para segmentar usuários específicos em suas experiências. A versão gratuita, apesar de limitada, ainda oferece testes multivariados, permitindo até 3 testes simultâneos e 16 variações.
Melhores Práticas
Deixe os dados guiarem suas decisões: A integração do Optimize com o Google Analytics permite que você identifique rapidamente os elementos do site que precisam de melhorias. Use esses dados para direcionar suas otimizações.
Teste até atingir o melhor resultado: Após criar uma nova experiência, monitore os resultados por meio dos relatórios estatísticos gerados no Google Analytics. Isso ajudará a verificar a eficácia das suas ações.
Personalize a experiência para cada público: Com o Google Optimize, você pode segmentar usuários específicos para oferecer a melhor experiência possível. Revisar e otimizar elementos da página conforme a experiência de cada tipo de usuário é essencial para o sucesso.
2. Google Tag Manager
O ou apenas GTM é uma ferramenta gratuita utilizada para inserir scripts em sites. A partir desse código é possível acompanhar métricas e rastrear os passos de quem visita o seu site.
Nesse sentido, o GTM tem como objetivo, automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em um site. Dessa maneira, é possível configurar vários pontos de monitoramento de forma descomplicada.
Afinal, gerenciando os códigos no GTM, você torna a rotina de marketing muito mais produtiva, além de poupar esforços de TI. Com os recursos do Google Tag Manager, é possível monitorar métricas e rastrear resultados do Analytics.
Recursos do Google Tag Manager: como funciona
Inicialmente, para criar tags, você precisa fazer login com sua conta do Google. Pode ser a mesma que você usar para acessar o .
As tags ou scripts são adicionados no código do site, para acompanhar algum tipo de atividade dos visitantes. E a propósito, muitas dessas tags são, por exemplo, códigos de rastreamento de visitas do Google Analytics.
Assim, quando esse script é usado, é possível ter um controle das métricas de números de visitas no site e em páginas específicas dentro dele.
Nesse sentido, o GTM é bem mais que um monitoramento para apontar o número de visitas. Ele também dá suporte para que tags de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads sejam aplicadas, por exemplo.
Melhores práticas
Estruture sua conta do GTM adequadamente
O GTM é formado por contas, contêineres e tags. A ideia aqui é um pouco similar à estrutura da conta do Google Analytics. Ou seja, uma conta possui muitos contêineres. Cada um deles tem seu próprio snippet JavaScript e um GTM ID que deve ser colocado no código-fonte do site.
O ideal é que você use apenas uma conta por empresa e apenas uma tag de contêiner por site.
Use convenções de nomenclatura
Como a quantidade de variáveis pode aumentar com certa rapidez, o gerenciamento do GTM pode se tornar mais difícil. Logo, é necessário usar nomenclaturas claras para facilitar o processo.
Não dispare muitas tags ao mesmo tempo
Os navegadores limitam o número de solicitações HTTP que podem acontecer por vez. Assim, se você disparar muitas tags diferentes no mesmo evento, por exemplo, algumas tags podem não ser disparadas.
3. Google Data Studio
Agora vamos falar dessa ferramenta que possibilita a criação de relatórios e dashboards personalizados a partir de dados fornecidos por outros recursos do Google.
Como funciona
Os recursos doreúnem e organizam diversas métricas extraídas do Google Analytics, Google Ads, YouTube e outras para criar relatórios e painéis informativos.
Além do mais, o Data Studio ainda permite criar tabelas, gráficos e mapas de forma totalmente amigável.
Enfim, o Google Data Studio é um serviço gratuito e muito útil para a análise de dados e na tomada de decisões estratégicas. Ele ainda permite que toda a equipe possa visualizar, editar e interagir nos mesmos painéis, em dispositivos diferentes. Tudo isso em tempo real.
Melhores práticas
Defina os objetivos antes de gerar relatórios
Primeiramente, estabeleça os objetivos antes de utilizar os recursos do Google Data Stúdio. Assim, é importante definir os indicadores mais relevantes, bem como as pessoas que terão acesso aos dados. Tudo isso influencia no visual e nas informações do dashboard.
Programe o envio de relatórios
Com o Google Data Studio você pode enviar os relatórios de acordo com a periodicidade que desejar. É possível programar uma frequência de envio dos relatórios para determinados destinatários, sem a necessidade de fazer configurações constantes.
Adicione o controle de dados
Os recursos do Google Data Studio permitem que o usuário que está visualizando o relatório em um dado momento, selecione de qual propriedade deseja ver os dados. Dessa forma, fica tudo no mesmo dashboard e você não precisa configurar diferentes relatórios para diferentes propriedades.
Além disso, o GDS permite que o usuário que está visualizando o relatório selecione de qual propriedade deseja ver os dados. Assim, fica tudo dentro do mesmo dashboard e você não precisa configurar diferentes relatórios para diferentes propriedades.
4. Recursos do Google Search Console
Oé uma plataforma que acompanha a visibilidade de suas páginas nas pesquisas do Google.
Resumindo, a ferramenta permite entender como o Google vê o seu site. Além disso, ele apresenta alternativas de otimização para destacar sua pagina durante as buscas.
Portanto, é fundamental para uma boa .
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Como funciona?
Para usar os recursos do Google Search Console e adicionar o seu site ao console de pesquisa, basta que você tenha uma conta válida no Google. Logo depois de logar, se necessário comprovar que é o proprietário da página ou site.
Nesse sentido, a pesquisa do Google funciona basicamente em três etapas: rastreamento, indexação e exibição.
No rastreamento, o Google procura na internet páginas novas ou atualizadas e armazena esses endereços.
Já na indexação, o conteúdo dessas páginas é analisado para saber do que se trata e essa informação fica guardada.
A última etapa é a fase de exibição, que leva em conta as informações armazenadas para identificar quais são os melhores resultados.
Se você leva o SEO a sério e quer saber como configurar seu site dentro do Google Search Console, confira este tutorial da .
Melhores práticas
Estude suas fontes de tráfego
Esse relatório fornece informações sobre o que as pessoas estão procurando no Google e o que as leva a clicarem ou não em seu site. Você ainda pode saber qual a posição média nos resultados de busca.
Analise o código do seu site
A qualidade do código do seu site é crucial para o SEO. Portanto, consulte o relatório sobre o HTML da pagina.
Verifique problemas de segurança
Por mais que o Google não revele exatamente quais são seus critérios para indexação de páginas, sabe-se que ele leva a experiência do usuário em conta. Assim, uma das vantagens de usar o GSC é a análise de eventuais problemas de segurança.
Eventos de vida: Essa segmentação está disponível apenas em canais de propriedade do Google (como YouTube ou Gmail). Existem alguns públicos pré-definidos em algumas categorias, por exemplo, criação de negócios, casamento, mudança, aposentadoria.
5. Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que permite acompanhar a tendência das buscas relacionadas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.
Os recursos do Google Trends são gratuitos e fornecem vários insigts de Marketing Digital.
Como funciona
Antes de tudo, não é preciso se cadastrar. Basta acessar a página dopara começar a usar.
Todas as informações que você pode acessar no Google Trends fazem parte do banco de dados do Google. Ou seja, o buscador coleta, armazena, organiza e conecta os dados de cada uma das buscas feitas pelos usuários no próprio mecanismo de busca e em outras plataformas, como YouTube.
Dessa forma, ao acessar o Google Trends e pesquisar por um termo, a ferramenta cria um gráfico com a variação do número de buscas sobre o assunto ao longo do tempo, o que indica o interesse do público pelo assunto.
Veja a seguir como você pode usar o GT em sua estratégia digital.
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Recursos do Google Trends: melhores práticas
Utilize os recursos do Google Trends na produção de conteúdo
O GT mostra os assuntos em alta no momento. Essas informações podem render boas ideias parado seu blog, site, redes sociais, etc.
Aplique no planejamento de campanhas
Analisando os picos de interesse por um determinado tema no GT, é possível antecipar suas campanhas de anúncios pagos ou até mesmo seu calendário editorial.
Acompanhe as tendências de mercado
Monitore as tendências e temas relacionados às pesquisas para entender que tipo de produto e serviço os consumidores estão buscando. Afinal, essa é uma ótima maneira de aprimorar suas soluções.
Neste artigo, você viu que há uma infinidade de recursos do Google que você deve utilizar para incrementar suas estratégias de marketing. Esperamos ter ajudado.
Agora é com você. Mão na massa e ótimos resultados!